Início Viagens Os 25 melhores locais para visitar na Alemanha

Os 25 melhores locais para visitar na Alemanha

É um dos países mais diversificados e bonitos da Europa e tem muito para ver e descobrir. Estes são os melhores locais para visitar na Alemanha.

2168
0

21. Munster

A cidade mais bonita da Alemanha? Para muitos, não há dúvida que ela seria a escolhida, e o facto de que Münster já foi premiada como a “cidade com a melhor qualidade de vida no mundo” só confirma isso. Seja como for, essa comunidade mantém vivo o seu passado – e suas casas, igrejas e praças poderiam contar muitas histórias. Isso pode ser sentido especialmente no idílico centro histórico de Münster, como na praça Prinzipalmarkt. Com um cenário absolutamente inconfundível, 48 casas com gabletes criam um mundo com um charme extraordinário, e entre elas as que chamam mais a atenção são a prefeitura e a Stadtweinhaus com suas arcadas. Já o comércio excelente da cidade é algo que está mais voltado para o presente. Logo ao lado, a rua Salzstraße, a mais antiga rua comercial de Münster, convida a descobrir as suas atracções históricas e culturais – começando com a Barockinsel, a “ilha barroca”, com o palácio Erbdrostenhof, a Igreja Dominicana e a igreja Clemenskirche, com seu belo jardim barroco. A poucos passos de distância, o visitante chega ao quarteirão Ludgeriviertel, com restaurantes, bares e cafés.

Munster
Munster

Continuando, chega-se à calçada de Rothenburg, onde o Museu de Arte Pablo Picasso encontrou um lugar ideal para se instalar, no Druffel’scher Hof. Na praça Domplatz, nos arredores, a catedral St.-Paulus, a câmara do tesouro da catedral e o museu estadual de história da arte e da cultura, o Westfälisches Landesmuseum, além da zona de Kiepenkerlviertel e Kuhviertel, são também destinos interessantes no centro histórico de Münster. É aqui, em torno da igreja Überwasserkirche, que Münster guarda seu lado talvez mais original, onde a história da cidade se une ao um estilo de vida moderno nas belas ruas e becos estreitos.

 

22. Würzburg

Antigo bispado e jovem cidade universitária: Würzburg é considerada uma cidade barroca com o charme do sul alemão e a hospitalidade da Francónia. Obras primas da arquitectura de diferentes épocas marcam sua paisagem. A arte, a cultura e o vinho da Francónia são partes integrantes da vida de Würzburg e irradiam uma atmosfera que pode ser captada com todos os sentidos. Würzburg é um convite para fazer um passeio emocionante por épocas e estilos diferentes: as duas torres da catedral de St. Kilian já indicam de longe o caminho para a cidade. Erigida pelo bispo Bruno em 1040, ela é a quarta maior igreja romana da Alemanha, com uma extensão total de 105 metros.

Würzburg
Würzburg

A Residência, Património Mundial da UNESCO, com o jardim real e a praça Residenzplatz, e a fortaleza de Marienberg, são conhecidas também como símbolos de Würzburg, assim como a ponte sobre o Meno, a Alte Mainbrücke, com as imponentes figuras de santos e seus 180 metros de extensão. Outra característica da cidade é a sua localização: elegante, nos dois lados do Meno, e em meio a vinhedos idílicos, que por si já é uma razão suficiente para visitar Würzburg. Outra razão é o vinho cultivado ali. O Bocksbeutel, com sua típica garrafa achatada e arredondada nas laterais, é uma espécie de marca registada de toda a região. Não se sabe exactamente se a forma da garrafa foi inspirada nos cantis tradicionais, mas ela tem uma grande vantagem: as garrafas de Bocksbeutel não rolam. Por todo lado há locais originais e adegas tradicionais com comida regional, mas também excelentes restaurantes internacionais. Nem é preciso dizer que aqui se pede um Bocksbeutel para acompanhar a refeição – senão, não estaríamos em Würzburg.

 

23. Burg Eltz

A Alemanha é famosa por seus castelos, e sem dúvida um dos mais famosos é o Burg Eltz. Ele é um castelo lindo, que fica num vale cortado por um rio e em meio a floresta. Sim, parece de conto de fadas! Cada pessoa imagina de sua maneira o que seria um típico castelo medieval. Na maioria das vezes, estão presentes elementos como grossas paredes de pedra, altas torres e salões de cavaleiros. Dificilmente um castelo consegue capturar a atmosfera e o charme de um castelo de conto de fadas tão bem como o Burg Eltz.

Burg Eltz
Burg Eltz

Uma visita mágica numa região belíssima, e que impressiona até os visitantes mais cépticos. Visitar o Burg Eltz é voltar no tempo. Afinal, um castelo que tem mais de 850 anos de idade tem muitas histórias para contar! Contornado pelo rio em 3 dos seus 4 lados e cercado por um paraíso natural, faz dele algo único. Um visual bem impactante para quem o vê seja pela primeira ou pela décima vez. O castelo de quase 40 metros de altura não é apenas um Património Protegido do país, mas também foi declarado um bem cultural protegido de acordo com a Convenção de Haia.

 

24. Heidelberg

Com cerca de três milhões de turistas diários por ano, Heidelberg está entre os líderes da estatística de todos os visitantes na Alemanha, na Europa e, provavelmente, no mundo. O que não deixa de ser uma pena, pois a cidade merece muito mais que apenas um dia. Quem planear um pouco mais de tempo vai descobrir as muitas belezas escondidas longe dos centros turísticos mais movimentados e será contagiado pelo jeito de viver especial que diferencia Heidelberg de tantas outras cidades universitárias. Não há dúvida de que quem vai a Heidelberg que ver o castelo, que reina magnífico cerca de 70 metros acima do Rio Neckar na encosta da montanha de Königstuhl. E é verdade que o castelo e as construções em torno dele, juntamente com a ponte Alte Brücke sobre o Neckar, são algumas das atracções mais impressionantes que se pode admirar durante uma viagem pela Alemanha.

Heidelberg
Heidelberg

Você pode descobrir as belezas do castelo por si próprio, mas vale a pena fazer uma visita guiada. Até mesmo para compreender melhor a história dessa fortaleza que viu muita coisa acontecer nos seus 700 anos. Para sobreviver durante períodos tumultuados, os senhores do castelo provavelmente tiveram que se esconder uma vez ou outra nas suas adegas. Ali se encontra o maior barril do mundo. Fabricado com os troncos de 130 carvalhos, ele tem mais de oito metros de comprimento, sete metros de largura e capacidade para 221.726 litros. Para vigiar o barril, o príncipe-eleitor Karl Theodor nomeou o anão da corte, o italiano Perkeo, cujo nome provinha de sua queda por vinho, como reza a lenda: sempre que lhe perguntavam, se aceitaria mais um copo, sua resposta era: “Perché no?” – por que não?

 

25. Tübingen

Escadarias íngremes, becos estreitos e casas de telhados inclinados marcam o perfil da cidade, desde o centro histórico até o castelo, no alto da colina. O centro medieval da cidade, restaurado cuidadosamente, a movimentação nas ruas e um estilo de vida estudantil criam um charme todo especial. As lojas, cafés e adegas, os bares de estudantes, restaurantes e bistrôs convidam a passear e passar tempo. E, com 28.500 estudantes na cidade, não é de admirar que haja sempre alguma coisa acontecendo em Tübingen. Uma diversão verdadeiramente popular é a “Stocherkahnrennen”, uma corrida de canoa em torno da ilha do rio Neckar, provavelmente o espectáculo mais alucinado no calendário de eventos de Tübingen. A equipe que cruzar a linha de chegada primeiro ganha um barril de cerveja, enquanto a equipe perdedora tem que beber meio litro de óleo de fígado de bacalhau: não é difícil imaginar a brincadeira de estudantes por trás desse evento.

Tübingen
Tübingen

Na praça Marktplatz, por exemplo, um dos lugares mais fotografados em Tübingen, com a prefeitura e a fonte de Neptuno. A prefeitura, que domina na praça, foi construída em 1435 com três andares, ampliada em 1508 e ornamentada com um relógio astronómico em 1511, que funciona até hoje. Durante um passeio de canoa pelo Neckar deslumbra-se a vista das casas à beira do Neckar, com a torre Hölderlinturm. Aqui o poeta Friedrich Hölderlin, que sofria de depressão, viveu com a família do marceneiro Zimmer desde 1807 até sua morte, em 1843. Hoje, a torre de Hölderlin é um museu e monumento literário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here