Início Cultura Ouça a música mais antiga do mundo!

Ouça a música mais antiga do mundo!

É considerada a música mais antiga do mundo. Foi descoberta em escavações arqueológicas na antiga Mesopotâmia e tem mais de 3000 anos de idade.

13005
0
Mesopotâmia

 

No início dos anos 1950, arqueólogos desenterraram diversas tábuas de argila do século 14 aC. Encontradas na antiga cidade síria de Ugarit, estas tábuas continham sinais cuneiformes do idioma Hurrita – pertencente ao povo Hurrita, que viveu na antiga Mesopotâmia. O texto encontrado acabou por ser a música mais antiga já descoberta, um hino de 3.400 anos de idade.

Segundo Richard Fink, num artigo de 1988 na revista Archeologia Musicalis, a descoberta confirma a teoria de que “a escala diatónica de 7 notas, bem como a harmonia, existiam há 3400 anos”. Isto vai contra os pontos de vista da maioria dos musicólogos que acreditam que a harmonia no mundo antigo era praticamente inexistente (ou mesmo impossível) e que a escala só surgiu com os gregos, 2000 anos atrás. Richard Crocker, colega de Kilmer, afirma que a descoberta “revolucionou todo o conceito da origem da música ocidental”.

Debates académicos de lado, como a música mais antiga do mundo soa? Ouça uma versão abaixo e descubra por si mesmo.

 

Artigo anteriorPortugal é a jóia mais recente da Europa, diz o New York Post
Próximo artigoTorrão (Alcácer do Sal)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here