Início Viagens Os 15 locais mais bonitos do Alentejo

Os 15 locais mais bonitos do Alentejo

Todo o Alentejo é de uma singular beleza e escolher uma lista dos mais bonitos é sempre subjectivo. Conheça os 15 locais mais bonitos do Alentejo.

401004
10
Elvas
Elvas

Se está à procura dos melhores locais para visitar no Alentejo, temos para si um guia com os locais mais bonitos desta belíssima região do país. A região do Alentejo encanta pelas suas planícies melancólicas e ondulantes, pelo verde do Inverno e pelo dourado do Verão, pelos sobreiros e pelas casas caiadas de branco. Visitar o Alentejo é encontrar o mais genuíno que existe em Portugal.

Existem diversos lugares escondidos no Alentejo que são ainda verdadeiros tesouros por descobrir e desvendar. Há muito para ver, fazer e conhecer nesta que é, sem dúvida, uma das mais bonitas regiões de Portugal. Descubra os 15 locais mais bonitos do Alentejo.

 

1. Évora

Évora deve o seu nome original Ebora aos Celtas e é uma das cidades históricas mais belas do mundo. Os Romanos construíram o seu templo glorioso em honra do imperador Augusto e a nobreza portuguesa mandou erguer palácios imponentes, capelas, conventos, igrejas e a majestosa catedral gótica.

Évora
Évora

Os cafés com esplanadas convidam-no a relaxar, enquanto os bares e restaurantes oferecem uma viagem gastronómica pela região sul do país. Deixe as preocupações do mundo moderno e acolha o charme de Évora – a cidade mais romântica do Alentejo! Contemple a história romana de Évora no Templo de Diana ou passeie pela zona mourisca a norte da cidade. Uma das principais atracções de Évora é a Capela dos Ossos, onde centenas de ossadas humanas expostas nas paredes e no tecto ficarão certamente gravadas na sua memória.

 

2. Elvas

Às portas de Espanha, distando apenas 8 km (em linha recta) da cidade de Badajoz, Elvas foi a mais importante praça-forte da fronteira portuguesa, a cidade mais fortificada da Europa, tendo sido por isso cognominada “Rainha da Fronteira”. Visitar Elvas é uma experiência inesquecível.

Elvas
Elvas

Toda a cidade é dona de um património riquíssimo, contando mesmo com um imenso espólio de monumentos megalíticos, bem como um bom acervo arqueológico da época pré e romana. Da época medieval são de realçar o bonito Castelo do século XIII de Elvas, a Igreja de São Domingos ou a Igreja de São Pedro do século XII.

 

3. Évoramonte

A pitoresca e deliciosa freguesia de Evoramonte (ou Évora Monte) está situada entre as formosíssimas cidades de Évora e Estremoz. Outrora de elevada importância geográfica e militar, esta vila alentejana, cujas muralhas ainda protegem os seus habitantes lá do topo, sente-se como um guerreiro ancião que pacientemente aguarda os visitantes com inúmeras histórias para lhes contar. Da mesma forma que em outras vilas alentejanas como Marvão e Monsaraz, a Evoramonte do alto da colina praticamente parou no tempo.

Castelo de Évoramonte
Castelo de Évoramonte

Chegar lá acima pode ser um desafio se for a pé mas essa vontade instala-se nos mais ousados quando se vê o castelo desde a estrada, para quem vem de Évora ou de Estremoz. Se decidir subir de carro, deixe-o fora das muralhas na Porta de São Sebastião para poder entrar na vila como o fizeram os portugueses ao longo da maioria dos séculos. A vila é pequena mas bonita e singular. O seu tamanho é um bom motivo para percorrer todas as ruas e recantos com atenção aos pormenores.

10 COMENTÁRIOS

  1. Pretendo conhecer Portugal! Sou una apaixonada por sua cultura e encantos!

  2. […] Construídas há mais de um século, serviram de alojamento temporário para trabalhadores agrícolas que acabaram por aqui ficar. Hoje é uma tranquila vila alentejana onde se pode saborear a gastronomia local e conhecer o artesanato em madeira de salgueiro e cortiça. Para muitos é a aldeia mais bonita do Alentejo. […]

  3. AMO PORTUGAL VIVI 12 ANOS DE MINHA VIDA POR LÁ,SOU LUSO DESCENDENTE,ISSO ME AJUDOU A FICAR POR LÁ FUI MUITO BEM ACOLHIDO,LISBOA,SINTRA, LEIRIA E PORTO COVO AMOOO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here