Início Viagens Portugal: país do mundo com mais diversidade em menos espaço

Portugal: país do mundo com mais diversidade em menos espaço

Num espaço tão pequeno, a variedade de paisagens e de cultura é tão grande que faz de Portugal o país do mundo com mais diversidade em menos espaço.

9351
2

No norte e centro interior dominam as montanhas, no Minho os rios e ribeiras, no Alentejo as planícies… No Minho dança-se o vira, em Trás-os-Montes tocam-se gaitas celtas e no Alentejo evoca-se o cante Alentejano recentemente elevado a património mundial.

Alentejo
Alentejo

As casas do Norte são feitas em granito, no centro são em xisto e no Alentejo são de taipa e caiadas de branco. Basta, em apenas algumas dezenas de km, percorrer o triângulo formado pelo Piódão, Sortelha e Monsaraz para perceber o quanto são diferentes estas 3 localidades que distam tão pouco umas das outras.

Cascata da Peneda
Cascata da Peneda

Ou mais a Norte, observar como o granito das casas do Gerês se vai desvanecendo à medida que caminhamos pela raia até chegar às aldeias de xisto de Montesinho.

Rio de Onor - Bragança
Rio de Onor – Bragança

2 COMENTÁRIOS

  1. Já foi! Agora é igual em todo o lado…..eucaliptos a norte, ao centro e ao sul seja este como a oeste tanto em parques naturais seja numa mata qualquer! Já as casas à muito são todas iguais pelo menos desde os anos 70 o estilo agora é mais “uma merda qualquer”! Agora podemos dizer que somos o pais que a natureza parece a Austrália e as casas o México. Austéxico ou Méxtrália!! uma coisa assim!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here