Início Viagens Os melhores locais em Portugal para ver as amendoeiras em flor

Os melhores locais em Portugal para ver as amendoeiras em flor

Durante os meses de Fevereiro e Março as amendoeiras em flor proporcionam um espetáculo de cores que se estende pelos vales do Douro. 

1
Amendoeiras em flor
Amendoeiras em flor

A paisagem envolvente adquire tons mais claros, transmitindo uma sensação de paz e deslumbrando qualquer pessoa. Os primeiros botões de flor de amendoeira desabrocham um mês antes da primavera, anunciando, sem demoras, a estação mais florida. Desde a segunda semana de Fevereiro até aos primeiros dias de Março as amendoeiras florescem e o Douro adquire uma imagem nova, mais colorida, pura e serena.

Os vales despidos pelo Inverno adquirem uma nova roupagem em tons branco e rosa. A amêndoa é um dos frutos mais produzidos na região do Douro, principalmente nos concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, que se inserem na Rota das Amendoeiras.

 

1. Vila Nova de Foz Côa

Siga sempre na direcção de Penedono até Foz Côa, encontrando pelo caminho várias manchas importantes de amendoeiras que nos dão a sensação de cruzarmos um tapete de flores. Cortando no entroncamento para a Estação do Vesúvio, desvie depois para Numão para visitar o castelo, entrando pela Porta do Sol, que oferece a 704 metros de altura um panorama soberbo sobre a região e uma visão invulgar à sua volta sobre as amendoeiras em flor.

Amendoeiras em flor
Amendoeiras em flor

Desça para o Vesúvio, por trajecto perdido no tempo que termina junto às águas do Douro e de um actual apeadeiro da linha Porto-Pocinho, local donde se contemplam os seculares socalcos do vinho, salpicados pelas cores das amendoeiras. Volte à estrada principal para fazer um alegre trajecto, passando por Sebadelhe e Touca, ladeado por amendoais um pouco por todo o lado. Poderá ainda optar pelo desvio a 3km para Freixo de Numão, com o seu Castelo Velho, a via romana, o centro histórico e as ruínas romanas do Prazo.

 

2. Freixo de Espada à Cinta

Freixo de Espada à Cinta é conhecida como a “vila mais manuelina de Portugal”, o que não é pouca coisa. O estilo Manuelino personifica um dos períodos arquitectónicos mais esplendorosos do país. Ao começar o seu passeio aqui, visite a vila.

Amendoeiras em flor
Amendoeiras em flor

Passeie pelas suas ruas estreitas e silenciosas, visite a igreja matriz, surpreenda-se com o freixo de espada à cinta, com idade superior a quinhentos anos (classificada em 2018 como “Árvore de Interesse Público”), e visite a Torre do Galo, uma torre heptagonal, que é exemplar único.

 

3. Torre de Moncorvo

Já em Torre de Moncorvo, um pequeno passeio a pé pelo centro histórico dá-lhe uma perspectiva do núcleo medieval que o compõe, do qual se destaca a Igreja Matriz de Torre de Moncorvo e o chafariz Filipino, de 1636, que adorna a praça central.

Amendoeiras em flor
Amendoeiras em flor

A embelezar a vila, as casas solarengas e as várias lojas de venda de produtos regionais e de confecção da amêndoa coberta. Não se esqueça de comprar e levar de recordação.

 

4. Figueira de Castelo Rodrigo

A direcção é Figueira de Castelo Rodrigo e a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. Aliás, à medida que nos aproximamos da vila o nosso olhar começa a fixar-se nas ruínas que, lá do alto do monte, nos captam a atenção. É lá que fica uma das mais conhecidas Aldeias Históricas de Portugal, a Aldeia de Castelo Rodrigo, que mantém a característica traça medieval, com um património histórico inestimável.

Amendoeiras em flor
Amendoeiras em flor

Visite as muralhas do castelo (construído em 1209), as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura (edificado em 1590), o Pelourinho quinhentista, a cisterna medieval e a igreja matriz (século XII/ XIII). Passeie pelas ruas e delicie-se com uma prova “livre” de amêndoas revestidas de uma tanta variedade de sabores, na loja e salão de Chá Sabores do Castelo. Chocolate, coco, sementes de sésamo, caril, especiarias, lavanda… mas o verdadeiro sabor está mesmo na amêndoa… que é deliciosa. As Amendoeiras em a Flor presenteiam o visitante à chegada e à saída.

 

5. Penedono

Começando em S. João da Pesqueira, onde merece uma visita a zona histórica da Praça da República, que alberga o Arco da Porta do Castelo e a Torre do Relógio da época medieval, junto à Igreja da Misericórdia. Emblemáticos são também a setecentista Casa do Cabo, o Palácio de Sidrô e a 3km o miradouro de S. Salvador do Mundo, varanda privilegiada sobre o Douro e Barragem da Valeira.

Amendoeiras em flor
Amendoeiras em flor

Tomando a EN 222, direcção de Penedono, com o vale do Rio Torto à direita, encontra pouco depois bordejando a estrada e as vinhas, as primeiras amendoeiras coroadas por lindas flores. Durante cerca de 6 km, até ao casario da Senhora da Estrada, irá atravessar um dos maiores amendoais do país, recomendando-se estacionar aqui e acolá para admirar o extraordinário manto cor-de-rosa e o invulgar fenómeno produzido pelo vento nas ramagens fazendo lembrar as ondas do mar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here