Início Viagens Os 15 locais mais bonitos do Minho

Os 15 locais mais bonitos do Minho

É uma das mais antigas e genuínas províncias de Portugal e dela fazem parte lugares de encantar. Conheça os 15 locais mais bonitos do Minho.

414791
7

4. Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez é uma lindíssima vila, sede de concelho, do Alto Minho, rodeada de natureza verdejante e banhada pelo bonito Rio Vez, está inserida no único Parque Nacional do País: o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Valeta – Arcos de Valdevez

Com ocupação humana desde tempos pré-históricos, como o testemunham os diversos achados arqueológicos de espaços funerários pré-históricos, que incorpora cerca de uma dezena de monumentos distribuídos por uma zona planáltica, destacando-se o Núcleo Megalítico do Mezio, que vale a pena conhecer.

Arcos de Valdevez

A terra é visivelmente fértil e a vila encantadora, com as suas ruas e casario irregular, velhas mansões e igrejas, como a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, de 1767, em estilo barroco, e a bonita Igreja Matriz. A não perder é o antigo Campo da Feira, desde 1456, à beira rio, proporcionando bonitas paisagens e paz de espírito.

 

5. Caminha

Caminha é uma bonita vila do Norte de Portugal, sede de município, localizada bem na foz do Rio Minho, num local abençoado pela natureza, fronteiriça com Espanha. Na região diversos monumentos megalíticos, tendo a cultura Castreja deixado uma forte herança. Suevos e Romanos deixaram também a sua marca, estes últimos dotando a região de pontes, caminhos e outros monumentos.

Caminha

Esta vila histórica, de ruas que respiram história, por entre casas típicas de dois andares, e outras brasonadas, denotando a importância politica e comercial da localidade, possui diversos locais de interesse, como a Foz do Rio Minho, que possibilita paisagens belíssimas. De facto, toda a faixa costeira do concelho de Caminha possui praias de grande beleza, extensos areais e uma luminosidade muito própria.

Caminha

Na vila destacam-se o que resta do Castelo e muralhas defensivas, a bonita Igreja Matriz do século XV, a da Misericórdia do século XVI, o curioso conjunto de casas manuelinas e renascentistas na pitoresca Rua Direita, conhecidas pelas “oito casas”, e aquele que é um símbolo da cidade (a par da idílica foz): a Torre do Relógio, a única existente das três portas de entrada na vila do Castelo, que constituía o principal acesso da vila. Frente à Torre do Relógio, o renascentista Chafariz do Terreiro.

 

6. Soajo

A vila de Soajo, característica nas suas formas particulares de vivência e organização social e económica, é provavelmente um dos destinos concelhios mais divulgados e conhecidos, integrando uma área geográfica que foi concelho até à reforma liberal do século XIX.

aldeias mais bonitas do Minho
Espigueiros do Soajo – Carlos Ventura

A aldeia do Soajo é também famosa pelo vasto conjunto de espigueiros erigidos sobre uma enorme laje granítica, usada pelo povo como eira comunitária. O mais antigo data de 1782. Estes monumentos de granito foram construídos na altura em que se incrementou o cultivo do milho e serviam para proteger o cereal das intempéries e dos animais roedores.

Soajo – António Gomes

As suas paredes são fendidas para que o ar circule através das espigas empilhadas. No topo são geralmente rematados por uma cruz, que significa a invocação divina para a protecção dos cereais. Parte destes espigueiros são ainda hoje utilizados pelas gentes da terra.

7 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns! A página é maravilhosa! Cada dia que leio e vejo as fotos que postam, fico mais apaixonada por esse país! Tudo é tão romântico, tão impecavelmente preservado… me encantam e me dão vontade de estar em cada linda aldeia destas que acabei de ver e ler sobre elas. Estive em Lisboa, mas infelizmente de passagem, pois era conexão para a Suiça; mesmo assim o que pude vislumbrar do avião me fez querer voltar para conhecer Portugal com calma e tempo. Com certeza uma oportunidade surgirá! Abraços

  2. pAIS MARAVILHOSO QUE NOS SURPREENDE E FASCINA COM SUAS PAISAGENS TÃO LINDAS E DIVERSAS !! NOS ENCHE A ALMA DE ORGULHO POR SABER QUE NOSSOS ANTEPASSADOS FIZERAM PARTE , DE SUA TÃO RICA E BRAVA HISTÓRIA !!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here