Início Sociedade Origem e significado do apelido Santos

Origem e significado do apelido Santos

Calcula-se em milhões os descendentes desta família em todo o mundo, especialmente em Portugal e Brasil. Descubra a origem e significado da família Santos.

3674
0
PARTILHE
Origem e significado do apelido Santos

Conhece a origem e significado do apelido Santos?

O sobrenome Santos vem do latim sanctorum, que significa dos santos, o sobrenome é uma referência ao dia de todos os santos e por isso existe uma variação do nome em todos os países europeus de predominância católica.

Segundo a tradição medieval era costume levar o nome do santo que é celebrado no dia do nascimento, daí o surgimento do nome Santos, sendo um tipo de abreviação para todos os santos.

Existem variações do sobrenome em Portugal, dentre elas as mais comuns são: Santeiro, Santo e Santero. O apelido Santos é mais antigo que o Reino de Portugal, e já era usado nos reinos medievais católicos da Península Ibérica. Alguns acreditam que as primeiras famílias a usar nome Santos como sobrenome em Portugal eram de imigrantes espanhóis vindos da Andaluzia.

É certo de que em todos os lugares este sobrenome tem uma certa origem nobre. Acredita–se que há uma certa associação do sobrenome em relação à nobreza e à igreja católica. Então e por esse motivo, a nobreza inicialmente tinha mais poder sobre este nome.

Mais artigos

Turistas brasileiros em Portugal: 16 histórias que parecem piada mas são...

ATENÇÃO: esta publicação serve apenas para ilustrar confusões de comunicação e diferenças culturais. Não tem como objectivo fomentar a discórdia nem provocar conflitos e...

Mais recentes

Os 12 Santuários mais bonitos de Portugal

Os 12 Santuários mais bonitos de Portugal Portugal está repleto de locais sagrados. A fé das pessoas e o seu empenho em construir algo que...

REDES SOCIAIS

155,075FãsGostar
244SeguidoresSeguir
665SeguidoresSeguir

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here