Início Gastronomia Propriedades e benefícios da batata doce para a saúde

Propriedades e benefícios da batata doce para a saúde

Presente em muitas receitas e na alimentação dos portugueses, as propriedades e os benefícios da batata doce são bem mais do que imagina.

0
batata doce
Batata doce

A batata-doce é um vegetal de grande proporção, rico em amido e com sabor doce. Apresenta benefícios inquestionáveis para a saúde. Uma das potencialidades reside no facto de armazenarem água e energia, com particularidade para o amido e outros hidratos de carbono.

Presente na alimentação de muitos portugueses, esta planta possui muitos benefícios para a saúde ainda desconhecidos pela maioria das pessoas. Se pretende seguir uma dieta saudável e uma alimentação equilibrada, trata-se de uma boa opção para incluir nas suas refeições.

Propriedades da batata doce

Contém Ómega 3, ácidos gordos, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, B, C, K e E. É considerada uma excelente fonte de compostos naturais que trazem muitos benefícios à saúde conhecidos como betacaroteno e antocianina.

O betacaroteno é reconhecido por reduzir o risco de várias doenças crónicas, incluindo cancro, doenças cardiovasculares, degeneração da retina relacionada com a idade e cataratas.

benefícios da batata doce
Batata doce

A antocianina é um pigmento natural que possui propriedades anti-inflamatórias que beneficiam a pele. As vitaminas A, B e C têm propriedades antioxidantes que ajudam no combate contra os danos causados ​​por radicais livres.

Uma batata doce de tamanho médio contém mais do que a necessidade diária de ingestão de vitamina A de um adulto, quase um terço da vitamina C, quase 15% da sua ingestão diária de fibras e 10% do potássio necessário.

Pode até proteger fumadores e aqueles que vivem com enfisema em virtude da falta de vitamina A já que o fumo do cigarro origina deficiência desta vitamina.

Batata normal vs. Batata doce

Há variedades de batata doce, principalmente a roxa, a laranja e a amarela, que têm menos calorias e hidratos de carbono relativamente à batata normal. Contudo, embora muitas vezes se pense o contrário, a batata doce tem, no geral, uma quantidade de hidratos de carbono semelhante.

A grande vantagem da batata doce em relação à outra está relacionada com a sua riqueza em vitaminas A e E, que se dissolvem em gordura, bem como com o maior teor de minerais e quantidade de fibra.

Benefícios da batata doce

Com base nas suas propriedades fique a conhecer 10 benefícios da Batata-doce para a saúde. São óptimas razões para incluir esta planta na sua alimentação.

1. Auxilia a digestão

É uma excelente fonte de fibra, principalmente a sua casca. A fibra é importante para a saúde digestiva, prevenindo doenças graves, como o cancro do cólon.

Uma batata-doce média tem seis gramas de fibra alimentar. Contêm amido que desempenha um papel na alimentação das bactérias “boas” do corpo.

2. Contribui para o bom funcionamento cardíaco

O alto teor de fibras da batata-doce pode diminuir os níveis de mau colesterol LDL, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.

Também é rica em potássio, que trabalha em equilíbrio com o sódio no corpo para manter a pressão sanguínea saudável.

batata doce
Batata doce

São igualmente ricas em cobre, um metal essencial para produzir glóbulos vermelhos e manter o coração saudável. Baixos níveis de cobre têm sido associados a níveis altos de pressão arterial e de mau colesterol.

3. Estabiliza os níveis de açúcar no sangue

As fibras e os hidratos de carbono complexos desta planta podem ajudar a manter o açúcar no sangue estável. Dão igualmente uma sensação prolongada de saciedade o que a torna interessante para manter os níveis de glicose em diabéticos do tipo 2.

4. Contribui para o aumento da imunidade

É rica em antioxidantes que impedem os danos provocados por radicais livres no corpo.

Uma chávena contém 52% do seu valor diário de vitamina C, o que é importante para a cicatrização de feridas e a reparação de tecidos.

Quanto à vitamina A, esta ajuda a evitar infeções e doenças, apresentando também efeitos antitumorais. A batata-doce roxa contém antioxidantes especialmente potentes.

5. Auxilia a saúde dos olhos

Contém vários nutrientes associados à melhoria da saúde e visão oculares. Alguns dos mais poderosos são os carotenóides. A variedade de batata-doce laranja (bem como outras plantas de laranja, incluindo cenoura) tem concentrações particularmente altas de carotenóides.

6. Ajuda o funcionamento cerebral

Também contém compostos que ajudam o cérebro a funcionar adequadamente, como manganês.

Este elemento liga-se aos neurotransmissores e ajuda a mover impulsos elétricos através do corpo mais rapidamente. Numa chávena de batata-doce está presente 43% do valor diário recomendado.

As antocianinas exclusivas da batata-doce roxa também podem ter propriedades para melhorar a memória.

7. Alivia o stress e combate a ansiedade

É rica em magnésio, que tem uma ação calmante importante. A deficiência de magnésio tem sido associada a depressão, distúrbios de humor e dores de cabeça.

Outras boas fontes de magnésio incluem abacates, legumes, tofu, nozes, sementes e verduras.

8. Previne o aparecimento de problemas oncológicos

É uma fonte rica de antioxidantes que combatem o cancro, principalmente ao nível da pele.

Além deste aspeto, a riqueza em alguns tipos de proteínas tornam a batata-doce interessante no combate ao cancro. Estudos demonstraram também a capacidade para retardar o crescimento de células cancerígenas.

9. Tem efeitos anti-inflamatórios

Comer batata-doce também pode ajudar a reduzir a inflamação. Esta característica deve-se aos altos níveis de beta-caroteno, vitamina C e magnésio. A abundância de antioxidantes é igualmente importante.

Um dos antioxidantes específicos encontrados mais abundantemente na polpa roxa da batata-doce é a cianidina. A cianidina tem sido associada à redução da inflamação, especialmente no trato digestivo.

10. Protecção do estomâgo

Pela riqueza das vitaminas A e B, potássio e betacaroteno, funciona como um calmante, prevenindo e actuando sobre úlceras gástricas. Aliás, o seu sumo é uma das receitas caseiras mais utilizadas para o tratamento de gastrites, por exemplo, juntamente com o chá de espinheira santa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here