Início Viagens Os 12 melhores locais para visitar em Pontevedra

Os 12 melhores locais para visitar em Pontevedra

É uma das cidades mais bonitas da Galiza, na Espanha, e atrai cada vez mais visitantes e turistas. Descubra os melhores locais para visitar em Pontevedra.

0

5. Campinho de Santa Maria

Até meados do século XIX a na zona hoje conhecida como “Campiño de Santa María” albergava um conjunto medieval, presidido pela torre de Tristán de Montenegro. A antiga muralha que rodeava a cidade, da que ainda hoje pervive um trecho nas proximidades, passava também por aqui mas como limitava o crescimento da cidade as autoridades autárquicas acordaram derrubar a muralha e os elementos anexos.

Campinho de Santa Maria

Este conjunto da vila medieval voltou ver a luz muito recentemente ao actuar sobre a escalinata da basílica. Ao iniciar-se as escavações começaram à descobrir-se um conjunto de edificações entre as que destaca a torre de Tristán e um importante trecho da muralha, ademais de um caminho pavimentado com cantos rodados e outras construções medievais. Actualmente a Câmara municipal esta reabilitando esta zona, na que se assentará o Museu Aberto do Campiño de Santa María, e um centro de interpretação, o Centro de Interpretação das Torres Arzobispales.

 

6. Igreja da Peregrina

Construída a partir de 1778, trata-se de uma das edificações mais simbólicas e relevantes da cidade. Obra do arquitecto português António Souto, é o santuário da patroa de Pontevedra. A obra foi paga pela Confraria da Nossa Senhora do Refúgio e Divina Peregrina. De planta quase redonda em forma de concha de vieira remata em cruz marcada pela cabeceira e a sacristia. A fachada barroca convexa com elementos neoclássicos do século XVIII (enquadrada por duas torres).

Igreja da Peregrina
Igreja da Peregrina

No corpo superior imagens de Santiago, São Roque e a Peregrina vestidos de peregrinos jacobeus, protectores dos fiéis que iam a Santiago pela rota portuguesa. Esta ornamentada fachada está precedida por um átrio com escadas, perimetrado por balaústres com pináculos. Também cabe destacar a fonte situada o pé das suas escadas. No interior do templo dá nas vistas o grão retábulo desenhado por Melchior de Prado a princípios do século XIX. Pode-se visitar durante todo o ano em horário de culto. O interior foi integramente restaurado em 2008.

 

7. Mosteiro de São Salvador de Lérez

O mosteiro de São Salvador ou São Benito encontra na comarca de Lérez onde o Caminho Português a Santiago coincide com a calçada romana. Foi fundado no século X pelos monges beneditinos. Perdeu-se o estilo românico da construção original. Na actualidade, a igreja é neoclássica com uma fachada barroca do século XVIII na que se encontra a imagem de São Benito.

Mosteiro de São Salvador de Lérez
Mosteiro de São Salvador de Lérez

No século XVI albergou um colégio de humanidades e filosofia no que estudiaram e ensinaram pessoas importantes como o Padre Sarmiento e o Padre Feijoo. Do seu interior cabe destacar a capela de São Benito, construída no ano 1700 e na que se pode observar uma formosa imagem do Salvador. Tem uma famosa romaria em honor a São Benito que se celebra o 11 de Julho e a que acodem cada ano centos de galegos.

 

8. Igreja de São Bartolomeu

Edificada entre 1696 e 1714, esta igreja jesuíta de estilo barroco segue as pautas estilísticas triunfantes em Roma nesse momento. No seu interior guarda-se um extraordinário conjunto de retábulos e esculturas, atribuídas a artistas da envergadura de Pedro de Mena, Gregorio Fernández, Pedro de Campo ou Bieito Silveira, entre outros das escolas compostelana e castelhana.

Igreja de São Bartolomeu
Igreja de São Bartolomeu

É preciso destacar a imagem da Virgem do Ó assim como a da Virgem da Madalena. O edifício contiguo, conhecido como Edifício Sarmiento, era a sede do Colégio da Companhia de Jesus até a sua expulsão em 1767; na actualidade pertence ao Museu de Pontevedra. São notáveis nele o claustro e, sobretudo, a grandiosa escada de 1722.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here