O Convento de São Francisco é parte de um conjunto arquitectónico barroco de excepcional importância, que inclui a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque, o claustro e a sacristia. Localiza-se na Ladeira de São Francisco, 280, em Olinda, Pernambuco.

É o convento franciscano mais antigo do Brasil. Sua construção foi iniciada em 1585, com projecto do frei Francisco dos Santos, mas foi parcialmente destruído pelos holandeses no ano de 1631 e reconstruído ainda no século XVII.
Em frente ao convento existe um cruzeiro trabalhado em pedra de arenito retirada dos arrecifes. O claustro e a sacristia são famosos pela série de painéis de azulejos portugueses, com cenas diversas.

Na igreja, na sacristia e na capela chama a atenção o rico trabalho de talha em madeira do tecto, com caixotões contendo pinturas do século XVIII.
O mosteiro tem ainda uma biblioteca com um precioso acervo de obras raras, e nele foi instalada a primeira biblioteca pública de Pernambuco. O conjunto foi incluído no rol dos monumentos do Centro Histórico de Olinda, tombado pela UNESCO como Património da Humanidade.