Início História Os 15 momentos em que Portugal mudou o mundo

Os 15 momentos em que Portugal mudou o mundo

Como pode uma nação pequena ter sido tão decisiva na história da humanidade? Com muito engenho. Os 15 momentos em que Portugal mudou o mundo.

0
momentos em que Portugal mudou o mundo

Poucos serão os países que, ao longo da história da Humanidade, terão tido acções que mudaram o mundo tantas vezes como os portugueses. Apesar de sermos hoje um país relativamente pequeno, a nossa História está repleta de momentos em que Portugal mudou o mundo. O momento mais conhecido será as Descobertas, mas está longe de ser o único. Esta é uma lista de pequenas ou grandes acções, de actos involuntários que fizeram mudar o rumo da História ou, em alguns casos, de actos de uma grande bravura e coragem, quase incompreensíveis aos olhos das pessoas de hoje. Descubra os 15 momentos em que Portugal mudou o mundo.

 

1. O ouro dos romanos

Estátua de Viriato em Viseu
Estátua de Viriato em Viseu

Foi na antiga Lusitânia que os romanos conseguiram reunir o ouro suficiente para financiar as suas campanhas de guerra na Britânia (actual Reino Unido) e na Gália (actual França). As consequências históricas são conhecidas: os romanos dominaram e moldaram a Europa de tal forma que as consequências desse domínio são sentidas ainda hoje.

 

2. A bancarrota de Veneza

Veneza
Veneza

Durante muitos séculos, antes de Portugal iniciar a sua expansão marítima, era os mercadores de Veneza que dominavam os mares e o comércio. A entrada de Portugal nas aventuras náuticas conduziram Veneza à bancarrota.

 

3. O forte golpe no Império Mongol

mongol

Com o domínio do comércio marítimo com o Oriente, Portugal deu a machadada final na rota terrestre desse comércio, a Rota da Seda. O declínio desta rota comercial conduziu ao fim do Império Mongol (um dos maiores de sempre) e à ascensão de outras civilizações.

 

4. A chegada das armas ao Japão

japan

Portugal chega ao Japão numa altura em que o país do Extremo Oriente se encontrava repleto de guerras civis entre vários clãs. Portugal introduziu as armas no Japão e, o clã que conseguiu essas armas, acabou por vencer todos os outros e manter-se no poder até aos dias de hoje. Para além disso, Portugal introduziu também muitas palavras de origem portuguesa no Japão.

 

5. O símbolo nacional da Índia

caril

Quem conhece a Índia associa o país ao caril. Na realidade, esta relíquia culinária só foi criada graças ao comércio com os portugueses, que introduziram naquele país alguns dos ingredientes necessários para o confeccionar.

 

6. O símbolo nacional da Inglaterra

Chá das 5
Chá das 5

Adivinhou: é o chá. E quem o introduziu em terras de sua majestade foram os portugueses. Foi também portuguesa, mas rainha de Inglaterra, a primeira a instituir o hábito do chá das 5h naquele país.

 

7. O símbolo nacional da Holanda

Tulipas-variegadas

Quando se fala na Holanda pensa-se logo em tulipas, certo? Sabia que foram os portugueses que introduziram as tulipas na Holanda? A tradição do cultivo de tulipas era comum nos países árabes. Portugal levou as tulipas dos Árabes até à Flandres, região que actualmente constitui o norte da Bélgica. A partir da Flandres, as tulipas conquistaram rapidamente o fascínio dos holandeses.

 

8. O outro símbolo nacional da Holanda

diamante22

Além das tulipas, são os diamantes. A Holanda é conhecida como o maior centro mundial de comércio de diamantes. Um comércio que começou quando Portugal levou diamantes das suas colónias para a Flandres e daí para a Holanda.

 

9. O símbolo nacional da Suiça

chocolatediet1 (1)

Se pensou no chocolate, acertou em cheio. E como entra Portugal na história? Foram os espanhóis que trouxeram o chocolate para a Europa. Os portugueses, como bons mercadores que eram, levaram esta iguaria para a Holanda (que se tornou na altura a referência mundial na produção de chocolate) e daí migrou para a Suiça. A influência portuguesa pode parecer um pouco forçada vista desde os dias de hoje, mas não é bem assim. Antes de Portugal levar o chocolate ao resto da Europa, a Espanha e a França tinham o monopólio do mercado, impedindo os outros países de aceder ao produto. Portugal quebrou esse monopólio.

 

10. A génese da maior jóia do império inglês

India (1)

A Índia foi considerada, durante muito tempo, como a jóia do Império Britânico. Os ingleses conseguiram conquistar este imenso país apenas porque possuíam o mais estratégico dos lugares: Bombaim. Acontece que Bombaim foi uma doação de Portugal à Inglaterra. Isso mesmo: uma doação. A cidade foi incluída no dote de Catarina de Bragança quando esta se casou com Carlos II de Inglaterra. Se a Inglaterra conseguiu construir um império, muito o deve a este “pequeno presente”.

 

11. Nem tudo são coisas boas

caravela1

A escravidão foi a maior das atrocidades cometidas pelos portugueses. Não há desculpas para tal atrocidade e nem seremos perdoados pelo simples factos de termos sido um dos primeiros países a abolir a escravatura. Mas o comércio de escravos universalizou o mundo. Para bem e para o mal, Portugal mudou para sempre a história de muitos países africanos e de todos os países da continente americano.

 

12. A expulsão dos muçulmanos da Europa

europa (1)

A Europa afirmou-se com um continente cristão e, através de sucessivas guerras, expulsou os muçulmanos do seu território. Portugal foi um dos primeiros países a conseguir fazê-lo. E depois de o ter conseguido, ainda foi ajudar a Espanha e também alguns países dos Balcãs na sua luta contra os muçulmanos do Império Otomano.

 

13. A expansão do Cristianismo

brasil2

Portugal foi um dos grandes responsáveis pela expansão da fé cristã. Na época dos Descobrimentos, além de mercadores e aventureiros, iam também padres a bordo das naus. Essa expansão não foi nada pacífica e as crueldades foram muitas, mas o impacto em muitos países foi imenso.

 

14. O início da Era industrial

proletariado

Foi graças a uma péssima gestão do ouro brasileiro que a Inglaterra iniciou a Era Industrial e assim mudou o mundo para sempre. Como? A resposta é complexa, mas simplificando: Portugal geriu muito mal as suas dívidas e o muito ouro que chegava do Brasil e, em vez de investir em território nacional, usou o ouro para comprar produtos ingleses. E com esse ouro a Inglaterra deu origem a uma das maiores transformações da História mundial.

 

15. 32 idiomas foram criados pelos portugueses

lingua1

Sim, o número está correcto. Existem 32 idiomas que tiveram origem na língua portuguesa e esses idiomas espalham-se desde a América do Sul, passam pela África e vai até ao Sudoeste asiático. Um tesouro imenso aliado a uma imensa comunidade de falantes de português que, no fundo, terá sido a melhor coisa que Portugal deu ao mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here