Início Sociedade Os 12 municípios mais ricos de Portugal

Os 12 municípios mais ricos de Portugal

São dados do INE e permitem concluir que, mesmo com surpresas, a riqueza está distribuídas de forma muito desigual. Os 12 municípios mais ricos de Portugal.

231776
4

9. Aveiro (índice 123.5)

A cidade de Aveiro é capital de Distrito, situa-se na região centro, tem cerca de 60 mil habitantes, é também sede de município, com uma área de 199 quilómetros quadrados e 73 626 habitantes, distribuídos por 14 freguesias. A elevação de Aveiro a cidade, verifica-se em 1759, no reinado de D. José I. Aveiro, devido à situação geográfica, junto à Ria de Aveiro, com exploração das salinas, a pesca e o comércio marítimo, fixou a população nesta zona e já existia antes da formação da nacionalidade, vindo a ser elevada a vila, no século XIII, mas o primeiro foral atribuído à vila, data de 1515, no reinado de D. Manuel.

Aveiro
Aveiro

Uma característica de Aveiro, era o barco Moliceiro, uma embarcação destinada à recolha e transporte do moliço, que cresce no leito da Ria de Aveiro, actualmente estes barcos fazendo visitas guiadas para turistas. Património: Igreja de Jesus, Capela do Senhor das Barrocas, Capela de S. Gonçalinho, Igreja das Carmelitas, Igreja de S. Domingos, Igreja de Sto. António, Igreja do Carmo, Igreja da Nossa Senhora da Apresentação, Igreja da Misericórdia.

 

8. Cascais (índice 125.59)

Situado entre o Oceano Atlântico e a Serra de Sintra, o concelho de Cascais foi, desde sempre um importante centro turístico, tendo recebido durante e depois da II Guerra Mundial um elevado número de refugiados e exilados, de entre os quais se destacam os Condes de Barcelona, o Rei Humberto II de Itália, Carol II da Roménia e inúmeras figuras do panorama desportivo e cultural. Na segunda metade do século XII Cascais era uma pequena aldeia de pescadores e lavradores e daí parece derivar o topónimo Cascais, plural de cascal (monte de cascas), o que se deve relacionar com a abundância de moluscos marinhos aí existentes.

Cascais
Cascais

Desde as suas praias convidativas à prática de desportos náuticos, ao seu riquíssimo património histórico / cultural, à paisagem majestosa do parque natural Sintra – Cascais, às noites animadas, muitas são as opções e oportunidades de divertimento e lazer no Concelho de Cascais. Cascais possui cerca de 15 Km de extensão de praias, que se iniciam na concorrida Praia de Carcavelos, onde termina o estuário do Tejo, passando pela praia da Parede, conhecida pelos efeitos terapêuticos das suas águas ricas em iodo. Impossível seria deixar de referir a cosmopolita zona do Estoril, onde se destaca a praia do Tamariz, situada no enfiamento da Alameda do Casino, ladeada por magníficos Palacetes.

 

7. Sines (índice 128.03)

Sines tem tido um crescimento visível ao longo dos anos, sendo um importante complexo portuário-industrial. A vasta oferta turística também tem contribuído para o seu crescimento. Situada na costa e inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a cidade de Sines atrai imensos visitantes principalmente no Verão.

Sines
Sines
Um centro piscatório que nos convida a provar a rica gastronomia em peixe fresco e marisco, aliada a iguarias típicas do Alentejo litoral, sugerem-nos uma visita para descobrir a história da cidade. As suas praias e o seu património histórico são razão para descobrir Sines.

4 COMENTÁRIOS

    • Tenho parentes ai em Portugal, um abraço à todos em Portugal.
      Gostei muito dos vídeos, é maravilhoso. Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here