Início Sociedade Os 9 países mais pobres do mundo

Os 9 países mais pobres do mundo

Alguns estão repletos de riquezas naturais mas são governados por corruptos fazem mergulhar o povo na miséria. Descubra os 9 países mais pobres do mundo.

2

A quantidade de vezes que somos bombardeados com notícias de pobreza em países de terceiro mundo é assustadora, mas apesar das imagens serem fortes nunca sabemos ao certo como as pessoas desses países vivem. Se usarmos como termo de comparação Portugal, que como bem sabemos e sentimos tem vindo a sentir cada vez mais dificuldades, ajuda-nos a perceber melhor esta lista com os 9 países mais pobres do mundo.

A taxa de pobreza em Portugal em 2011, ano que o World Bank Group fez o levantamento que forneceu os dados usados neste artigo, era de 18% e o PIB per capita era de pouco mais de 16 mil euros.

Ou seja, cerca de 1,9 milhões de pessoas viviam abaixo do limiar da pobreza num país em que o PIB era de 171 mil milhões de euros.

O Banco Mundial define a pobreza extrema como viver com menos de 1 dólar por dia (PPP)e pobreza moderada como viver com entre 1 e 2 dólares por dia.

Estima-se que 1,1 mil milhões de pessoas a nível mundial tenham níveis de consumo inferiores a 1 dólar por dia e que 2,7 mil milhões tenham um nível inferior a 2 dólares.

 

9. Serra Leoa

países mais pobres do mundo
Serra Leoa

A Serra Leoa tem bastantes recursos minerais, agricultura e pescas para um crescimento económico sustentável, mas a falta de estabilidade política tem sido o maior entrave ao desenvolvimento.

Felizmente com o final da guerra civil (1991-2002) as perspectivas são mais animadoras, se bem que ainda falte bastante tempo até que a sorte do país mude. A corrupção continua a ser um dos maiores entraves e a inflação de 18% é um sério problema. A taxa de pobreza é de 66,4%, com uma população de 5,997,486. O PIB per capita é de 269 euros.

 

8. Burundi

países mais pobres do mundo
Burundi

Em 1993 as disputas políticas entre os dois maiores grupos étnicos do país, os Hutu e os Tutsi, desencadearam uma onda de violência que durou quase 12 anos. Apesar da guerra ter acabado, os confrontos entre os dois grupos ainda acontecem.

A guerra não é o entanto o único causador de pobreza no país, a falta de recursos minerais é o maior problema. 90% da população trabalhadora está empregada na indústria da agricultura que representa 31% do PIB.

A população do Burundi é de pouco mais de 8,5 milhões de habitantes e o PIB é de 2.33 biliões de dólares. O que perfaz um PIB per capita de 143 euros, o segundo mais baixo do mundo.

 

7. Madagáscar

países mais pobres do mundo
Madagáscar

Desde meados dos anos 90 que Madagáscar é gerido com a ajuda do World Bank e do Fundo Monetário Internacional e entrou também no programa de crescimento entre os Estados Unidos e países africanos o Oportunitty Act.

Apesar de tudo, não tem sido fácil para esta ilha no Indico, encostada ao continente africano, corresponder com as metas definidas pelos programas. A sua economia depende sobretudo da agricultura, onde 80% da força trabalhadora está empregada. O PIB per capita é de 336 euros, fazendo Madagáscar um dos 11 países com PIB per capita inferior a 500.

 

6. Eritreia

países mais pobres do mundo
Eritreia

As esperanças de crescimento económico da Eritreia estão assentes na perspectiva de vários projectos de extracção de minério, mas 80% da população trabalhadora está empregada na indústria agrícola. No entanto a agricultura só representa 11% do PIB, a indústria 34% e os serviços 55%.

O único partido político, Frente para a Democracia e Justiça, implementou políticas rígidas que controlam o uso de moedas estrangeiras e favorece os negócios feitos por membros do partido.

A juntar a isto, em 2009 as Nações Unidas impuseram sanções económicas depois de se desconfiar de que o governo rebeldes anti-Etiópia na Somália. A taxa de pobreza é de 69% numa população de 5,4 milhões de habitantes e um PIB per capita de 347 euros.

 

5. Suazilândia

países mais pobres do mundo
Suazilândia (Filipe Lyrio – http://www.mochileiros.com/suazilandia-alguem-conhece-t67252.html)

Há vários factores que limitam o desenvolvimento e crescimento económico da Suazilândia, como o facto de grande parte da força trabalhadora está empregue na agricultura de subsistência apesar do país estar a passar por dificuldades nessa área, como excesso de plantação que leva à saturação dos solos.

Outro problema grave diz respeito à área da saúde. A esperança média de vida é de 48,3 anos. A principal razão é a alta taxa de infectados com o HIV. Cerca de 26% da população está infectada. Com uma população de pouco mais de 1 milhão e a taxa de pobreza atinge os 69.2%, e o PIB per capita é de 2.600 euros.

 

4. Congo

países mais pobres do mundo
Congo

Congo, nos últimos 15 anos, foi gerido pela corrupção e os conflitos eram a realidade do país. A dívida externa do país não pára de aumentar e as guerras vitimaram mais de 5 milhões de pessoas.

Um estudo afirma que apesar da economia ter sofrido um empurrão devido à extracção de minério, grande parte da actividade económica continua a ser feita através de canais informais e como tal não entram para as contas do PIB.

A saúde e educação são outro factor que detém o país de maiores desenvolvimentos. Em 1000 crianças que nascem, 111 não chegam ao primeiro ano e a taxa de inscrições na escola primária é de 33%, a segunda baixa do mundo. O Congo tem uma população de 68 milhões com uma taxa de pobreza de 71.3%. O PIB per capita é de 166 euros.

 

3. Zimbábue

países mais pobres do mundo
Zimbábue

Desde que se tornou uma nação soberana em 1980, o Zimbábue só teve um representante máximo, Robert Mugabe. As políticas de Mugabe, como a redistribuição de terras, arruinaram a indústria da agricultura que representava o grosso das exportações e criava muitos postos de trabalho.

A inflação atingiu valores astronómicos, 1 dólar americano valia 430,972.7 da moeda local em 2008. Em 1993 a taxa de pobreza situava-se abaixo dos 35% e desde então subiu até aos 72%. Com uma população de quase 13 milhões o PIB per capita é de 558 euros.

 

2. Guiné Equatorial

países mais pobres do mundo
Guiné Equatorial

Estranhamente o segundo país com mais pobreza do mundo tem um PIB per capita de 19.783 euros, bem acima da média mundial que se situa nos 10,034. Apesar da extracção de petróleo ter dado um impulso à economia, a maioria da população ainda vive da própria agricultura.

O governo tem sido criticado pela má gestão dos recursos energéticos, e a saúde do povo é uma prova disso. Apesar da riqueza que o petróleo cria, a esperança média de vida é de 50 anos e apenas 56% das crianças se inscrevem na escola. Com uma população de 720 mil habitantes a taxa de pobreza é de 76.8% com o PIB per capita antes referido.

 

1. Haiti

países mais pobres do mundo
Haiti

O World Bank Group declara que mais de metade da população do Haiti vive com menos de 1 dólar por dia, enquanto que quase 80% vivem com menos de 2. A taxa de desemprego, estimada, ronda os 40%.

O país está em reconstrução desde o sismo que abalou a ilha em 2010 que, segundo o governo matou 316.000 pessoas e provocou estragos no valor de 8 biliões de dólares, cerca de 120% do PIB. A taxa de pobreza atinge os 77% numa população com pouco mais de 10 milhões de habitantes. O PIB per capita é de 522 euros.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here