Domingo, Março 7, 2021
VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
Sem resultados
Ver todos os resultados
VortexMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Viagens

Os 12 melhores locais para visitar em Montalegre

VxMag por VxMag
Fev 10, 2019
em Viagens
0
Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

braga

Santuário do Bom Jesus: uma visita obrigatória em Braga

Jan 31, 2021
Porto

10 lugares no Porto que inauguraram na pandemia (e talvez ainda não conheça)

Jan 28, 2021
Rota das Faias

Rota das Faias: O Outono no Vale de Manteigas

Nov 9, 2020
Esposende

5 boas razões para visitar Esposende

Jan 3, 2021

9. Mosteiro de Pitões das Júnias

O Mosteiro de Santa Maria das Júnias, trata-se de um monumento com um significado histórico regional de excepcional valor científico e patrimonial. Implantado num magnífico vale, onde o planalto da Mourela e a Serra do Gerês se encontram, presume-se que este mosteiro tenha sido fundado no final do século IX por treze monges. Destinava-se a albergar frades beneditinos, tendo sido durante o século XII entregue à Ordem de Cister, e, após a extinção das ordens religiosas em Portugal, no ano de 1834, o convento foi abandonado e, alguns anos depois, deflagrou um incêndio que apenas deixou a igreja em pé.

Mosteiro de Pitões das Júnias
Mosteiro de Pitões das Júnias

A igreja, de nave única e cobertura de madeira, conserva ainda um interessante portal lateral românico, e um retábulo seiscentista, na capela-mor. Recentemente a organização do Parque Nacional da Peneda-Gerês promoveu uma intervenção arqueológica no claustro e na cozinha conventuais. Anualmente, a 15 de Agosto, há uma romaria a que acorrem os habitantes de Pitões das Júnias e das povoações vizinhas.

 

10. Cascata de Cela Cavalos

Cascata formidável onde os peixinhos nos vêm morder as pernas e onde a paz abunda. De fácil acesso basta que cheguemos à aldeia de Cela (localizada a poucos Kms da Paradela), atravessa-se a aldeia e estaciona-se junto da capela, sítio de onde se tem uma vista única sobra o vale e rio.

Cascata de Cela Cavalos
Cascata de Cela Cavalos (António Cunha)

É daí, que começa a melhor parte, mochila às costas e anda-se cerca de meia hora, quase sempre a descer e com uma vista fantástica até que se começa a ouvir o som de água. Anda-se mais um pouco até atravessar uma ponte que repousa à sombra de uma grande árvore… assim que a ponte é atravessada, basta que passemos as árvores do nosso lado direito e damos de frente com a beleza e a imponência desta bela cascata que nos reserva muito agradáveis surpresas assim que a começamos a subir.

 

11. Serra do Larouco

Situada na zona da raia correspondente ao concelho de Montalegre em Trás-os-Montes, a Serra do Larouco faz parte do complexo montanhoso da Peneda-Gerês e é a terceira maior elevação de Portugal, atingindo os 1527 metros de altitude no seu cume. Num planalto granítico que se estende por 10 quilómetros, a Serra de Larouco apresenta uma paisagem que nos oferece a atmosfera escarpada de Trás-os-Montes pintada pela presença de matos de giesta e a icónica urze transmontana juntamente com zonas de pastagem e a presença de carvalhos, pinheiros, castanheiros e vidoeiros, criando zonas de arvoredo que nos remetem ao Minho, reflectindo a sua localização entre os dois mundos.

Esta pitoresca paisagem é habitada por aves de rapina, lobos ibéricos, corços, raposas, javalis e por uma notável presença de répteis como lagartos e cobras. Nas zonas de maior concentração de matos de giesta e urze fica-se com a sensação de haver um chilrear permanente de serpentes escondidas por entre a vegetação, lembrando-nos que o território nacional em tempos ancestrais era apelidado de Ofiussa, a terra das serpentes. De facto, há sítios que insistem em reavivar a nossa memória para o passado ancestral de Portugal. Logo no seu nome, a Serra do Larouco remete-nos para o deus galaico Larouco, um deus do trovão, da metalurgia e da fertilidade. De facto, quando subimos ao alto da Serra do Larouco e contemplamos as paisagens correspondentes às terras Barrosãs, ao Gerês, Peneda, Ourigo, Soajo e Cabreira, todas elas parecem pontos mais baixos perante o Deus Larouco, que todas vigiava na sua imponência trovejante.

 

12. Fafião

Para além da aldeia, poderá ser visitado o Fojo do lobo, estrutura tradicional que era utilizada nas batidas ao lobo. O fojo do lobo era uma armadilha usada no passado pelas populações para atrair e matar o lobo-ibérico Canis lupus que tem neste Parque Nacional um dos seus últimos refúgios. Trata-se de uma espécie com o estatuto de protecção de em perigo de extinção. Os fojos, na maioria dos casos construídos em pedra, serão, talvez, o símbolo máximo das manifestações culturais a nível ibérico da relação, tantas vezes fatal para o lobo, entre as populações humanas e aquele predador.

Fafião
Fafião

São estruturas cuja construção envolveu um enorme esforço e grande número de pessoas, sendo, também, verdadeiros monumentos de elevado valor etnográfico, cultural e científico. A nível mundial, o norte da Península Ibérica parece ser a região onde existem fojos em maior número e variedade. De acordo com a sua tipologia e modo de utilização existem 5 tipos distintos de fojos: o Fojo simples; o Fojo de Cabrita; o Fojo de paredes convergentes; o Fojo de alçapão; e o Corral. À excepção do fojo simples, com distribuição generalizada, as restantes estruturas distribuem-se maioritariamente nas serras agrestes do nor-noroeste Ibérico, estando, aparentemente, ausentes nas zonas baixas e planálticas mais humanizadas.

Página 3 de 3
Ant.123
Tags: Montalegre
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos

  • Virais
  • Comentários
  • Últimos
Palavras

28 palavras da Língua Portuguesa que você (quase de certeza) não consegue pronunciar

Dez 23, 2019
Bairro do Aleixo (Porto)

Os 15 bairros mais perigosos de Portugal

Dez 26, 2019
moedas mais valiosas

As 10 moedas portuguesas mais valiosas (valem 7 mil euros e podem estar na sua casa)

Jul 29, 2020
palavras bonitas

As 50 palavras mais bonitas da Língua Portuguesa

Fev 25, 2020
Monedas

Las 10 monedas españolas más valiosas (pueden valer hasta 20 mil euros y pueden estar en su bolsillo)

Fev 3, 2020
moedas mais valiosas

As 10 moedas portuguesas mais valiosas (valem 7 mil euros e podem estar na sua casa)

186
Palavras

28 palavras da Língua Portuguesa que você (quase de certeza) não consegue pronunciar

6
Monedas

Las 10 monedas españolas más valiosas (pueden valer hasta 20 mil euros y pueden estar en su bolsillo)

44
portugal e a galiza

3 razões pelas quais Portugal e a Galiza deveriam ser um único país

26
mapas

12 mapas que mostram o verdadeiro tamanho de Portugal

9
panquecas sem ovos

Panquecas sem ovos

Mar 6, 2021
Panquecas sem leite

Panquecas sem leite

Mar 6, 2021
Panquecas de aveia e banana

Panquecas de aveia e banana

Mar 6, 2021
vinagre de maçã

4 benefícios de beber vinagre de maçã após as refeições

Mar 5, 2021
Panquecas americanas

Panquecas americanas

Mar 5, 2021

© 2020 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2020 Vortex Magazine