Início Viagens Os 15 locais mais bonitos do Minho

Os 15 locais mais bonitos do Minho

É uma das mais antigas e genuínas províncias de Portugal e dela fazem parte lugares de encantar. Conheça os 15 locais mais bonitos do Minho.

415070
7

10. Sistelo

A aldeia de Sistelo situa-se no concelho de Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gêres, junto à nascente do rio Vez. Famosa pelas suas paisagens em socalcos, onde se cultiva o milho e pasta o gado, a aldeia encontra-se muito bem preservada, tendo sido recuperadas as casas típicas de granito, os espigueiros e os lavadouros públicos.

Sistelo – Rui Videira

O Castelo de Sistelo, ex-líbris da aldeia, merece uma cuidadosa visita: trata-se de um palácio de finais do século XIX onde viveu o Visconde de Sistelo. Deambule pelas ruelas de Sistelo e aprecie a Igreja Paroquial, a Casa do Visconde de Sistelo, a Ponte Romana e o Moinho, a ponte de Sistelo de jusante, a Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos e as Capelas de Santo António, de São João Evangelista, da Senhora dos Remédios e da Senhora do Carmo.

Padrão, Sistelo – Rui Videira

Não deixe de subir ao miradouro do Chã da Armada para admirar a magnífica vista panorâmica! Se é apreciador de caminhadas na natureza, percorra o Trilho das Brandas de Sistelo (10 km), que tem início na aldeia, e fique a conhecer as brandas de Rio Covo, em Sistelo, do Alhal, no Padrão, e da Cerradinha, terrenos que, durante o verão, serviam de apoio à pastorícia. O artesanato característico da aldeia é composto pelas meias redondas de lã e pelos aventais de lã.

 

11. Vilar da Veiga

Em constituição é a freguesia mais recente do concelho, dado que foi erigida no século XVIII, e só em 1855 integrou-se na constituição territorial de Terras de Bouro.

Vilar da Veiga – Rui Videira

Terá nascido de uma quinta burguesa no século XIII, como referem as Inquirições de 1258. Vilar da Veiga está localizada na margem Sul da serra do Gerês e separada da freguesia de Rio Caldo pelo rio Gerês, o afluente do rio Cávado, que a delimita a Sul.

Vilar de Veiga – Gerês

À semelhança da existência da freguesia, a Matriz é uma edificação recente, com altar-mor e os colaterais em estilo Barroco, sendo o orago Santo António. Do conjunto de capelas surge em invocação a S.ª das Angústias e S.ª da Saúde, no lugar de Vilar, Santa Marinha, na Ermida e capela de Santa Eufémia, nas termas que funcionou como capela real, mandada edificar por D. João V.

 

12. Barcelos

Barcelos é uma bonita cidade do Norte do País, sede de um grande município, banhada pelo rio Cávado, bem no coração da região Minhota, muito famosa pelos seus produtos artesanais, mormente de olaria e cerâmica, com o famoso Galo de Barcelos, já transformado em símbolo nacional.

Barcelos

Terra de rica história e fortes tradições é, também, dona de um património fenomenal, como é visível mal se chega à cidade através da sua Ponte do século XIV, ou na sua Igreja Matriz (século XIII), na Torre de Menagem (século XV), no românico/gótico Pelourinho, nas Igrejas de Nossa Senhora do Terço, da Misericórdia e do Bom Jesus da Cruz ou mesmo nas ruínas do Paço dos Duques de Bragança ou dos Condes de Barcelos onde está instalado o Museu Arqueológico.

Barcelos

Célebre pela sua olaria, não faltam em Barcelos lojas de artesanato com autênticas obras de arte, e a muito afamada Feira semanal, realizada no antigo Largo da Feira e com origens no século XV, onde se vende de tudo um pouco. A não perder é a Festa das Cruzes, anualmente em inícios de Maio, realizada já desde o século XVIII. Bem interessante em Barcelos é o Museu de Olaria e o Centro de Artesanato.

7 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns! A página é maravilhosa! Cada dia que leio e vejo as fotos que postam, fico mais apaixonada por esse país! Tudo é tão romântico, tão impecavelmente preservado… me encantam e me dão vontade de estar em cada linda aldeia destas que acabei de ver e ler sobre elas. Estive em Lisboa, mas infelizmente de passagem, pois era conexão para a Suiça; mesmo assim o que pude vislumbrar do avião me fez querer voltar para conhecer Portugal com calma e tempo. Com certeza uma oportunidade surgirá! Abraços

  2. pAIS MARAVILHOSO QUE NOS SURPREENDE E FASCINA COM SUAS PAISAGENS TÃO LINDAS E DIVERSAS !! NOS ENCHE A ALMA DE ORGULHO POR SABER QUE NOSSOS ANTEPASSADOS FIZERAM PARTE , DE SUA TÃO RICA E BRAVA HISTÓRIA !!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here