Início História Portugal esquecido: 12 monumentos em ruínas

Portugal esquecido: 12 monumentos em ruínas

Fazem parte da nossa história mas foram abandonados. Porque denunciar o que está mal é importante... Portugal esquecido: 12 monumentos em ruínas.

186345
14

9. Palácio do Farrobo em Vila Franca de Xira

Este palácio foi construído no século XVI, tendo sido alvo de várias obras de restauro e remodelação ao longo da sua história. A restauração deste palácio começou a na primeira metade do século XIX. A Quinta do Farrobo chamava-se antigamente Quinta de Santo António e pertenceu inicialmente a Manuel da Silva Colaço, em meados do século XVII.

Palácio do Farrobo

O próximo proprietário seria Luís Garcia Bívar que adquiriu a propriedade em 1760. Mais tarde a quinta passa para as mãos de Francisco Azevedo Coutinho. Em 1779 o imóvel é comprado pelo Desembargador Luís Rebelo Quintela, pela quantia de 24 contos. A propriedade foi herdada pelo seu sobrinho Joaquim Pedro Quintela, feito 1º Barão de Quintela quatro anos depois.

 

10. Palácio de Midões em Tábua

O Palácio de Midões é uma das construções emblemáticas de Midões (Tábua), pela localização na vila e por estar junto de construções de reconhecido valor. Casa brasonada, pertenceu ao segundo Visconde de Midões. Está em avançado estado de degradação.

Palácio de Midões

Este palácio ocupa a parte central da freguesia de Midões no concelho da Tábua. A data da construção é desconhecida. O bonito Palácio de Midões encontra-se hoje em avançado estado de degradação.

 

11. Palácio da Azambuja na foz da Vale da Azambuja

O Palácio da Azambuja, também conhecido como Palácio das Obras Novas, ou Palácio da Rainha, situa-se na foz da Vala da Azambuja. Foi mandado construir nos finais do séc XVIII, pela Rainha D. Maria I.

Palácio da Azambuja

Trata-se de um edifício neoclássico, que fazia as funções de estalagem e controlo de tráfego de passageiros e mercadorias que circulavam pela Vala Real, entre Lisboa e Constância. Encontra-se abandonado desde o início do século XX.

 

12. Casa do Relógio ou Casa Manuelina no Porto

A Casa Neomanuelina, também conhecida por Casa do Relógio (por ter um relógio de sol incorporado) nunca deixou de atrair a curiosidade e o fascínio dos muitos visitantes que passam pela zona da Foz, na Avenida Brasil. Fascinante e emblemática, é única na cidade do Porto. O projecto da casa terá sido desenvolvido por volta de 1907 e a sua construção prolongou-se até 1910, segundo vontade do capitão republicano Artur Jorge Guimarães e da sua mulher Beatriz.

Casa do Relógio

O desenho da casa é atribuído ao arquitecto José Teixeira Lopes − irmão do famoso escultor António Teixeira Lopes − igualmente responsável pelo projecto da sede do Banco de Portugal no Porto (em colaboração com Ventura Terra) e da casa do irmão (actual Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia). Nesta casa, o revivalismo do Manuelino funde-se com os preceitos de uma bela moradia de quatro andares com um torreão central, quase palaciana, própria dos inícios do século XX. Realça-se a sua riqueza escultórica, de arcos e colunas, janelas emolduradas, a par dos magníficos azulejos com motivos dos Descobrimentos. Nos seus pormenores decorativos podemos contemplar cordames e as cruzes da Ordem de Cristo, além do relógio de sol que lhe deu o nome.

14 COMENTÁRIOS

  1. Very very nice. having lived in Australia all my life it’s nice to see that I have something to look forward to one day.

  2. I wouldl love to buy one of those buildings shoud the Government of Portugal agrees to sell them. I would restore the interior and preserve the exterior! They are all so beutiful! It is a pity to let them continue to ruin to eventually come to inexistence!
    Cheers!

  3. Hello,
    Thank you for featuring such magnificent and antique buildings in Portugal! I am an American of Portuguese descent; I live in Seattle, Washington; I am a fine-artist.
    Is the Convent of Nossa Senhora do Desterro a property of the Portuguese Government or is it a private estate? Can it be sold? Please, if possible, I would appreciate it greatly if one could put me in direct contact with the appropriate party for more information about those 12 historic properties in ruin!
    Sincerely,

  4. Manuela Varela haverá algum americano que esteja interessado em comprar «« A LInha do Tua »»a mais bela ferrovia que eu conheço fica situada no nordeste Transmontano e que está desativada ?

  5. I am a very conservative persone, and I believe no patrimony from no country should be sold to no one.
    This belong to the country, to them people, are them history and them ruts.
    Of course: it brake my heart to see such history abandoned an in ruins.
    It would be wonderful if an invester recovery those building’s for a business as such :
    Sports center, restaurant, hotel, health clinic, retirement home or any other suitable for the area needs..

  6. Sugestão : parem as autarquias de aprovar novas urbanizações, pois há já construção de habitação a mais e lancem um plano de recuperação di território, demolindo o que não tem valor e reedificando o que tem significado para as raízes das comunidades locais.

  7. Realmente parte-me o coração ver pedaços da nossa história ao abandono, parece que quem deveria olhar para eles, os ignora! Gostaria de acrescentar um local que acho tal lindo e importante como todos estes e que fica em Manique do Intendente, uma pequena localidade no concelho do Cartaxo. Se tiverem um bocadinho pesquisem acerca deste sítio e vão ficar surpreendidos, pois em tempos foi uma parte de Portugal bastante importante, que poderia hoje ser a nossa capital! Obrigada

    • Marta, estou em acordo consigo a igreja e linda ja tentaram recupera la .Conheco o lugar aquela fachada e historica .

  8. Os cidadãos portugueses podem juntar-se e apresentar uma candidatura para a recuperação de um imóvel representativo do Património Português junto do Centro Nacional de Cultura que representa em Portugal a Europa Nostra que já participou na recuperação de vários edifícios históricos em Portugal http://www.europanostra.org/our-work/awards/ Essa candidatura é anual.

  9. e lamentavel nao meterem aqui parte da nossa historia um castelo abandonado que e do mais mlindo de Portugal castelo de jerumenha ou juromenha alentejo linda paisagem e hsitoria linda

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here