Início Viagens Os 12 melhores locais para visitar no Funchal

Os 12 melhores locais para visitar no Funchal

O que ver no Funchal? Situada na Pérola do Atlântico, Madeira, há muito para descobrir nesta bela cidade. Os melhores locais para visitar no Funchal.

10398
1

9. Museu de Arte Sacra do Funchal

O Museu de Arte Sacra do Funchal encontra-se dentro do antigo palácio arcebispal, construído em 1600. O seu encantador pátio empedrado e a grande escadaria da entrada foram construídos durante as reformas realizadas nos anos 1748 e 1757. No primeiro andar encontrará uma colecção de trajes religiosos, objectos de prata e figuras religiosas recolhidas nas igrejas da Madeira. Alguns destes objectos pertencem aos primeiros anos de colonização da ilha, como é o caso de uma cruz de processos judiciais, doada pela Sé (Catedral) do Funchal pelo rei Manuel I, que reinou desde 1490 até 1520.

Museu de Arte Sacra do Funchal
Museu de Arte Sacra do Funchal

Contudo, os objectos mais valiosos deste museu encontram-se expostos no andar superior. Poderás desfrutar da sensibilidade de algumas bonitas figuras de madeira pintada, que representam a Virgem e o Menino, além de grandes obras de pintura flamenga dos séculos XV e XVI. Algumas das colecções de pintura expostas incluem os retratos dos doadores, comerciantes que fizeram uma fortuna com o comércio do açúcar. Entre eles destaca-se o retrato de um comerciante italiano chamado Simon Acciaiuoli, que aparece ajoelhado com a sua mulher Mary Drummond, numa representação da Descida da Cruz. Noutro retrato pode-se ver Simon Gonçalves da Câmara, neto do próprio Zarco, descobridor da Ilha da Madeira.

 

10. Museu Cristiano Ronaldo

O Museu CR7 é um museu português onde está retratada a história do futebolista português Cristiano Ronaldo e que se situa numa das principais zonas turísticas da cidade do Funchal, Madeira. O espaço original do museu compreendia uma área de 400 metros quadrados e situava-se na rua Imperatriz Dona Amélia. A 6 de Junho de 2016, abriu portas num novo espaço, na praça do Mar, com 1 400 metros quadrados e integrado no hotel construído numa parceria entre Cristiano Ronaldo e o Grupo Pestana. A inauguração oficial do novo espaço deu-se a 1 de Julho de 2016 com a presença de Cristiano Ronaldo, do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e o presidente do Grupo Pestana, Dionísio Pestana.

Museu Cristiano Ronaldo
Museu Cristiano Ronaldo

O chão do actual museu, à semelhança do anterior, é em calçada portuguesa e decorado com o logótipo do museu. Da exposição fazem parte fotografias e vídeos emblemáticos da carreira do atleta e uma estátua de cera. No museu estão presentes todos os troféus juvenis e profissionais conquistados ao serviço dos seus clubes – Andorinha, Nacional, Sporting, Manchester United e Real Madrid – e da selecção nacional. O museu é patrocinador oficial do Clube de Futebol União, mais conhecido por União da Madeira. Em frente ao museu encontra-se uma estátua em bronze do jogador de futebol, executada pelo escultor madeirense Ricardo Velosa.

 

11. Fortaleza São João do Pico

A Fortaleza de São João Baptista, também conhecida como Fortaleza de São João do Pico, encontra-se situada a uns 111 metros por acima do nível do mar, na cidade do Funchal. A fortaleza foi construída no século XVII para servir como armazém de pólvora da cidade. Em meados do século XX passou a pertencer à Marinha, e foi instalado um Centro de Comunicações da Armada. Devido ao grande número de antenas, a povoação passou a chamá-la de Fortaleza do Pico-Rádio.

Fortaleza São João do Pico
Fortaleza São João do Pico

Actualmente, vale a pena visitá-la, para passear pelas suas muralhas, a partir das suas ruas obterás uma vista maravilhosa sobre o Funchal e os bosques que rodeiam a cidade. Dentro da fortaleza, encontra-se uma pequena sala de exposições onde é exibida uma colecção de gravuras que mostra a história deste castelo.

 

12. Museu de História Natural

O Museu de História do Funchal, antes conhecido como Museu Municipal do Funchal, encontra-se no Palácio de São Pedro, um palácio urbano de arquitectura de estilo barroco do século XVIII, onde viveram os Condes de Carvalhal durante o século XIX. Hoje em dia, o dito palácio expõe uma colecção valiosa da flora, da fauna e da geologia do arquipélago da Madeira, com mais de 41.000 exemplares de espécies animais.

Museu de História Natural
Museu de História Natural

Este museu é o mais antigo, aberto ao público, do arquipélago da Madeira, tendo sido inaugurado em 1933. No piso da entrada conta com um aquário de quinze tanques para exposição, em que encontrará representados os elementos mais importantes da fauna marítima da zona da Madeira. Fora do edifício há um jardim de plantas aromáticas e medicinais que ocupam um total de 560 m2, onde, podes também observar plantas nativas da ilha e do arquipélago.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here