Início Viagens Os 20 melhores locais para visitar no Norte de Portugal

Os 20 melhores locais para visitar no Norte de Portugal

É o berço da nação, de beleza agreste e genuína. Descubra os 20 melhores locais para visitar no Norte de Portugal... e deslumbre-se com os seus encantos.

321903
1

9. Gimonde

Gimonde (Bragança)
Gimonde (Bragança)

Situada no concelho de Bragança, Gimonde oferece a quem o visita o melhor e o mais genuíno da terra fria transmontana, sempre com o calor humano e a arte de bem receber dos seus habitantes. As paisagens soberbas, a riqueza patrimonial e o pitoresco do quotidiano rural fazem de Gimonde o sítio ideal para uma escapadela de fim-de-semana ou férias, em total comunhão com a natureza.

Gimonde
Gimonde

A Ponte de Gimonde, também referida como Ponte Velha, localiza-se sobre o rio Malara, na altura de Gimonde, no concelho de Bragança, distrito de mesmo nome, em Portugal.

 

10. Rio de Onor

Rio de Onor
Rio de Onor

Rio de Onor é um caso emblemático, reforçado pela sua posição fronteiriça, com a homónima espanhola, – Rihonor de Castilla. As populações de ambos os lados vivem essencialmente da agricultura e da pastorícia, onde o sistema comunitário de base ainda se mantém nalguns aspectos do quotidiano da população, sob a forma de posse colectiva de alguns bens,- os campos, os moinhos, os rebanhos -, e pelo modo de administração rural, levada a cabo por dois mordomos, designados pelo conselho, assembleia que reúne representantes de todas as famílias, os vizinhos – actualmente em esquema de rotação cíclica, de modo a que todos possam exercer as funções.

Rio de Onor
Rio de Onor

Em Rio de Onor as suas gentes utilizam um dialecto muito próprio (o rionorês), com memória e orgulho do seu passado e vaidade nas suas tradições.

 

11. Chaves

Chaves
Chaves

Na época da ocupação romana Chaves era conhecida por “Aquae Flaviae”, nome que lhe foi dado pelo Imperador Flávio Vespasiano, que reconheceu a qualidade das nascentes termais aqui situadas. As propriedades curativas destas águas, as mais quentes da Europa, e que nascem com uma temperatura de cerca de 73º C, continuam a ser apreciadas sendo o Parque Termal muito procurado.

Coreto de Chaves
Coreto de Chaves

Situada junto ao Rio Tâmega e próximo da fronteira, Chaves teve sempre importância do ponto de vista estratégico-militar, tendo resistido heroicamente à anexação a Castela no séc. XVI. Mais tarde, no séc. XIX, foi aqui que as tropas invasoras de Napoleão sofreram a sua primeira derrota em solo português. Deste passado de praça forte são exemplos o castelo e a respectiva torre de menagem, bem como o bairro medieval no interior das muralhas.

 

12. Mirandela

Mirandela
Mirandela
Bela cidade nas margens do rio Tua, conhecida como cidade jardim, dela costumam dizer “Quem Mirandela mirou, em Mirandela ficou”. Das Festas em honra de Nossa Senhora do Amparo, que se realizam em final de Julho, são característicos a majestosa procissão, a marcha luminosa e o fogo de artifício considerado o mais deslumbrante da região.
locais para visitar no Norte de Portugal
Mirandela
Mirandela é também famosa pela sua gastronomia, destacando-se a produção de um enchido tradicional muito apreciado – as “alheiras”. Nas redondezas, a aldeia típica de Romeu merece uma visita.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here