9. Passos da Via Sacra
No século XVIII, mais especificamente em 1742, foram edificados Passos da Via Sacra com motivos decorativos de influência barroca: nicho de lintel recto, coroamento com volutas, rosetas, triângulos e lintel saliente, muito semelhante a uma cornija.

O conjunto é constituído por cinco passos, semelhantes entre si, espalhados pela povoação, sempre adossados a paredes: a Capela de São Sebastião, pano de muralha na Porta da Vila, entrada do castelo no Largo do Pelourinho, cabeceira da Igreja Matriz e outro junto à Porta Falsa, na Rua Dá Mesquita.
10. Sepulturas antropomórficas
Em torno das duas igrejas de Sortelha, especialmente na Igreja da Misericórdia, no exterior das portas, existem ainda abundantes vestígios de sepulturas escavadas na rocha. Os adros foram, durante muitos séculos, lugares privilegiados de enterramento dos defuntos. Era uma prática comum que atesta a antiguidade destes templos.

As sepulturas foram sendo abertas no afloramento granítico e algumas perduram actualmente bem conservadas, apresentando morfologia antropomórfica, oval ou rectangular. Existem de tamanho adulto e infantil. Com a colocação de pavimento na envolvente das igrejas muitas ficaram soterradas.
11. Residência Paroquial
O edifício que foi residência paroquial, situado na Rua Direita, é um dos melhores imóveis da Vila. Tem planta quadrangular, com dois pisos. Datável do séc. XVI, sofreu remodelação em 1756, conforme a data gravada no lintel da porta principal. Por cima desta uma composição apresenta uma cruz perolada e uma Cruz de Malta, pelo facto de um dos vigários ter sido Comendador da Ordem de Malta.

Uma das janelas do piso superior possui uma pequena cruz gravada no exterior do peitoril. Tem também uma interessante marca cruciforme na ombreira direita, assente sobre o anagrama de Cristo IHS.
12. Cabeça da Velha
Nesta região de acidentado relevo e de escasso revestimento vegetal abundam as formações graníticas de aspecto bizarro que, modelados pelos agentes erosivos naturais (vento e chuva), adquirem curiosas fisionomias de conotações fantasiosas que decoram e alegram o cenário envolvente a Sortelha.

Muitas delas possuem diversos topónimos sugestivos associados e até algumas lendas. Em Sortelha destaca-se a conhecida Cabeça da Velha, pela sua fisionomia que lembra um rosto envelhecido pela idade.