Já se perguntou de onde vem o seu apelido? Qual é a sua origem, o seu significado, a sua história? Se é um Pereira, saiba que esse é um dos apelidos mais comuns e antigos de Portugal, e que tem uma origem muito curiosa e interessante.
Neste artigo, vamos contar-lhe tudo o que precisa de saber sobre o apelido Pereira: como surgiu, quem foram os seus primeiros portadores, como se espalhou pelo mundo, quais são as suas variantes e curiosidades. Acompanhe!
A origem do apelido Pereira
O apelido Pereira surgiu em Portugal no século XII, e tem uma origem toponímica, ou seja, está relacionado com um lugar. Neste caso, o lugar era uma árvore: a pereira, que produz o fruto chamado pêra.
O nome Pereira foi dado a diversas regiões em Portugal, talvez porque essas regiões se tratavam de plantações de pêras, ou porque nelas havia muitas árvores dessa espécie. Com o tempo, os habitantes dessas regiões passaram a usar o apelido Pereira, demonstrando que eram originários das terras das pereiras.
Os primeiros Pereiras
O primeiro registo do apelido Pereira em Portugal data de 1170, quando aparece o nome de Rui Gonçalves Pereira, senhor da Quinta de Pereira, em Esmeriz. Ele era filho de Gonçalo Mendes da Maia, um dos mais ilustres cavaleiros da Reconquista Cristã. Rui Gonçalves Pereira foi um dos fundadores do Mosteiro de Pombeiro, e teve vários filhos que continuaram a usar o apelido Pereira.
Um dos seus descendentes mais famosos foi D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, que foi um dos heróis da guerra contra Castela no século XIV. Ele foi o pai de Beatriz Pereira de Alvim, que se casou com D. Afonso, o primeiro Duque de Bragança. Dessa união nasceu a Casa de Bragança, que mais tarde iria reinar sobre Portugal e Brasil.
A expansão do apelido Pereira
O apelido Pereira espalhou-se por todo o território português ao longo dos séculos, e também acompanhou a expansão marítima para outros continentes. Assim, encontramos Pereiras em África, na Ásia e na América.
No Brasil, o primeiro Pereira foi o donatário Francisco Pereira Coutinho, que chegou em 1534 para administrar a capitania da Bahia. Ele foi assassinado brutalmente pelos índios tupinambás em Itaparica, em 1549. Entre os seus descendentes está um dos mais importantes editores brasileiros, José Olympio (Pereira Filho).
O apelido também foi adoptado por cristãos-novos, ou seja, judeus convertidos ao catolicismo por imposição da Inquisição. Muitos deles usaram nomes de árvores ou plantas para disfarçar a sua origem judaica. Em 1606, chegou ao Brasil a degredada Ana Pereira, acusada de bigamia.
Os estados brasileiros onde os Pereiras inicialmente se propagaram foram Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje em dia, é possível encontrar Pereiras em todas as regiões do país.
As variantes do apelido Pereira
O apelido Pereira tem algumas variantes ortográficas ou fonéticas, que podem indicar diferentes origens geográficas ou culturais. Algumas delas são:
- Perera: uma forma arcaica ou simplificada de escrever Pereira.
- Perreira: uma forma aumentativa de Pereira, que pode indicar uma maior quantidade ou qualidade de pereiras.
- Peres: uma forma patronímica de Pereira, que significa “filho de Pero” (uma variante de Pedro).
- Perez: uma forma espanhola ou hispânica de Peres.
- Perry: uma forma inglesa ou anglo-saxónica de Pereira.
- Pires: uma forma contraída de Peres, que pode ter origem em Portugal ou na Galiza.
- Pires de Lima: uma forma composta de Pires, que indica uma ligação com a cidade de Lima, no Peru, ou com o rio Lima, em Portugal.
Curiosidades sobre o apelido Pereira
- O apelido Pereira é o 5º mais frequente em Portugal, e o 6º mais frequente no Brasil.
- O brasão de armas dos Pereiras é um escudo vermelho com três pêras de ouro, duas em cima e uma em baixo, acompanhadas por três flores-de-lis do mesmo metal.
- O lema dos Pereiras é “Antes morrer livres que em paz sujeitos”, que expressa o seu espírito guerreiro e independente.
- O apelido Pereira tem origem na mesma árvore que deu origem aos apelidos Pera, Peralta, Perazzo, Peres e Perry.
- O apelido Pereira é muito comum entre os descendentes de imigrantes portugueses nos Estados Unidos, especialmente na Nova Inglaterra.
Comments 1