Início Cultura Os mais belos monumentos em Estilo Manuelino

Os mais belos monumentos em Estilo Manuelino

Nascido da vontade de um rei e do génio criativo que se vivia em Portugal no século XVI, a arte manuelina é uma expressão artística genuinamente portuguesa.

1
Mosteiro dos Jerónimos - Uxio

Os Descobrimentos trouxeram grande riqueza e conhecimento a Portugal. Nessa época, os navegadores portugueses deram a conhecer ao mundo civilizações longínquas e muitos artistas estrangeiros vieram trabalhar no país. Desse encontro de culturas nasceu o manuelino, uma interpretação muito específica do gótico, em termos de estrutura arquitectónica e de decoração.

É possível identificar um conjunto de ornamentos e uma combinação de símbolos que apenas se encontram em Portugal.

O estilo surgiu durante o reinado de D. Manuel I (1495-1521) mas o nome só foi adoptado no século XIX para designar esse espírito criativo.

Mosteiro dos Jerónimos - Joe Price
Mosteiro dos Jerónimos – Joe Price

A Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos são um ex-libris, mas em todas as obras construídas na época facilmente se descobre a Esfera Armilar e a Cruz de Cristo.

São os símbolos pessoais do rei e o reflexo do poder temporal e espiritual que ambicionava.

Mosteiro da Batalha - Dimitry Shaikyn
Mosteiro da Batalha – Dimitry Shaikyn

Muitos outros símbolos terrenos e religiosos foram adoptados e decoraram com exuberância a arquitectura gótica como ramos e folhagens, cordas torcidas e estranhas formas marinhas, minuciosamente esculpidos na pedra. Era o marketing da época.

Palácio do Buçaco - Paulo Neves
Palácio do Buçaco – Paulo Neves

No Mosteiro de Jesus, em Setúbal, encontramos os primeiros exemplos, mas é nas obras do Mosteiro da Batalha e do Convento de Cristo, em Tomar, que nos maravilhamos com o manuelino e onde se revelam todos os segredos da mensagem do rei.

Torre de Belém - César Neves
Torre de Belém – César Neves

Sintra é uma surpresa. O Palácio da Vila, onde D. Manuel I viveu, revela o seu fascínio pela arte mudéjar que se combinou na perfeição com o novo estilo.

No romântico Palácio da Pena, somos surpreendidos com a visão revivalista do manuelino, surgida no séc. XIX.

Mosteiro da Batalha - Giorgio Vitali
Mosteiro da Batalha – Giorgio Vitali

Ao viajar pelo país temos de estar atentos. Um portal, uma janela geminada, uma pequena igreja ou outros pormenores que se encontram nos edifícios mais antigos vão dar a conhecer o génio da arte manuelina.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here