Início Viagens Os 20 melhores locais para visitar no Norte de Portugal

Os 20 melhores locais para visitar no Norte de Portugal

É o berço da nação, de beleza agreste e genuína. Descubra os 20 melhores locais para visitar no Norte de Portugal... e deslumbre-se com os seus encantos.

321907
1

5. Lindoso

locais para visitar no Norte de Portugal
Lindoso

A aldeia do Lindoso situa-se numa encosta debruçada sobre uma apertada garganta do vale do rio Lima e é coroada no alto por um castelo já mencionado em documentos do séc. XIII. Devido à sua localização geográfica junto da fronteira, o sítio teve sempre grande importância militar para Portugal, nomeadamente durante a Guerra da Restauração entre Portugal e Castela, em 1640.

locais para visitar no Norte de Portugal
Lindoso

Alternadamente nas mãos de espanhóis ou de portugueses, a fortaleza só ficaria definitivamente na posse portuguesa em 1663 e nesta fase final da guerra transformou-se num fortim, cujas paredes e guaritas se encontram intactas.

 

6. Braga

melhor país da europa
Braga – Pedro Costa

A construção da “Bracara Augusta”, sede jurídica romana, iniciou-se em 27 a. C. no Império de Augusto. Integrou então as vias do Império que atravessavam a Península Ibérica, comunicando com Roma, o que comprova a importância da cidade no território.

Braga
Braga

Em 216, o Imperador Caracala elevou-a a capital da província da Galécia e, no mesmo século, a Diocese de Braga foi criada, sob jurisdição do Bispo Paterno.

 

7. Lamego

Lamego - Ricardo Fernandes
Lamego – Ricardo Fernandes

A predominância da influência da Igreja ao longo de muitos séculos, que a extinção das Ordens Religiosas em 1834 viria a restringir, dotou Lamego de numerosos templos que revelam a influência clássica do tempo da sua construção nos sécs. XVI e XVII. Histórias contadas nos azulejos que revestem as paredes, pintura sacra e belas decorações em talha de ouro acrescentadas na época barroca são motivos para entrar quando passar por elas.

Lamego
Lamego

Especial relevo para a Igreja do Convento de Santa Cruz, com vista para a cidade, e para o sumptuoso e monumental santuário barroco dedicado a Nossa Senhora dos Remédios, que no alto dos seus 600 metros responde ao apelo dos crentes aflitos, concedendo remédio para os seus males.

 

8. Pinhão

Pinhão
Pinhão

Pinhão é considerado o centro geográfico da Região Demarcada do Douro e é aqui que se situam muitas das quintas produtoras do vinho do Porto, algumas oferecendo alojamento na modalidade de turismo no espaço rural.

azulejos portugueses
Estação do Pinhão

Digno de nota é o edifício da Estação de Caminhos de Ferro, construída no final do séc. XIX, cujo interior é inteiramente revestido de painéis de azulejos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here