Início História Património português no Mundo: Paraty (Brasil)

Património português no Mundo: Paraty (Brasil)

É uma das mais belas cidades do Brasil e muito semelhante a algumas das cidades portuguesas. falamos da maravilhosa Paraty.

1661
1
cidades mais bonitas do brasil
Paraty

O Centro Histórico de Paraty remonta aos idos de 1820, quando suas ruas já possuíam a sua calçada “pé de moleque”. A presença das águas, com a invasão das marés na lua cheia, a cultura do café e da cana, o porto e seus piratas, a maçonaria determinaram o traçado do Centro Histórico de Paraty.

Paraty
Paraty

As ruas foram todas traçadas do nascente para o poente e do norte para o sul. Todas as construções das moradias eram regulamentadas por lei, podendo pagar com multa ou prisão, quem desobedecesse as determinações. A maçonaria deixou a sua forte marca nas fachadas dos sobrados com desenhos geométricos, em relevo.

Paraty
Paraty

O Centro Histórico, considerado pela UNESCO como o conjunto arquitectónico colonial mais harmonioso é Património Nacional tombado pelo IPHAN. As suas ruas, protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros, preservam ainda o encanto colonial, aliado a um variado comércio e a expressões culturais e artísticas muito intensas. Os seus casarões coloniais hoje abrigam muitas lojas, ateliers, pousadas e restaurantes.

Paraty
Paraty

A noite no Centro é onde os turistas e locais se encontram para passear, curtir, comer e comprar. Na Casa da Cultura pode assistir-se a shows, peças teatrais, exposições e eventos.

Mais artigos

Chaves vista desde os céus

Foram as legiões romanas, que há dois milénios, dominaram esses homens, que até aí tinham vivido, como deuses, alcandorados no cimo das montanhas e...

Mais recentes

Quando Viseu era a capital de Portugal e D. Ramiro II...

  Pode parecer estranho, mas a História de Portugal poderia ter tido um rumo muito diferente caso D. Ramiro II tivesse conseguido colocar em prática...

REDES SOCIAIS

180,794FãsCurtir
275SeguidoresSeguir
759SeguidoresSeguir

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here