Início Sociedade Os 9 países mais pobres do mundo

Os 9 países mais pobres do mundo

Alguns estão repletos de riquezas naturais mas são governados por corruptos fazem mergulhar o povo na miséria. Descubra os 9 países mais pobres do mundo.

14636
2

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

A quantidade de vezes que somos bombardeados com notícias de pobreza em países de terceiro mundo é assustadora, mas apesar das imagens serem fortes nunca sabemos ao certo como as pessoas desses países vivem. Se usarmos como termo de comparação Portugal, que como bem sabemos e sentimos tem vindo a sentir cada vez mais dificuldades, ajuda-nos a perceber melhor esta lista com os 9 países mais pobres do mundo.

A taxa de pobreza em Portugal em 2011, ano que o World Bank Group fez o levantamento que forneceu os dados usados neste artigo, era de 18% e o PIB per capita era de pouco mais de 16 mil euros. Ou seja, cerca de 1,9 milhões de pessoas viviam abaixo do limiar da pobreza num país em que o PIB era de 171 mil milhões de euros.

O Banco Mundial define a pobreza extrema como viver com menos de 1 dólar por dia (PPP)e pobreza moderada como viver com entre 1 e 2 dólares por dia. Estima-se que 1,1 mil milhões de pessoas a nível mundial tenham níveis de consumo inferiores a 1 dólar por dia e que 2,7 mil milhões tenham um nível inferior a 2 dólares.

  1. Serra Leoa
países mais pobres do mundo
Serra Leoa

A Serra Leoa tem bastantes recursos minerais, agricultura e pescas para um crescimento económico sustentável, mas a falta de estabilidade política tem sido o maior entrave ao desenvolvimento. Felizmente com o final da guerra civil (1991-2002) as perspectivas são mais animadoras, se bem que ainda falte bastante tempo até que a sorte do país mude. A corrupção continua a ser um dos maiores entraves e a inflação de 18% é um sério problema. A taxa de pobreza é de 66,4%, com uma população de 5,997,486. O PIB per capita é de 269 euros.

  1. Burundi
países mais pobres do mundo
Burundi

Em 1993 as disputas políticas entre os dois maiores grupos étnicos do país, os Hutu e os Tutsi, desencadearam uma onda de violência que durou quase 12 anos. Apesar da guerra ter acabado, os confrontos entre os dois grupos ainda acontecem. A guerra não é o entanto o único causador de pobreza no país, a falta de recursos minerais é o maior problema. 90% da população trabalhadora está empregada na indústria da agricultura que representa 31% do PIB. A população do Burundi é de pouco mais de 8,5 milhões de habitantes e o PIB é de 2.33 biliões de dólares. O que perfaz um PIB per capita de 143 euros, o segundo mais baixo do mundo.

  1. Madagáscar
países mais pobres do mundo
Madagáscar

Desde meados dos anos 90 que Madagáscar é gerido com a ajuda do World Bank e do Fundo Monetário Internacional e entrou também no programa de crescimento entre os Estados Unidos e países africanos o Oportunitty Act. Apesar de tudo, não tem sido fácil para esta ilha no Indico, encostada ao continente africano, corresponder com as metas definidas pelos programas. A sua economia depende sobretudo da agricultura, onde 80% da força trabalhadora está empregada. O PIB per capita é de 336 euros, fazendo Madagáscar um dos 11 países com PIB per capita inferior a 500.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here