Início Viagens Os 12 melhores locais para visitar na Covilhã

Os 12 melhores locais para visitar na Covilhã

Bem próxima da Serra da Estrela, uma localidade com muito para saborear e descobrir. Estes são os melhores locais para visitar na Covilhã.

15595
0

5. Parque Natural da Serra da Estrela

Esta é a maior e das primeiras áreas protegidas do país. Aqui é possível desfrutar da grandiosa e agreste paisagem da serra, moldada pela natureza mas também pelo homem, que assim ao longo dos tempos soube respeitar o meio que o envolvia. Em pleno Parque Natural o pastoreio e a agricultura convivem harmoniosamente com um sem-número de espécies de fauna e flora.

Serra da Estrela
Serra da Estrela

Cobrindo uma parte significativa da montanha, a área inclui algumas espécies únicas no país. Destacamos algumas espécies, como o lobo, o javali, a lontra, a raposa, a lagartixa-de-montanha, a cegonha negra, os narcisos e as orquídeas selvagens, espécies estas, que poderá encontrar aquando de um percurso pedestre, uma das tantas actividades que a serra lhe oferece.

 

6. Museu dos Lanifícios

O Museu de Lanifícios, também designado de MUSLAN, constitui um Centro da Universidade da Beira Interior, organismo com autonomia administrativa e financeira tutelada pelo Ministério da Educação e Ciência. “Os fios do passado a tecer o futuro” é o lema do Museu de Lanifícios que, de acordo com este princípio, defende uma “conservação activa” do património que tem à sua guarda.

Museu dos Lanifícios
Museu dos Lanifícios

Ao visitá-lo pode, através da singularidade, autenticidade e exemplaridade dos testemunhos nele preservados, conhecer melhor uma das mais antigas indústrias: a de lanifícios, que começou por se afirmar como um puro ato de sobrevivência da espécie humana e foi assumindo, ao longo dos tempos, uma crescente qualidade e expressão artística, que têm acompanhado o desenvolvimento das nossas sociedades até ao presente.

 

7. Museu do Queijo

Localizado na freguesia de Peraboa este museu deseja homenagear a pastorícia e, sobretudo, o queijo. De dentro para fora, o Museu do Queijo pretende difundir as tradições, o brado dos campos férteis, o pastor, os rebanhos e a transumância.

melhores queijos de portugal
Queijo da Serra da Estrela

O Museu do Queijo é uma verdadeira viagem sensorial tanto à volta do Queijo da Serra da Estrela, como pelas planícies da Cova da Beira, noutros tempos conhecida como Vale dos Judeus. Este Museu é único em Portugal e dá a conhecer, numa primeira fase, a fauna e a flora no contexto da Serra da Estrela.

 

8. Lagoa Comprida

A Lagoa Comprida é a mais conhecida e a maior das lagoas do maciço superior da Serra da Estrela. Construída a partir de uma lagoa natural, constitui o principal reservatório de água da serra da Estrela. Na vertente norte da lagoa observa-se um dos mais interessantes campos de blocos erráticos da Serra da Estrela. Estes blocos de granito foram transportados pelos glaciares e abandonados aquando da fusão e recuo do gelo. Este era um antigo glaciar com um quilómetro de extensão. Aproveitando o covão, iniciou-se em 1912 a construção da barragem. Em 1914 tinha uma altura de seis metros e em 1934 atingia os 15 metros. Actualmente, desde 1965, tem uma altura de 28 metros.

Lagoa Comprida
Lagoa Comprida

É uma barragem do tipo gravidade, formada por três arcos de alvenaria de granito com 1200 metros de desenvolvimento. A albufeira tem a capacidade de cerca de 12 milhões de m3 de água, e inunda uma área de 800.000 m2. Nesta lagoa desaguam dois túneis: o do Covão do Meio, com 2354 metros que desvia a água das encostas do Planalto da Torre e o do Covão dos Conchos com 1519 metros que desvia as águas da Ribeira das Naves. A barragem de Lagoa Comprida localiza-se no concelho de Seia, distrito de Guarda. Situa-se na ribeira da Lagoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here