Início Viagens Portugal: 24 aldeias que deve visitar pelo menos 1 vez na vida

Portugal: 24 aldeias que deve visitar pelo menos 1 vez na vida

Não são uma, nem duas, nem dez... São 24 aldeias para visitar em Portugal pelo menos uma vez na vida. Locais fantásticos que não pode perder.

664055
11

13. Piódão

A Aldeia de Piódão é considerada uma das mais bonitas do País, classificada como “Aldeia Histórica de Portugal“. Situada no Centro do País, pertencente ao concelho de Arganil, na encosta da bonita Serra do Açor.

Piódão
Piódão

As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos apelidada de “aldeia presépio”.

 

14. Monsanto

Considerada a aldeia mais portuguesa de Portugal, Monsanto localiza-se no concelho de Idanha-a-Nova. Esta fantástica aldeia, construída por entre penhascos e em perfeita harmonia com o meio envolvente, cativa quem a visita pela sua originalidade.

Monsanto
Monsanto

Já foi motivo de reportagem de várias revistas internacionais e recebe turistas de todo o mundo, que ficam admirados e surpreendidos com a capacidade das suas gentes terem construído as suas casas encrustadas nos penhascos do monte onde se localiza.

 

15. Sortelha

É uma aldeia em granito, com ruas e vielas tipicamente medievais, fechadas por um círculo de muralhas, vigiado por um sobranceiro castelo do século XIII.

Sortelha
Sortelha

Sortelha continua a ser certamente uma das mais belas e antigas povoações do nosso País, cujo traçado pouco se alterou nos últimos 500 anos.

 

16. Castelo Rodrigo

Historicamente, falar de Figueira de Castelo Rodrigo implica remontar muitos séculos na história. Desde a Pré – História até ao século XXI, muitos são os testemunhos existentes, permitindo-nos viajar pelo tempo à descoberta das raízes históricas de toda uma região.

Castelo Rodrigo
Castelo Rodrigo

Ocupado sucessivamente pelos túrdulos, romanos e mouros, o actual concelho de Figueira de Castelo Rodrigo foi integrado na Coroa por D. Sancho I. Até ao século XIX chamava-se apenas Castelo Rodrigo, em homenagem ao alcaide D. Rodrigo, que defendeu a fortaleza em 1296.

 

17. Vilarinho de Negrões

Na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão encontra-se Vilarinho de Negrões, uma das aldeias mais pitorescas de toda a região, pelo seu casario ainda relativamente preservado e, acima de tudo, por se encontrar sobre uma estreita e bela península – um pedacinho de terra poupado à subida das águas.

Vilarinho de Negrões

Vilarinho é assim uma terra que se vê diariamente ao espelho e se distingue à distância pela sua perfeita simetria, uma espécie de Jardim do Éden português. Perto, situa-se a freguesia de Negrões, alma gémea, que possui um forno todo em granito.

 

18. Cerdeira

As primeiras referências às aldeias da Serra da Lousã, incluindo a aldeia de Cerdeira, surgem em documentos dos anos 1679 e 1687.

Cerdeira
Cerdeira

Quando das invasões francesas, que por aqui passaram na retirada em 1811, conta-se que na Cerdeira havia um grande buraco onde os aldeões escondiam dos franceses o presunto, enquanto tapavam as portas das casas com pedras e fugiam para a serra, levando consigo o gado.

11 COMENTÁRIOS

  1. Aldeia de Soajo conheci há já 4 anos tal como freguesia de Lindoso, são áreas maravilhosas pelas características que nos revelam e,
    com população carinhosa.

  2. Gostava de acrescentar Quintandona (lagares-penafiel) incorpora o projeto Aldeias de Portugal. Apesar de estar próxima de centros urbanos a sua arquitetura rural está preservada ou restaurada o que torna uma aldeia cheia de encantos! Principalmente aquando a festa do Caldo normalmente realizada n/a meados de Setembro 🙂

  3. Faltam todas as do Alentejo!
    A começar pela bela Bela Ouguela – Campo Maior

    Ó Bela Cidade de Ouguela,
    Dá Vistas à Lapagueira
    Mal empregada Cidade,
    Estar em Tamanha Ladeira

    Quando Vejo vir,
    Carros à meio ladeira
    Lembram-me as moças de Ouguela,
    Espanholas da Lapagueira!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here