A cor dos alimentos é algo que não deve ser desprezado. Há muito que sabemos disso e este é um artigo que pretende dar a conhecer essa importância. Fique a conhecer os benefícios dos alimentos amarelos.
Ouvimos frequentemente que devemos comer verduras. Não é à toa que essa situação é referida, mas, ainda assim, existem mais alimentos cuja cor deve ser levada em conta na hora de escolher as refeições.
Por esse motivo destaca-se que os vegetais que apresentam cores amarelas apresentam riqueza em componentes muito importantes para a saúde. São exemplos disso os antioxidantes, as vitaminas e outros componentes que contribuem de forma benéfica para a saúde.
As frutas e vegetais amarelos apresentam então fitoquímicos, antioxidantes, vitaminas e minerais que podem combater doenças graves e problemas cardíacos.
Na maioria das vezes, investimos muito dinheiro em produtos para a pele e cremes anti-envelhecimento. Não deve todavia esquecer-se que os alimentos amarelos são extremamente ricos em retinol, um tipo de vitamina A1 que atua sobre a acne e as rugas para reverter os danos.
Tal como acontece com frutas e vegetais laranja, o beta-caroteno oferece a sua cor aos alimentos amarelos. Alimentos como milho doce, pêssego, mamão e gema de ovo também são ricos em beta-criptoxantina um antioxidante muito interessante. Fique a conhecer alguns alimentos amarelos e seus benefícios principais.
1. Milho
Esta planta de cores vivas é um produto básico em muitos países do mundo. É rico em vitaminas A, B e E, bem como em muitos minerais. Os grãos amarelos são ricos em fibras, o que ajuda o corpo a evitar problemas digestivos. Dentro deste destacam-se doenças como hemorróidas e cancro colorretal.
As cores amarelas do milho que se encontram alinhadas ao nível da espiga também contêm fitoquímicos. Eles podem impedir que agentes carcinogénicos infectem as células. Os fitoquímicos também podem ajudar as células a interromper e eliminar quaisquer alterações semelhantes ao cancro.
O milho tem ainda a facilidade de ser incorporado na alimentação. Opte por manter a simplicidade na preparação do milho e saboreie as delícias da espiga de milho.
2. Abóbora
Existem várias variedades de abóbora amarela que fornecem vários benefícios à saúde. Este vegetal é rico em vitaminas A, B6 e C, folato, magnésio, fibra, riboflavina, fósforo e potássio. Assim, a componente aqui associada à saúde é muito forte e nutritiva. A abóbora também é rica em manganésio.
Este mineral ajuda a aumentar a resistência óssea e ajuda a capacidade do corpo de processar gorduras e hidratos de carbono. Saboreie a cor e a textura deste vegetal em tons vivos, refogando-o levemente para criar uma abóbora amarela aromatizada com manjericão.
3. Batata doce amarela
As batatas vão muito além de serem comida reconfortante. São também muito boas para a promoção de um estilo de vida saudável. O segredo é não utilizar ingredientes pouco saudáveis como manteiga, creme de leite ou um queijo muito calórico em excesso.
Um dos maiores benefícios das batatas é o facto de serem pouco calóricas quando cozinhadas adequadamente. Para além disso, eles estão carregadas de nutrientes, incluindo niacina, ácido pantoténico, vitaminas C e B6, manganésio e fósforo.
O fósforo é essencial para o corpo, pois mantém a estrutura das membranas celulares. É igualmente necessário para a produção de energia e mineralização óssea.
Minimize os óleos e gorduras que adiciona às batatas para assim obter o máximo benefício nutricional da sua ingestão.