Podem dar-se como exemplo alimentos que vão do morango à beterraba. De facto, nesta categoria encontramos alimentos incríveis. Fique a conhecer os benefícios dos alimentos vermelhos.
Nesta gama encontramos frutas e vegetais fascinantes, que constituem uma óptima maneira de conseguir nutrientes saudáveis ao nível da dieta. Reforça-se que deve existir um esforço para preencher o prato com um arco-íris de frutas e vegetais. Neste artigo vamos oferecer informação preciosa sobre alimentos vermelhos.
Na verdade todos já ouvimos dizer que “uma maçã por dia, não sabe o bem que lhe fazia”. Nesse sentido, pode manter o médico longe, mas essa constatação vale para uma panóplia grande de alimentos vermelhos. Tais circunstâncias incluem morangos, cerejas, framboesas, melancia, tomate beterraba, entre outros.
Nutrientes encontrados nos produtos vermelhos
1. Antocianinas
Contém antioxidantes e poderosas propriedades anti-inflamatórias benéficas a nível dos vasos sanguíneos, articulações e para todo o corpo.
2. Licopeno
Apresenta propriedades antioxidantes e anticancerígenas, encontradas principalmente em tomates.
3. Potássio
Este mineral contribui para um coração saudável, o que é fundamental para a pressão arterial equilibrada.
4. Vitaminas A e C
São importantes para a saúde da pele, cabelo e unhas, bem como para o sistema imunológico.
Exemplos de alimentos vermelhos:
1. Morangos
Normalmente os morangos só estavam disponíveis no verão e esperávamos um ano inteiro por eles. Atualmente existem morangos disponíveis todo o ano.
Contudo, um aspeto negativo desta disponibilidade passa por implicar longos trajetos de avião, o que não contribui para a pegada ecológica.
Embora o seu sabor seja um pouco diferente, continuam a ser muito interessantes para a alimentação. Importa então perceber os benefícios dos morangos para a alimentação e aí deve referir-se que são ricos em vitaminas, fibras e antioxidantes, para além de terem teores elevados de potássio e manganésio. Apresentam ainda baixos valores em calorias, sendo livres de sódio, gorduras e em particular de colesterol.
2. Maçãs vermelhas
As maças vermelhas apresentam uma polpa agradável e macia. São ricas em nutrientes como a quercetina, que é um flavonóide com incríveis propriedades farmacológicas, nomeadamente anti-inflamatórias. Pode ainda acrescentar-se o seu potencial a nível de prevenção da incidência de problemas oncológicos.
3. Tomates
Os tomates são o ingrediente chave de muitas cozinhas de renome a nível mundial. Tal situação justifica-se pela riqueza que conferem aos cozinhados. Estão entre os alimentos mais saudáveis do mundo, com antioxidantes poderosos que se acredita ajudarem o sistema imunitário.
4. Romã
Não é um alimento que se encontre sempre disponível, mas as romãs são deliciosas. As suas sementes podem ser adicionadas a praticamente qualquer coisa e são especialmente interessantes em saladas e pratos frios.
O consumo regular de romã está associado a uma situação que evita o envelhecimento precoce das células.
5. Beterraba
A beterraba é outro alimento repleto de vitaminas e minerais. Segundo várias pesquisas, podem ajudar a proteger contra a doença de Alzheimer. São ótimas para aplicar em saladas, mas também torradas lentamente. Chips de beterraba são uma excelente sugestão.