Início Sociedade Portugal e Brasil: uma relação de amor/ódio… e muito desconhecimento.

Portugal e Brasil: uma relação de amor/ódio… e muito desconhecimento.

Unidos pela história e por laços familiares, Portugal e Brasil parecem ter, por vezes, uma relação de amor/ódio que se deverá, sobretudo, ao desconhecimento de ambas partes.

15967
10

Vamos ser claros e concisos: não pretendemos criar conflitos nem gerar polémica. Pretendemos apenas tentar perceber as razões que levam os nossos povos irmãos a ter uma relação de quase amor/ódio, em que as pessoas se dividem de forma drástica, entre aqueles que adoram o povo irmão e aqueles que o desprezam.

E falamos nos dois sentidos, ou seja, esse amor/ódio verifica-se tanto por brasileiros em relação a Portugal como de portugueses em relação ao Brasil.

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro

Talvez esse tipo de relação tenha muito a ver com mal entendidos e desconhecimento de parte a parte. Por um lado, a história de Portugal que os brasileiros conhecem limita-se à época em que terminou a relação de metrópole/colónia.

Por outro lado, os portugueses possuem conceitos muito errados sobre o Brasil porque adoptam esses conceitos apenas com base nas telenovelas que passam nas nossas televisões ou com base nos emigrantes brasileiros que para cá vieram em busca de melhores condições de vida.

Monsaraz - Guizel
Monsaraz – Guizel

Alguns brasileiros olham para Portugal com mágoa por causa da célebre questão do “ouro roubado”. Esta será uma falsa questão: nessa altura, o Brasil era território português e portanto o ouro todos os outros recursos brasileiros eram também portugueses. Além disso, apenas 25% do ouro brasileiro vinha para Portugal (e muitas vezes foi mal aplicado).

Os restantes 75% ficaram no Brasil e serviram para construir cidades, igrejas, aquedutos, estradas, etc… Portugal conseguiu também manter um país unido, com um território enorme, ao contrário do que fizeram os espanhóis com as suas colónias na América Latina.

Isso fez com que hoje o Brasil seja considerado uma enorme potência regional e com um papel cada vez mais decisivo a nível mundial.

Diamantina
Diamantina

Alguns brasileiros olham para Portugal como o país mais atrasado da Europa, das casas de pedra, das aldeias, etc… que no fundo é a imagem de Portugal que eles criaram quando se tornaram independentes e com base na emigração portuguesa.

Alguns portugueses olham para os brasileiros apenas com a noção daquilo que conhecem da comunidade brasileira em Portugal e pensam que todos os brasileiros serão iguais aos que vivem aqui. Nada de mais errado e injusto, claro.

Idanha a Velha - José Flacho
Idanha a Velha – José Flacho

Mas acima de tudo, e essa é a parte mais importante, são os fortes laços de amizade e sangue que nos unem. Raros são os portugueses que não possuem família no Brasil e muitos são os brasileiros descendentes de emigrantes portugueses.

Portugal e o Brasil são dois países belíssimos e que partilham uma história em comum. Partilham também a mais bela língua do mundo, o português, que se torna ainda mais doce quando falada com sotaque brasileiro.

lingua1

Pode existir muito desconhecimento de ambos, mas é urgente redescobrir os dois países e ver tudo aquilo que temos em comum. Afinal de contas, somos dois países irmãos, unidos pela história, pelo sangue e pelo destino.

10 COMENTÁRIOS

  1. Sou brasileiro, carioca filho de portugueses e cidadao americano, moro bem perto de uma das maiores colonias de imigrantes portugueses nos EUA, participo de todas as atividades culturais portuguesas principalmente o Dia de Camoes tenjo muitos amigos portugueses americanos e certamente tenho um grande respeito por portugal que chamo de PORTUGAL MEU AVOZINHO continuam sendo Herois do Mar Nobre Povo Nacao Valente e Imortal no meu coracao

  2. Visitei Portugal e fiquei impressionado com beleza deste país, muita cultura, e beleza naturais.Um povo que sabe conservar seus históricos e preservar seus monumentos.Tenho vontade de retornar para ter mais conhecimento deste país.

  3. Sei muito bem desta trivalidade como ,sei das verdades e das mentiras .
    Que me desculpe o autor deste texto mas, dizer que 75% do ouro ficou no BRASIL e querer vender gato por lebre.
    Sao estas e outras piquinhas que nos brasileiros temos certa ira com portugueses.
    Quanto ao BRASIL ser colonia de PORTUGAL ,nao quer dizer que poderiam saquear a colonia da maneira que faziam.
    Que me desculpem os portugueses mas , fazer o que voces fizeram em ANGOLA e coisa de povo sem principios.
    Eu tenho grandes mas grandes amigos portugueses que vivem no BRASIL e no exterior eu sempre comento …….. era somente saber administra sem gancia e com respeito aos povos das colonias que PORTUGAL seria o maior e melhor pais do mundo.
    Acontece que as historias as vezes sao HESTORIAS .
    PORTUGAL e um belo pais que nao soube ser um bom pai nem pras colonias e muito menos para seu povo.
    O BRASIL por sua vez pratica o mesmo com seus filhos pois, isto vem desde a descoberta.

    • Meu caro António Neto
      Li com cuidado o seu comentário e vai-me desculpar mas ele revela alguma ignorância ….. a tal ignorância que revela os “confrontos” mencionados nos artigos. A colónia era habitada por colonos e portanto Portugueses e as terras de Vera Cruz eram, ao tempo, uma extensão do território Português. Tudo o que era produzido no Brasil, ou aplicado no Brasil era considerado riqueza Portuguesa. Voçê tem de se colocar na época, não pode ver as coisas do passado com os olhos do presente. Mais, ao contrário dos espanhóis Portugal investiu nas suas colónias , mais uma vez vou tentar colmatar mais uma lacuna no seu conhecimento. Quando voçê diz “Que me desculpem os portugueses mas , fazer o que vocês fizeram em ANGOLA e coisa de povo sem princípios.”, revela mais uma ignorância. ….. passo a explicar ……. Angola foi até à sua independência o 2º país mais rico da África sub-sariana. O ritmo de crescimento só era comparável, nos dias de hoje ao da China, e isto com uma guerra de guerrilha a decorrer. Para sua informação o sistema de saúde funcionava, a educação funcionava e tudo isto era válido para negros como para brancos. falo-lhe com razão de causa, pois eu vivi lá por 15 anos e a minha família já estava há 40 anos e não vivi só nas cidades, vivi no mato onde o meu avô, médico, prestava o seu serviço, como funcionário público. Para seu conhecimento também esta guerra que foi travada com os movimentos de libertação, estava militarmente ganha e tal é, e foi reconhecido pelos nossos adversários. e foi ganha, principalmente porque nós conquistámos as populações. Não tem mais nenhum país no mundo que tenha ganho uma guerra deste tipo e ao mesmo tempo fazer crescer um território ( e repare que não falo país).
      Mais lhe digo, actualmente os manuais das operações de paz que proliferam por esse mundo, foram baseados nos manuais de contra guerrilha do Exército Português, o que muito me orgulha, pois ele ensinava os nossos Comandantes militares no terreno, a actuar junto das populações de forma a ganhar a sua confiança e estima. Tenho pena que depois da independência a guerra civil tenha feito mais do triplo de mortos que a guerra de libertação e tenha deixado o país e nomeadamente a sua população no estado em que deixou e que só agora passado mais de 40 anos se começa a reerguer.
      Posto pergunto-lhe a que “princípios” é que se estava a referir. O meu Amigo pode conferir tudo o que lhe acabei dizer, procurando na net. Quanto ao ouro que era retirado ( e não roubado como fizeram os espanhois com os Incas, os Aztecas e os Maias) do Brasil, peço-lhe que veja os registos da história que poderá encontrar nos arquivos históricos de Portugal e do Brasil. Parece-me que terá uma surpresa.
      Obrigado pela sua atenção

    • Portugal foi o único país europeu que soube admnistrar muito bem as suas colónias, logo no século XVI. O sistema de capitanias em Terras de Vera Cruz foi exemplar e só muito depois os ingleses fizerem algo parecido na América do Norte. E já agora os Portugueses não roubaram o ouro do Brasil. Exploraram o seu território e foi assim que foi sendo alargado para o interior. Bandeirantes a Sul, Pedro Teixeira a Norte e Nordeste. No século XIX, quando a Corte portuguesa se refugiou no Brasil , o Rio de Janeiro tornou-se a cidade mais próspera de todo o Continente Americano: planos de urbanismo, rede de esgotos, hospitais, escolas, biliotecas … Se os Brasileiros perderam caminho depois de 7 de setembro de 1822 o problema diz rspeito a eles, não aos portugueses. E em relação a Angola – que eu bem conheço – a colonização portuguesa foi exemplar. As melhores universidades africanas estavam em Luanda e Lourenço Marques. Infelizmente, o que falhou aqui foi aquestão da Guerra Colonial. O que é certo é que continuam a ser os Portugueses os principais cooperantes em Angola, Guiné, Moçambique para não falar de Cabo Verde e S. Tomé que manifestarm vontade em regressar à soberania Portuguesa.

    • O Brasil é o quinto maior país em extensão territorial e, atualmente, a nona economia mundial em relação ao PIB. Deve, pois, ser grato ao seu colonizador, a sua história, ao seu legado.
      As grandes mazelas brasileiras são única e exclusivamente de responsabilidade de seu povo e de seu governo.

  4. Sou uma brasileira de alma portuguesa! Portugal é um pedacinho do céu! !Amo assim como amo minha família e com a força de uma história construída no meu coração! !! Visitar Portugal o frequência é uma das minha metas.

  5. nem eu entendo isto dos roubos, por amor a santa brasil era um território com tribos, foi colonizado por Portugueses e foi alvo de varias tentativas de roubo pelos franceses, espanhois e afins, colocando essas tribos contra aquelas tribos que estavam com os Portugueses. Ora bem olhando para o ADN ele é maioritariamente Português e dessas tribos. havia pessoas com más intenções? havia! ainda hoje há espalhadas por todo o mundo esse tipo de pessoas.
    Ouro brasileiro só depois da independência do brasil, esse sim foi e é roubado diariamente, e isso é o que os brasileiros têm de ver e corrigir.
    tenho amigos brasileiros aqui em Portugal e outros que voltaram de novo para o brasil após a sua formação, aos brasileiros digo venham aprendam e voltem e levantem esse paraiso chamado BRASIL!! abraços da tuga!

  6. O ouro do Brasil teve o mesmo destino que o ouro dos EUA, da Austália, da India, da África do Sul, do Gana e do Zimbabué, ou seja, foi parar nos cofres dos Inglêses. Mas o ouro preto tem como destino principal os EUA. Se o mundo hoje sofre das consequências do aquecimento global, é graças aos países anglófonos e da China que queimam combustiveis fosseis em larga escala para a produção de energia electrica e para o transporte. Que aprendam com o Brasil e com Portugal que são dois países exemplares no que diz respeito à proteção do ambiente. Viva Portugal e viva o Brasil.

  7. O que posso dizer é que eu e todos os brasileiros que conheço temos grande simpatia por Portugal. Sinceramente, não sinto rivalidades por aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here