Início Cultura Origem das palavras: fulano, beltrano e cicrano

Origem das palavras: fulano, beltrano e cicrano

É uma expressão enraizada na língua portuguesa mas qual a sua origem? A explicação não é fácil. Descubra a origem da expressão fulano, beltrano e cicrano.

853
0
Origem das palavras: fulano, beltrano e cicrano
Origem das palavras: fulano, beltrano e cicrano

Quase todos as usamos mas nunca parámos para pensar como começámos a utilizá-las. Descubra a origem das palavras fulano, beltrano e cicrano e supreenda-se a descobrir que, provavelmente, serão muito mais antigas do que aquilo que poderia pensar. Porque a cultura não ocupa lugar!

Cada um tem uma origem diferente! “Fulano” vem do árabe fulân, que significa “tal”. Com o domínio árabe sobre a península Ibérica durante a Idade Média, a língua influenciou os vocabulários espanhol e português. Por volta do século 13, os espanhóis usavam “fulano” como pronome: fulana casa (tal casa), fulano sujeito (tal sujeito). No português, “fulano” transformou-se em substantivo, e até derivou para a forma “fuão” em Portugal.

“Beltrano” vem do nome próprio Beltrão, ou Beltrand, de origem francesa, que se popularizou graças às novelas de cavalaria da era medieval. O nome acabou por adquirir a terminação “ano” influenciada pelo “fulano”, que nessa época já estava na boca do povo.

A origem de “sicrano” é mais difícil de precisar. O termo surgiu quando fulano e beltrano já estavam consolidados na língua portuguesa. Há três hipóteses para a origem: “sicra” pode tanto se tratar de um derivado da palavra securu, do latim, do desfiguramento de um nome próprio ou ainda de uma mistura de zutano e citano – equivalentes a “fulano” e “beltrano” em espanhol.

Mais artigos

Ammaia: a cidade perdida do Alentejo

Já ouviu falar da cidade romana de Ammaia, no Alentejo? Situadas bem próximas da bonita vila de Marvão, em pleno Alentejo, no coração do...

Mais recentes

REDES SOCIAIS

188,155FãsCurtir
292SeguidoresSeguir
759SeguidoresSeguir

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here