Início Viagens Os 12 melhores locais para visitar em Vila Viçosa

Os 12 melhores locais para visitar em Vila Viçosa

É um dos locais mais bonitos do Alentejo e foi escolhida para residência da família real. Estes são os melhores locais para visitar em Vila Viçosa.

7104
3

5. Igreja de São João Evangelista

Na Praça da República ergue-se este templo seiscentista, também conhecido como Igreja do Colégio ou de São Bartolomeu, edificado por ordem dos Duques de Bragança (1636), para acolher o colégio jesuíta de São João Evangelista, fundado anos antes, em 1601. A imponente fachada, revestida com os mármores da região, é rasgada por três ordens de janelas e o mesmo número de portais, ladeados por colunas dóricas.

Igreja de São João Evangelista
Igreja de São João Evangelista

Flanqueada por duas torres sineiras quadrangulares, conta ainda na fachada com o relógio ali colocado em 1822 pela autarquia. No seu interior, o templo é um exemplar clássico da arquitectura barroca, destacando-se o retábulo do altar-mor feito em talha dourada pelo calipolense Bartolomeu Gomes em 1726.

 

6. Santuário de Nossa Senhora da Conceição

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa é também conhecido por Solar da Padroeira, por nele se encontrar a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal. A igreja, que é simultaneamente Matriz de Vila Viçosa, fica situada dentro dos muros medievais do castelo da vila, não se podendo porém precisar a data exacta da sua fundação, sendo que a existência da matriz é já assinalada na época medieval. O edifício actual resulta da reforma levada a cabo em 1569, reinando D. Sebastião, sendo um amplo templo de três naves, onde o mármore regional predomina como material utilizado na construção. Segundo a tradição, a imagem da padroeira terá sido oferecida pelo Condestável do Reino, D. Nuno Álvares Pereira, que a terá adquirido em Inglaterra. A mesma imagem teve a honra de, por provisão régia de D. João IV, referendada em cortes gerais, ter sido proclamada Padroeira de Portugal, em 25 de Março de 1646. A partir de então não mais os monarcas portuguesas da Dinastia de Bragança voltaram a colocar a coroa real na cabeça.

Santuário de Nossa Senhora da Conceição
Santuário de Nossa Senhora da Conceição

A notável imagem, em pedra de ançã, encontra-se no altar-mor da igreja, estando tradicionalmente coberta por ricas vestimentas (muitas delas oferecidas pelas Rainhas e demais damas da Casa Real). Ainda em 6 de Fevereiro de 1818 o Rei D. João VI concedeu nova benesse ao Santuário, erigindo-o cabeça da nova Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, agradecendo à Padroeira a resistência nacional às invasões francesas. Neste Santuário nacional estão sediadas as antigas Confrarias de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e dos Escravos de Nossa Senhora da Conceição.

 

7. Igreja e Convento dos Capuchos

A igreja conventual, dedicada a Nossa Senhora da Piedade, é uma construção barroca de setecentos. A entrada é vedada por gradeamento em ferro forjado do século XVIII e no seu interior três nichos emoldurados conservam as figuras em terracota de S. Francisco, Santo António e S. Bernardino de Siena.

Igreja e Convento dos Capuchos
Igreja e Convento dos Capuchos

No alpendre, antes da entrada na igreja, surge-nos do lado esquerdo a capela do trânsito de São Francisco, erigida no reinado de D. João V e que constitui um dos elementos mais curiosos do edifício. No seu interior são apresentadas quatro figurações iconográficas concebidas em barro cozido e policromado. Numa dessa cenas, S. Francisco é chorado, no seu humilde leito de morte, por oito frades ajoelhados

 

8. Museu do Mármore

O Museu do Mármore está instalado num edifício centenário da antiga estação conhecida como Caminhos de Ferro, na localidade de Vila Viçosa, no Alentejo, Portugal. O magnífico mármore Português chega a todo o Mundo, oriundo das pedreiras de Vila Viçosa, Borba e Estremoz. A sua qualidade superior permite a exploração desde o período romano. Mármore, do latim marmor, ou seja, pedra de qualidade ou pedra branca, é das mais fortes marcas portuguesas.

Tendo como grande desígnio a promoção do Mármore Português e a percepção sobre os processos de extracção e transformação desta rocha ornamental de Qualidade, o Museu do Mármore de Vila Viçosa abriu as suas portas em Outubro de 2000 na antiga estação de comboios desta Vila. Este museu expõe,de forma didáctica, e ciclo do mármore desde a geologia, passando pela história, a extracção e a transformação do mármore. Aqui é possível contemplar a maquinaria utilizada durante a extracção, assim como várias peças de arte resultantes do trabalho nesta rocha ornamental. Em 2013, o Museu foi instalado na Pedreira da Gradinha, junto à saída para Borba.

3 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia.
    Agradecendo a correção, informo que o Museu do Mármore, em Vila Viçosa, foi transferido no ano 2000 da antiga Estação da CP para as instalações da antiga pedreira da Gradinha. Agrupa num só espaço os aspetos fundamentais e marcantes da indústria extrativa.
    A informação atualizada está no site do Município – http://www.cm-vilavicosa.pt.
    Os meus cumprimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here