Localizada no Centro Náutico de Monsaraz, numa zona interior longe do mar e aliando as ofertas já existentes no concelho de Reguengos de Monsaraz no distrito de Évora, a Praia Fluvial de Monsaraz é uma das estâncias do seu género mais cobiçadas de Portugal, e mesmo reconhecida a nível internacional.

A mesma tem todo e qualquer tipo de características ambientais, de segurança e de conforto necessárias para proporcionar uma experiência inesquecível que se pode dificilmente encontrar noutro sítio.

Algumas das fantásticas amenidades que esta praia fluvial possui incluem: um parque de estacionamento publico, sem qualquer tarifa acrescentada, vasto e preparado a qualquer eventualidade (não só com 450 lugares na zona geral, mas também com alguns lugares destinados a pessoas com deficiências e também destinados a utentes com mobilidade reduzida).

Existe ainda a possibilidade de alugar toldos, chapéus de sol, embarcações ligeiras e eventos aquáticos e não só quase diariamente para assegurar a diversão dos banhistas.

As infraestruturas diversificadas e preparadas para todo o tipo de utentes (instalações sanitárias adequadas, local de prestação de primeiros socorros e zona de ensombramento para pessoas com mobilidade condicionada); um bar e restaurante; zonas de relvado com sombra natural e artificial, e mesas para piquenique que proporcionam o conforto pelo qual a praia fluvial é conhecida; múltiplos nadadores salvadores disponíveis durante todo o período balnear para assegurar a segurança de quem visita esta maravilha alentejana.

Todas as características especificadas anteriormente explicam na perfeição não só a popularidade da Praia Fluvial de Monsaraz por entre os turistas vindos dos quatro cantos do mundo, mas também explica o facto da mesma ter sido condecorada como alguns dos prémios mais respeitados a nível nacional.

De facto, a Praia Fluvial de Monsaraz adquiriu o galardão Bandeira Azul em 2017 (prémio que distingue as praias e praias fluviais com a melhor qualidade possível) graças a todas as suas características ambientais, de segurança e de conforto proporcionadas pela mesma.

Além disso, nesse mesmo ano a praia foi condecorada como a Praia Mais Acessível do país graças ao conjunto de infraestruturas pensados para serem acessíveis por visitantes e utentes. Além de todas estas características, a zona do Alqueva possui ainda outras inúmeras atracções turísticas e oferta hoteleira, o que fazem desta região uma das que mais evoluiu nos últimos anos em termos de oferta turística.

Desde as inúmeras e variadas formas de lazer que podem agradar a pessoas vindas de todos os cantos do mundo, de todas as personalidades e de todas as idades, até uma cultura bastante complexa que permite não só aos aficionados da história como também a quem decide de descobrir e se emergir no sujeito, Portugal proporciona uma experiência verdadeiramente inédita e especial a miúdos e graúdos.

É incontestável que as praias são um recurso bastante importante do turismo português, senão mesmo os mais importantes, no entanto, nos últimos anos, cada vez mais de pessoas decidem de visitar praias fluviais ao invés de praias pois as últimas costumam estar preenchidas de banhistas ao ponto de prejudicar a experiência pessoal dos turistas.