Início Viagens Os 15 melhores locais para visitar em Salamanca

Os 15 melhores locais para visitar em Salamanca

É património mundial da UNESCO e é uma das cidades com mais monumentos históricos em toda a Espanha. Estes são os melhores locais para visitar em Salamanca.

1129
0
Salamanca

 

A belíssima Salamanca é uma cidade jovem e antiga ao mesmo tempo: jovem, para os muitos estudantes que frequentam a universidade da cidade, um centro de ensino superior há centenas de anos. E “velho” por causa do mar de edifícios que se avista quando se observa a paisagem urbana. Estes palácios dos séculos XV e XVI, edifícios universitários e igrejas são feitos de pedra de Villamayor, um arenito de cor bege claro que parece ficar dourado quando o sol está baixo. Isso deu a Salamanca a alcunha de “La Dorada”. Estes são os melhores locais para visitar em Salamanca, na Espanha. Faça o seu roteiro e desfrute de uma das mais bonitas e antigas cidades de Espanha.

 

1. Catedral Velha

Catedral Velha
Catedral Velha

Salamanca é uma cidade com duas catedrais ligadas entre si. A mais antiga das duas foi erguida entre os anos 1100 e 1200 e tem uma encantadora combinação de dois estilos: romanesco e gótico. Há muito para atrair o olhar para o interior, mas nada tão bonito como o retábulo do século XV, com 53 painéis pintados que retratam o ciclo de vida da Virgem Maria e de Jesus.

 

2. Catedral Nova

Catedral Nova
Catedral Nova

O novo parceiro da antiga catedral foi concluído em 1700 e também tem uma mistura de estilos. Na época em que foi construída, o estilo barroco era popular, mas as autoridades de Salamanca queriam que a nova construção se harmonizasse com a antiga, tendo, por isso, escolhido uma aparência gótica. No interior, veja as pinturas renascentistas de João Baptista e da Virgem Maria.

 

3. Casa das Conchas

Casa das Conchas
Casa das Conchas

A casa da biblioteca da cidade é um maravilhoso palácio gótico, que encapsula o estilo espanhol plateresco. Os edifícios platerescos têm fachadas extremamente decorativas projectadas para se assemelharem a talheres, com acenos aos estilos mouro, lombardo e florentino. No caso da Casa das Conchas, as paredes externas encontram-se enfeitadas com conchas de vieira.

 

4. Centro histórico

Centro histórico
Centro histórico de Salamanca

Ao percorrer as seculares ruas de pedra, ficará surpreso com o volume de edifícios renascentistas, góticos, barrocos e de estilo mouro, sendo que a maioria deles parecem realmente novos. Há aqui mais de 20 palácios, quase todos reportando ao Século de Ouro Espanhol. Se estiver a ver as paisagens com os mais pequenos, poderá torná-las um pouco mais divertidas se embarcar no comboio turístico, que parte da Plaza de Anaya a cada meia hora no Verão.

 

5. Universidade de Salamanca

Universidade de Salamanca
Universidade de Salamanca

Fundada em 1134, esta instituição é a universidade mais antiga do país e a quarta mais antiga da Europa. Ao mesmo tempo, foi uma dos mais prestigiadas do mundo e hoje é a principal razão pela qual Salamanca é um destino privilegiado para pessoas que querem aprender a língua espanhola. Encontrará, ainda, uma estátua de Luís de León, um dos escritores mais importantes durante o renascimento espanhol e um dos muitos ex-alunos influentes da universidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here