Início Viagens Os 12 melhores locais para visitar em Reguengos de Monsaraz

Os 12 melhores locais para visitar em Reguengos de Monsaraz

No Alentejo profundo, mesmo ao lado do grande lago do Alqueva e com muito para descobrir: os melhores locais para visitar em Reguengos de Monsaraz.

4606
0

5. Igreja Matriz de Santa Maria da Lagoa

A primitiva igreja gótica é construída na segunda metade do século XIII, sendo a sua referência mais antiga do tempo do rei D. Dinis. Em virtude da peste negra que assolou a região, a igreja original desaparece no reinado de D. João I, dando azo à construção de uma nova Matriz, uma vez que as reduzidas dimensões do edifício não permitiam o sepultamento da população local.

Monsaraz
Monsaraz

A construção da actual igreja matriz, da responsabilidade do arquitecto Pêro Gomes, é do século XVI, baseada no estilo renascentista, com três naves apoiadas em quatro colunas toscanas, onde predomina o xisto regional. O frontão encontra-se decorado com um painel de azulejos e encabeçado por uma Cruz da Ordem de Cristo, representativo de Nossa Senhora da Conceição. O altar-mor, composto por talha dourada, manifesta duas esculturas em madeira que representam Santo Agostinho e Santa Mónica. O seu interior está ornamentado com decorações artísticas dos séculos XVII e XVIII e com oito capelas laterais. É essencial destacar o túmulo de Gomes Martins Silvestre, primeiro alcaide e povoador de Monsaraz, construído em mármore de Estremoz, cuja face frontal mostra um cortejo fúnebre onde desfilam diversas figuras e no topo uma figura alusiva à actividade do cavaleiro templário.

 

6. Torre do Esporão

As primeiras referências à Herdade do Esporão, localizada no concelho de Reguengos de Monsaraz) remontam ao século XIII, época em que a propriedade se encontrava na posse de D. João Peres de Aboim, senhor de Portel e conselheiro de D. Afonso III. Quanto ao período em que foi edificada a Torre não existem certezas, mas é provável que tenha sido construída a mando de Álvaro Mendes de Vasconcelos, entre 1457 e 1490. Edificada no senhorio da família, tinha como grande propósito enaltecer a sua linhagem e a sua nova condição social que se encontrava em ascensão.

Torre do Esporão
Torre do Esporão

De formato quadrangular, a torre divide-se em três registos com fenestrações nos pisos superiores, harmonizadas simetricamente. Na fachada principal foi construída uma escadaria sobre um arco. A Torre foi entretanto objecto de um restauro, visando devolver-lhe a sua antiga e original traça. Hoje, no rés-do-chão da Torre pode visitar-se o Museu Arqueológico, onde estão expostos diversos achados do Esporão e peças do Complexo Arqueológico dos Perdigões.​

 

7. Praia Fluvial de Monsaraz

A Praia Fluvial de Monsaraz está situada no Centro Náutico de Monsaraz, inserida na albufeira de Alqueva, concelho de Reguengos de Monsaraz. É a primeira praia do Grande Lago Alqueva e foi inaugurada em Junho de 2017. Galardoada com a bandeira azul, recebeu também as classificações de Praia Acessível (acesso para pessoas com mobilidade condicionada) e Praia Saudável (normas de segurança e de qualidade do ambiente).

Praia Fluvial de Monsaraz
Praia Fluvial de Monsaraz

O espelho de água oferece uma piscina de 100 metros quadrados integrada numa estrutura flutuante, com solário, dividida em piscina infantil e adulta. A frente de praia tem 120 metros de extensão. O Centro Náutico disponibiliza bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água.

 

8. Convento da Orada

Situado perto da Aldeia do Telheiro, Reguengos de Monsaraz, no coração da planície Alentejana, a construção do Convento da Orada teve início em 1700, tendo na altura ficado inacabado até ser finalmente inaugurado em 1741. Este Convento albergou até aos princípios do séc. XIX a Ordem dos Agostinhos Descalços. Segundo a tradição local, este Convento está ligado a Dom Nuno Alvares Pereira, uma vez que se acredita que ele orou aqui antes das batalhas contra Castela.

Convento da Orada
Convento da Orada

Recuperado pela “Fundação Convento da Orada“ (orientada para a Salvaguarda do Património Arquitectónico, Cultural e Artístico) que aqui implementou uma escola, o Convento da Orada está hoje também adaptado a Hotel Rural e conta igualmente com um Museu Arqueológico e diversas salas para exposição ou eventos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here