Início Gastronomia Os benefícios de comer massa integral em vez de massa refinada

Os benefícios de comer massa integral em vez de massa refinada

A massa é um dos alimentos preferidos dos portugueses. Descubra as vantagens de consumir massa integral em vez da variante refinada.

0
massa integral
Massa integral

A massa integral destaca-se pelo seu teor de fibra alimentar. A ingestão regular de fibras está associada a um menor risco de diabetes e doenças cardiovasculares a médio e longo prazo.

Conhece todos os benefícios de comer massa integral em vez da massa normal? A massa é um dos alimentos mais populares da nossa cozinha. Tem boas qualidades organolépticas e fornece doses significativas de energia. Além disso, é muito versátil e permite conceber um número considerável de receitas culinárias.

No entanto, é preferível utilizar a variedade de massa integral, pois apresenta vários benefícios para a saúde em comparação com as massas refinadas.

Massa integral é uma fonte de fibra

Ao contrário do que acontece com as massas refinadas, a integral possui uma quantidade significativa de fibras. Este nutriente é essencial para a saúde do nosso aparelho digestivo. De facto, o consumo regular de fibra está ligado à saúde da flora intestinal, de acordo com um artigo publicado na revista Cell Host & Microbe.

Além disso, as fibras permitem reduzir o risco de doenças cardiovasculares a médio e longo prazo. Vários são os estudos que relacionam o consumo de fibra com menor risco cardiovascular.

Outra das muitas vantagens do consumo de fibras presentes na massa integral é o facto de ajudar a bloquear a absorção de colesterol, contribuindo assim para a sua diminuição.

Gera maior saciedade

A massa integral tem a vantagem de promover um pico mais baixo de glicose e insulina no sangue do que a sua variedade refinada. Isto reduz a probabilidade de hipoglicemia reactiva e um aumento do apetite logo após a ingestão. Portanto, podemos afirmar que a massa integral é um alimento melhor do que sua variedade refinada quando se trata de induzir saciedade.

A boa gestão do mecanismo de saciedade torna-se crucial para todos aqueles que querem perder peso. Uma das razões para o abandono da dieta é a ansiedade alimentar. Isto acontece sobretudo por causa de uma má escolha de alimentos, o que leva a uma constante sensação de apetite.

A escolha de alimentos ricos em fibras e com baixo índice glicémico ajuda a induzir saciedade e, portanto, evita lanches entre as refeições. Isto traduz-se num número menor de calorias ingeridas por dia, o que tem um impacto positivo no peso corporal.

A massa integral é melhor para a saúde

Outra vantagem da massa integral é o seu menor impacto ao nível pancreático. Comer este alimento exerce menos pressão sob o pâncreas do que comer massa refinada. Isto tem vários benefícios para a saúde, incluindo um risco reduzido de resistência à insulina.

Esta condição é um terreno fértil perfeito para o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Hoje, a necessidade de prevenir patologias no nível pancreático é reconhecida como uma das formas mais importantes de prevenir a diabetes, que é frequentemente associado à obesidade e ao desenvolvimento de doenças cardíacas.

Por este motivo, substituir o consumo de cereais e farinha pelas suas variedades integrais é um passo crucial e importante para melhorar o estado geral da saúde da população.

É uma opção melhor para atletas

Muitos atletas têm por hábito consumir massas antes dos treinos ou competições. No entanto, o consumo de massas integrais é preferível nesse tipo de situação. Trata-se de um alimento que permite que o açúcar no sangue permaneça estável, em vez de induzir um pico mais íngreme e de menor duração.

A principal consequência deste facto é um atraso no aparecimento de fadiga. Além disso, reduzir o risco de hipoglicemia reactiva também pode traduzir-se num aumento directo no desempenho físico.

Por este motivo, açúcares simples e farinhas refinadas devem ser evitados imediatamente antes da competição. Arroz ou massa integral são alimentos muito mais adequados para garantir um suprimento de energia correcto e seguro.

Por que escolher massa integral?

A massa integral possui inúmeros benefícios em ralação à sua variedade refinada. A maioria deles está associada com uma quantidade maior de fibra na sua composição. Isto permite aumentar a saciedade produzida e modular o pico de insulina no sangue, reduzindo as complicações associadas à hipoglicemia reactiva.

No entanto, é um alimento rico em hidratos de carbono do qual não deve abusar. O arroz ou a quinoa são melhores fontes deste nutriente. Por outro lado, deve ter presente que a base de uma boa dieta é a variedade e, portanto, é necessário incluir alimentos de diferentes tipos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here