Início História Património português no Mundo: Diamantina (Brasil)

Património português no Mundo: Diamantina (Brasil)

Rodeada por uma beleza natural deslumbrante, Diamantina guarda ainda inúmeros vestígios da presença portuguesa no Brasil.

711
0
Diamantina

Antes da chegada dos colonizadores portugueses, no século XVI (os primeiros relatos dão conta de expedições que subiram o Rio Jequitinhonha e São Francisco) , Diamantina, como toda a região do actual estado de Minas Gerais, era ocupada por povos indígenas do tronco linguístico macro-jê.

Diamantina
Diamantina

Diamantina foi fundada como Arraial do Tejuco em 1713, com a construção de uma capela que homenageava o padroeiro Santo António. A localidade teve forte crescimento quando da descoberta dos Diamantes em 1729. Em fins do século XVIII era a terceira maior povoação da Capitania Geral da Minas, atrás da capital Vila Rica (Ouro Preto) e com população semelhante a da próspera São João Del Rey.

Diamantina
Diamantina

No século XVIII cresceu devido à grande produção local de diamantes, que eram explorados pela coroa portuguesa. A cidade emancipou-se do município do Serro somente em 1831, passando a se chamar Diamantina por causa do grande volume de diamantes encontrados na região. A demora se devia à necessidade de maior controle local pelas autoridades coloniais visto que já em meados do século XVIII a população era maior que a da Vila do Príncipe do Serro Frio, cabeça da comarca.

Diamantina
Diamantina

No ano de 1999, foi elevada à categoria de património da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A cidade é um dos destinos da Estrada Real, um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do Brasil, e faz parte do circuito turístico dos Diamantes. A cidade é conhecida por suas serestas e vesperata, que é um evento em que os músicos se apresentam à noite, ao ar livre, das janelas e sacadas de velhos casarões, enquanto o público assiste das ruas.

Mais artigos

Os 17 povos que deram origem aos portugueses

  Os livros de História, quando mencionam os antepassados dos portugueses, fazem referência sobretudo aos Lusitanos, à presença Romana e aos Mouros. No entanto, os...

Mais recentes

Língua Portuguesa: 20 palavras que não existiam (ou não usávamos) em...

A Língua Portuguesa está em constante evolução. Falamos mais em inglês, é verdade. A tecnologia e a economia são as áreas que mais contribuem...

REDES SOCIAIS

190,046FãsCurtir
296SeguidoresSeguir
861SeguidoresSeguir

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here