Início Viagens Os 12 melhores locais para visitar em Viseu

Os 12 melhores locais para visitar em Viseu

Situada no Centro de Portugal e repleta história e de cantos e recantos para descobrir. Estes são os melhores locais para visitar em Viseu.

24232
0

9. Museu do Quartzo

O Museu do Quartzo é único no mundo e foi idealizado pelo prestigiado geólogo Galopim de Carvalho, situando-se num antigo local de extracção do quartzo. Nas palavras deste conceituado especialista, o Museu do Quartzo, situado no Monte de Santa Luzia, em Viseu, pode converter-se num centro de investigação deste minério, a nível mundial!

Museu do Quartzo

O aproveitamento deste recurso deixou uma cratera, como que uma janela aberta na crosta terrestre que vale a pena observar. Por solicitação da Câmara Municipal de Viseu, o Museu Nacional de História Natural, da Universidade de Lisboa, concebeu um projecto de valorização do sítio, envolvendo a sua aceitação como um geomonumento.

 

10. Museu de Arte Sacra

Integrado na Catedral, o espaço de exposição do Tesouro localiza-se no segundo piso, compreende o coro-alto e três salas situadas numa das alas do Claustro Superior, entre as quais a Sala do Cabido e duas salas com elementos arquitectónicos do período medieval.

Museu de Arte Sacra

A estas áreas de exposição associam-se mais dois espaços, particularmente interessantes do ponto de vista arquitectónico, mas também por constituírem miradouros, a partir dos quais se pode fruir de uma vista panorâmica sobre a cidade de Viseu em diferentes perspectivas, numa abrangência urbana e natural. Dependendo da hora do dia e das condições atmosféricas estes dois locais convidam a parar, a estar e a observar o encanto e a beleza da cidade.

 

11. Bar de Gelo de Viseu

Na criação do Bar de Gelo Viseu, localizado no Palácio do Gelo Shopping, foram utilizadas toneladas de gelo provenientes dos glaciares do Canadá. Para proporcionar uma experiência verdadeiramente insólita, este bar oferece mais do que paredes feitas desse material: todo o mobiliário, incluindo os candeeiros, os copos onde são servidas as bebidas e a magnífica decoração, composta por diversas esculturas, são de gelo translúcido.

Bar de Gelo de Viseu
Bar de Gelo de Viseu

Neste ambiente original, onde as temperaturas descem entre os 5 e os 12 graus negativos, a temática da sala, a iluminação e as esculturas são renovadas pelo menos uma vez ao ano, para que, cada vez que regressar ao espaço, se divirta com algo diferente. A duração de uma visita ronda os 30 minutos.

 

12. Igreja dos Terceiros de São Francisco

A Igreja dos Terceiros de São Francisco é uma construção barroca do século XVIII que está localizada no Parque Municipal Aquilino Ribeiro da cidade de Viseu, Portugal. Destaca-se do seu interior os abundantes dourados barrocos e os painéis de azulejos que representam a vida de São Francisco.

Igreja dos Terceiros de São Francisco

A sua fachada é fruto da mestria do arquitecto António Mendes Coutinho, natural da cidade de Lamego e discípulo de Nasoni. O corpo principal desta igreja é marcado por dois pilares e rematado por um frontão ondulado, um jogo de curvas e contracurvas ao bom gosto da estética barroca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here