Início História Património português no Mundo: Paraty (Brasil)

Património português no Mundo: Paraty (Brasil)

É uma das mais belas cidades do Brasil e muito semelhante a algumas das cidades portuguesas. falamos da maravilhosa Paraty.

1806
1
cidades mais bonitas do brasil
Paraty

O Centro Histórico de Paraty remonta aos idos de 1820, quando suas ruas já possuíam a sua calçada “pé de moleque”. A presença das águas, com a invasão das marés na lua cheia, a cultura do café e da cana, o porto e seus piratas, a maçonaria determinaram o traçado do Centro Histórico de Paraty.

Paraty
Paraty

As ruas foram todas traçadas do nascente para o poente e do norte para o sul. Todas as construções das moradias eram regulamentadas por lei, podendo pagar com multa ou prisão, quem desobedecesse as determinações. A maçonaria deixou a sua forte marca nas fachadas dos sobrados com desenhos geométricos, em relevo.

Paraty
Paraty

O Centro Histórico, considerado pela UNESCO como o conjunto arquitectónico colonial mais harmonioso é Património Nacional tombado pelo IPHAN. As suas ruas, protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros, preservam ainda o encanto colonial, aliado a um variado comércio e a expressões culturais e artísticas muito intensas. Os seus casarões coloniais hoje abrigam muitas lojas, ateliers, pousadas e restaurantes.

Paraty
Paraty

A noite no Centro é onde os turistas e locais se encontram para passear, curtir, comer e comprar. Na Casa da Cultura pode assistir-se a shows, peças teatrais, exposições e eventos.

Mais artigos

A paradisíaca aldeia portuguesa onde apenas vive uma pessoa

  Percorrem-se uns largos quilómetros de estrada sem avistar qualquer povoação até se chegar a Val de Poldros, a 1200 metros de altitude, com uma...

Mais recentes

Os 15 melhores locais para visitar em Verona

Aninhada numa curva em “U” no rio Ádige, Verona é uma das cidades mais importantes da região de Veneto (Itália), sendo famosa pelo belo...
[td_block_social_counter custom_title=”REDES SOCIAIS” header_color=”#000000″ facebook=”vortexmag” twitter=”@VortexMag” googleplus=”+VortexmagNet1″ open_in_new_window=”y”]

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here