Início Notícias Os novos contextos e paradigmas dos pagamentos por TPA e o impacto...

Os novos contextos e paradigmas dos pagamentos por TPA e o impacto no Comércio

A tecnologia avança rapidamente e o pagamento utilizando cartões contacless está a crescer a um ritmo surpreendente em Portugal.

104
0
tecnologia
Contactless

A tecnologia contactless entra em cena no mercado. A Unicre é a maior especialista em soluções de pagamento no nosso país. Opera na área do crédito, na emissão e gestão de cartões, bem como na prestação de serviços de aceitação de pagamentos para comerciantes. Através da marca Redunicre detém a maior rede de aceitação de cartões de pagamentos automáticos em Portugal.

No plano dos cartões e crédito pessoal, gere uma carteira com mais de meio milhão de cartões, cerca de metade dos quais pertencentes à marca Unibanco. Estes números colocam-na como protagonista de um mercado em clara transformação.

Olhando para o Relatório dos Sistemas de Pagamentos do Banco de Portugal relativo a 2017, identifica-se não só essa transformação como as potencialidades que esta abre. A partir desse documento regista-se um aumento de 8% nos pagamentos tanto em valor, como em número. O SICOI, sistema que processa as operações de pagamento do retalho em Portugal, liquidou 2541 milhões de operações que representam um valor de 417 mil milhões de euros. Seguindo a mesma tendência de crescimento, o recurso a instrumentos de pagamento eletrónicos também voltou a aumentar.

Cerca de 1,6% da quantidade – e 0,6% do valor – processados corresponderam a operações realizadas com recurso a tecnologia de leitura por aproximação do cartão de pagamento – tecnologia contactless – ao terminal de pagamento automático.

Estes números confirmam e perspectivam um progresso significativo no campo das soluções inovadoras para os pagamentos no comércio a partir do tpa físico – terminal de pagamento automático – o que se traduz no crescimento da tecnologia contactless.

 

Redunicre e UnionPay: acordo celebrado em 2015

Correspondendo a essa transformação, a Unicre tem apresentado diversas novidades ao longo dos últimos anos. Em 2015, a empresa celebrou um acordo com a maior emissora de cartões de pagamento da China – a UnionPay – permitindo que os cidadãos daquele país possam utilizar os respetivos cartões bancários em qualquer terminal de pagamento automático da Redunicre, a maior rede de tpa físico do país. Este acordo possibilita que os respectivos cartões possam ser utilizados em mais de 45 mil estabelecimentos comerciais no país.

A UnionPay tem cerca de 4,6 mil milhões de cartões emitidos, estando presente em mais de uma centena e meia de regiões, permitindo assim que os seus clientes possam utilizar cartões bancários nas férias. Estima-se que esses cartões possam ser aceites em cerca de 80% dos estabelecimentos portugueses, no tpa físico de estabelecimentos como hotéis, restaurantes ou lojas.

Estudos indicam que o consumo dos turistas chineses é o que mais tem crescido no nosso país. O tipo de produtos e serviços de luxo procurados por estes turistas, em conjugação com o peso do investimento chinês no nosso país, permitem concluir que este acordo entre a Unicre e a UnionPay contribuirá para o aumento das vendas e do valor médio por venda em vários setores.

 

A presença da Redunicre na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa

O contributo da Redunicre para o fomento da economia através dos seus produtos e serviços pôde também ser testemunhado com a presença na Bolsa de Turismo de Lisboa em que apresentou as suas soluções de aceitação de pagamentos. Entre estes, destaca-se a Dynamic Currency Conversion (DCC), que permite aos turistas que visitam o nosso país pagar as suas despesas na sua moeda de origem. Em 2018, o crescimento da solução DCC em volume de faturação situou-se acima dos 20%.

 

O primeiro Restaurante Cashless

Mas as novidades não se ficaram por aí. A Redunicre contribuiu para o conceito 100% cashless no restaurante Savage, do consagrado Chef Olivier e onde os pagamentos se realizam apenas através de cartões de débito ou crédito, ou pelo telemóvel, através das soluções da Redunicre. O conceito cashless é uma das mais fortes tendências dos pagamentos eletrónicos e digitais, pela simplicidade, segurança e rapidez que lhe estão associadas.

 

Apple Pay chega a Portugal pela Redunicre

Também o Apple Pay já chegou ao nosso país através da Redunicre, estando ativa em 96 mil tpa físico onde é usada tecnologia contactless. O funcionamento é simples: basta ter a Apple Pay ativa no dispositivo Apple e aproximá-lo do terminal de pagamento automático da Redunicre que tenha a tecnologia contactless. Em 2018, a Redunicre registou nos seus tpa físico com a tecnologia contactless um crescimento acima dos 100%, correspondendo a mais de 35 milhões de pagamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here