Início Viagens Praia do Carvalho em Lagoa: uma das mais secretas e bonitas do...

Praia do Carvalho em Lagoa: uma das mais secretas e bonitas do Algarve

É uma das mais bonitas e secretas praias do Algarve e fica no concelho de Lagoa. Descubra a fascinante praia do Carvalho.

0
Praia do Carvalho
Praia do Carvalho

O Litoral do concelho de Lagoa é inesquecível. A beleza natural das arribas alcantiladas só é ultrapassada por um mar de um azul límpido, a beijar pequenas praias cheias de acolhedores recantos naturais. A Praia do Carvalho adquiriu o seu nome por, segundo os locais, ter sido propriedade privada de um capitão cujo apelido era Carvalho.

Praia do Carvalho
Praia do Carvalho

Possui um areal de dimensões razoáveis em forma de concha, rodeado pela falésia na sua totalidade. Na zona Oeste existe uma caverna. A cerca de 65 metros da costa, ergue-se um ilhéu. O acesso é feito através de uma escadaria construída em dois túneis no interior da falésia, tornando-a uma das praias mais exóticas de Portugal.

Praia do Carvalho
Praia do Carvalho

Uma enseada escondida que se abre entre as falésias e nos transporta para um pequeno paraíso. As águas são transparentes e límpidas, num fundo do mar cheio de vida. Há também grutas por explorar, para quem quiser fazer um passeio de barco.

Praia do Carvalho
Praia do Carvalho

E o melhor de tudo: esta ainda é uma praia reservada que não atrai grandes multidões. É certo que no pico do verão não está vazia, no entanto, há sempre um espaço confortável entre os que se encontram na praia, excepto alguns dias de muito movimento.

Praia do Carvalho
Praia do Carvalho

Esta parte recortada da costa algarvia é uma das mais bonitas e surpreendentes. É possível percorrer por terra, em cima das falésias, através do percurso dos Sete Vales Suspensos, e por mar, embarcando num passeio de barco onde tem a oportunidade visitar muitas grutas escondidas e praias desertas.

Praia do Carvalho
Praia do Carvalho

Os mais corajosos podem aventurar-se pelas escadinhas esculpidas numa das falésias e saltarem, de cerca de seis metros de altura, para o mar. Uma experiência, com certeza, inesquecível, tal como ver o dia a dar lugar à noite neste “ninho” de areia e mar algarvio.

Praia do Carvalho
Praia do Carvalho

Num recorte anguloso da costa, esconde-se um pequeno areal dourado, enquadrado por arribas esculpidas pela erosão. Dominando a praia, um leixão interrompe a linha do horizonte azul.

Praia do Carvalho
Praia do Carvalho

O acesso à praia é feito através de um túnel escavado na rocha e, apesar da dificuldade e perigosidade do acesso, a praia é muito popular entre locais e visitantes. No espaço envolvente, o Pampilho-marítimo e o Limónio salpicam a crista da arriba calcária, enquanto Aroeiras, Zimbros, Carrascos e Palmeiras-anãs cobrem o barranco verdejante que desagua na praia.

Praia do Carvalho
Praia do Carvalho

O temperamento inconstante do maciço rochoso aconselha muita prudência, pelo que o visitante deverá guardar uma distância de segurança em relação às escarpas altaneiras. Como Chegar: Saia da EN 125 em Lagoa em direcção a Carvoeiro. Na baixa de Carvoeiro, vire à esquerda, para nascente, a cerca de 5 km.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here