Início Viagens Portugal: 24 aldeias que deve visitar pelo menos 1 vez na vida

Portugal: 24 aldeias que deve visitar pelo menos 1 vez na vida

Não são uma, nem duas, nem dez... São 24 aldeias para visitar em Portugal pelo menos uma vez na vida. Locais fantásticos que não pode perder.

631729
10

19. Pitões das Júnias (Montalegre)

Herdeira natural da velhíssima freguesia de São Vicente do Gerês, nas profundezas do rio Beredo, que recebe águas de vários ribeirinhos na montanha, Pitões é a povoação mais alta de Barroso, na cota dos 1100 metros.

Pitões das Júnias
Pitões das Júnias

Este facto contribuiu em grande medida para a elevada qualidade do presunto e fumeiro desta localidade. Sempre foi conhecida por ser terra de gente lutadora e mesmo guerreira: não resistiu à destruição do Castelo, nem do Mosteiro, nem da sua “república ancestral” (conjunto de normas comunitárias e democráticas dos seus habitantes).

 

20. Talasnal

Talasnal é, desde há muito, a Aldeia do Xisto da Serra da Lousã que tem dado mais visibilidade e carisma ao conjunto.

Talasnal
Talasnal

Pela sua dimensão e disposição, mas também pelos muitos pormenores das recuperações das suas casas. E também pela forma como a aldeia do Talasnal nos seduz pela boca.

 

21. Aldeia da Pena

Para se chegar à aldeia da Pena, uma aldeia típica de xisto com seis habitantes e 10 casas de habitação, situada num vale profundo da Serra de São Macário, é essencial passar por São Pedro do Sul, pela IP5.

Aldeia da Pena
Aldeia da Pena

Aninhada no fundo do vale, a aldeia confunde-se com a Natureza que a envolve num cenário de sonho.

 

22. Covas do Monte

Em Covas do Monte vivem um pouco mais de meia centena de pessoas que entre as muitas ocupações cultivam as “terras de pão” e dedicam-se à pastorícia no “monte”.

Covas do Monte (São Pedro do Sul)
Covas do Monte (São Pedro do Sul)

Na aldeia de Covas do Monte existem bovinos, ovinos e caprinos. De todos são os caprinos que devido ao seu número, cerca de 2500, marcam o dia a dia dos habitantes.

 

23. Drave

Rodeado de altos montes, Drave é um lugar mítico. A visão que do estradão se tem do povoado lá no fundo, é surpreendente.

Drave
Drave

O Solar dos Martins e a capelinha dedicada à Nossa Senhora da Saúde destacam-se do ondular dos montes, uns atrás dos outros, a recortar-se da luz do poente, é sublime. Sublime é também a perspectiva que a seguir se tem do Vale de Paivô.

 

24. Sistelo

A aldeia de Sistelo situa-se no concelho de Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gêres, junto à nascente do rio Vez.

Sistelo
Sistelo

Famosa pelas suas paisagens em socalcos, onde se cultiva o milho e pasta o gado, a aldeia encontra-se muito bem preservada, tendo sido recuperadas as casas típicas de granito, os espigueiros e os lavadouros públicos.

10 COMENTÁRIOS

  1. Aldeia de Soajo conheci há já 4 anos tal como freguesia de Lindoso, são áreas maravilhosas pelas características que nos revelam e,
    com população carinhosa.

  2. Gostava de acrescentar Quintandona (lagares-penafiel) incorpora o projeto Aldeias de Portugal. Apesar de estar próxima de centros urbanos a sua arquitetura rural está preservada ou restaurada o que torna uma aldeia cheia de encantos! Principalmente aquando a festa do Caldo normalmente realizada n/a meados de Setembro 🙂

  3. Faltam todas as do Alentejo!
    A começar pela bela Bela Ouguela – Campo Maior

    Ó Bela Cidade de Ouguela,
    Dá Vistas à Lapagueira
    Mal empregada Cidade,
    Estar em Tamanha Ladeira

    Quando Vejo vir,
    Carros à meio ladeira
    Lembram-me as moças de Ouguela,
    Espanholas da Lapagueira!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here