Início Viagens Penedo Furado: um paraíso no centro de Portugal

Penedo Furado: um paraíso no centro de Portugal

O centro de Portugal – Vila de Rei – preserva, para além da bela praia fluvial, a escondida cascata de Penedo Furado. Deslumbre-se com este paraíso natural.

4209
0
Penedo Furado
Penedo Furado

Em Vila de Rei, na aldeia de Milreu, localiza-se o Penedo Furado que é o cenário digno dos dias quentes de Verão, no concelho. É impossível ficar indiferente a este tesouro, no centro de Portugal, que se trata de um miradouro, de uma praia fluvial e de uma cascata natural.

Penedo Furado
Penedo Furado

Antes de se chegar à praia fluvial, é através do miradouro Penedo Furado, que é possível deslumbrar-se com toda aquela paisagem e avistar o rochedo gigante que marca o centro do nosso país. É de salientar que por baixo deste mesmo marco, encontra-se o famoso fóssil “Bicha Pintada” que guarda em si, uma das muitas lendas portuguesas.

Este miradouro dá acesso a um percurso pedestre que leva os visitantes até à praia fluvial que se destaca por ter sido uma das finalistas do concurso das Sete Maravilhas de Portugal.

Praia Fluvial de Penedo Furado
Praia Fluvial de Penedo Furado

Entre parque de merendas, bar, casas de banho, parque infantil e posto de vigilância, a praia fluvial do Penedo Furado conta com tudo aquilo que é necessário para passar um dia inteiro nesta atração paisagística com água cristalina.

Para além disto, devido a toda a vegetação, esta praia tem várias sombras, o que a torna num local agradável para os mais novos.

Penedo Furado
Penedo Furado

A praia fluvial desta região é mais que uma simples praia, pois é um local de lazer onde é permitida a polivalência de várias atividades como o rappel, a canoagem, a escalada e o slide.

Cascata do Penedo Furado
Cascata do Penedo Furado

Quem visita este paraíso, não pode dispensar a passagem pelo tesouro que se encontra a menos de meia hora de distância da praia: a encantadora cascata de Penedo Furado. Este é um dos segredos mais bem guardados e para lá chegar, pode-se partir da praia fluvial, seguindo assim todas as indicações do trilho.

Porém, não se pode confiar apenas nestas indicações visto que algumas estão pouco visíveis – consequência do grande incêndio que afetou Vila de Rei.

Passadiços do Penedo Furado
Passadiços do Penedo Furado

Para melhorar este acesso, o Município de Vila de Rei construiu os Passadiços de Penedo Furado. Esta construção conta com 532 metros pensados para melhorar toda a caminhada daqueles que visitam este recanto paradisíaco, uma vez que foram construídas pontes e zonas de descanso que sempre permitem aproveitar toda a paisagem.

Com estes passadiços, é permitida a realização de vários trilhos como a “Grande Rota do Zêzere”, a “Grande Rota da Prata e do Ouro”, o “Trilho das Bufareiras” e a “Rota das Cunheiras”.

Passadiços do Penedo Furado
Passadiços do Penedo Furado

Penedo Furado é o local mais místico da região, devido a todas as lendas e mitos que foram passando de geração em geração. Isso, em muitos casos, é mais um dos muitos pontos atrativos deste paraíso. Escapadinhas românticas, dias em famílias e caminhadas em grupo: tudo é um bom pretexto para ir descobrir a beleza natural preservada em Vila de Rei.

Autora: Patrícia Rodrigues

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here