Início Viagens 12 locais de visita obrigatória em Aveiro

12 locais de visita obrigatória em Aveiro

Terra dos ovos moles, das salinas e da famosa ria, há muito para ver nesta belíssima cidade. Estes são os melhores locais para visitar em Aveiro.

83744
1

9. Catedral de Aveiro

A Sé de Aveiro, também designada de igreja de São Domingos de Aveiro, localizada próximo do Centro histórico de fundada fundada em 1423 pelo Infante D. Pedro. Da construção original resta apenas uma parede de pedra talhada já que o pórtico data já a 1719. No interior poderá encontrar o famoso Cruzeiro de S. Domingos de estilo gótico, datado de final do século XV.

Aveiro
Aveiro

Esta catedral sofreu várias alterações ao longo da sua existência e é por isso possível observar diferentes estilos arquitectónicos como o Maneirismo das capelas laterais, o Barroco no coro alto e o modernismo no transepto e na capela-mor. Os principais elementos desta Catedral são: a capela de Nossa Senhora da Misericórdia, a Capela de Santa Joana, a Capela do Coração de Jesus, a Capela da Nossa Senhora do Rosário, os órgãos de tubos e outros.

 

10. Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

Nesta paisagem indecisa entre o mar e a terra feita de praias, sapais, águas doces e salobras, onde moram espécies naturais de grande valor, faça um passeio para levar na memória. Num passado não muito remoto parte desta costa era banhada pelo oceano e a baía que então formava deu lugar à actual laguna, separada do mar por um cordão de dunas arenosas, feitas pela acção de ventos e correntes. A laguna ocupa aproximadamente 700 hectares, entre Ovar e Mira e a sua comunicação com o mar faz-se artificialmente por um largo canal aberto em 1806, entre São Jacinto e a Costa Nova, junto da cidade de Aveiro.

Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

A Reserva Natural situa-se a norte do canal, mesmo diante do oceano e acompanhando extensas praias. A vegetação é muito característica e, no séc. XIX, foram plantadas acácias e pinheiros bravos, num esforço para fixar as dunas. Aqui se abrigam, em charcos de água doce abertos para o efeito, muitas espécies de patos, garças e outras aves marinhas. O Centro de Interpretação organiza-lhe a visita guiada, propondo-lhe que siga o Trilho Interpretativo de Descoberta da Natureza. Na sede da Reserva não deixe de ver uma interessante colecção em miniatura de embarcações típicas da Ria, obra de artesãos de São Jacinto. Faz parte do património da Reserva um colorido barco moliceiro, típico da Ria, que todos os anos participa na Regata de Moliceiros que anima a Ria no tempo do verão.

 

11. Museu da Vista Alegre

Fundada em 1824 a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre é reconhecida internacionalmente pela qualidade e excelência da sua produção. Situada em Ílhavo, engloba um conjunto patrimonial e industrial único, onde poderá visitar para além do Museu, a Oficina de Pintura Manual da Fábrica, a Capela, as Lojas e o Bairro Operário. Entre 2014 e 2015 o Museu Vista Alegre sofreu obras requalificação, que incluíram a recuperação do património edificado existente, ampliação e renovação do circuito expositivo e a integração de dois antigos fornos da empresa nas áreas de recepção do Museu.

Museu da Vista Alegre
Vista Alegre

Em 2016, o novo museu pretende dar a conhecer a história da fábrica, a evolução estética da produção de porcelana e a sua importância na sociedade portuguesa nos séculos XIX e XX, através de um dos mais completos espólios museológicos do género que conta com mais de trinta mil peças. O edifício da antiga creche da Vista Alegre foi também recuperado e reconvertido em extensão educativa do Museu Vista Alegre. Datado de 1944, este espaço pretende dinamizar uma programação cultural rica e diversificada, que promova a ligação entre a fábrica e os seus visitantes, criando oportunidades de aprendizagem, nomeadamente através da pintura cerâmica ou modelação de pasta.

 

12. Praia da Barra

A praia da Barra localiza-se junto à foz da ria de Aveiro e a partir desta bonita praia poderá assistir à entrada e saída de barcos de pesca. Nesta praia poderá observar o Farol da Barra, a ponte da Barra e poderá ainda passear pelo seu paredão que delimita, a sul, a entrada para a ria de Aveiro.

Praia da Barra
Praia da Barra

O farol da Barra de Aveiro é o maior farol de Portugal, o segundo da península ibérica e um dos 26 maiores do mundo. A praia da Barra possui o seu próprio centro turístico onde poderá encontrar lojas e espaços com tudo aquilo que possa necessitar durante as suas férias em Aveiro.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here