Início Notícias Onde e quanto gastam os Portugueses nas suas Férias?

Onde e quanto gastam os Portugueses nas suas Férias?

Onde é que os portugueses passam férias? E quanto gastam? Segundo um estudo recente, os portugueses preferem fazer férias em Portugal.

827
0
férias
Algar de Benagil

Estudos recentes trazem à luz novos dados sobre as férias dos portugueses, revelando vários indicadores sobre as mesmas: desde os destinos preferidos, até ao dinheiro gasto. Este, sendo um factores mais cruciais, tem levado muitos a optarem pelo crédito pessoal para as suas férias e pensam nestas fazendo uma simulação de crédito pessoal para avaliar as possibilidades – mas já iremos à questão do crédito pessoal.

Um dos estudos é do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) e foi publicado em Julho de 2019, analisando os hábitos e os comportamentos dos portugueses nas férias de verão. Em resumo, refere que a maioria dos portugueses prevê gastar 712 euros nas férias e irá passá-las no nosso país.

Segundo refere o Instituto no comunicado que divulgou as conclusões do estudo,

“relativamente aos gastos financeiros alocados às férias de verão, para este ano a maioria dos portugueses prevê gastar 712€, uma estimativa que tem vindo a evoluir desde 2017 (700€). Os portugueses optam pela utilização do subsídio de férias, pois de acordo com o estudo este é utilizado parcialmente por 54% da população inquirida, um valor que cresceu face aos 49% de 2018.”

O estudo do IPAM sublinha que o Algarve é o destino predileto de férias, sendo a escolha de 48 % dos inquiridos. 61 % dos mesmos refere ficar em Portugal para passar as suas férias. Segundo o estudo, eis os destinos de férias preferidos dos portugueses por percentagem:

  1. Algarve (48%)
  2. Alentejo Litoral (29%)
  3. Norte Litoral (13%)
  4. Outros (10%)

O valor e as promoções foram apontados como fatores relevantes para 27% dos inquiridos quando perguntados sobre os motivos de escolha do destino. Quanto às viagens para fora do país, os destinos dividem-se assim, por percentagem:

  1. Europa (34%)
  2. África (4%)
  3. América do Sul (2%)

Um outro estudo, da Picodi, aponta para conclusões semelhantes. Sem entrar na questão do crédito pessoal, os números referidos abrem caminho para se pensar na hipótese de pedir crédito pessoal. Segundo refere o site Sapo Viagens – publicação especializada em turismo – citando esse relatório, “os resultados das análises feitas em abril e maio pela Picodi mostram que a maioria dos portugueses – 74% – opta por passar o verão dentro do país.

Os destinos mais populares são Lisboa, Porto e o Algarve. Só 26% prefere visitar estrangeiro e a maioria passa o verão no país vizinho – Espanha. Outros destinos mais visitados são França, Alemanha, Marrocos e Reino Unido.”

E como os Portugueses poupam para as Férias?

Outro indicador importante diz respeito à poupança para as férias, já que apenas 6% dos portugueses não poupam para ir de férias nem se preocupam com o orçamento para as mesmas. Já outros procuram poupar de várias formas; quer comprando o seu voo (67%) ou reservando o hotel (51%) com bastante antecedência, quer fazendo férias na época baixa e visitando atrações gratuitas durante esse período.

Segundo o relatório, os cidadãos portugueses gastam em média 391 euros nas suas férias, valor que pode ser superior se as férias forem feitas em família.  Essa é uma das razões pela qual pedir crédito pessoal pode ser uma boa ideia para as suas férias.

Com uso consciente, ponderado e informado, começando, em primeiro lugar, por fazer uma simulação de crédito pessoal, as suas finanças podem deixar de ser uma preocupação na hora de pensar no seu merecido descanso. Pedir crédito pessoal tem sido uma solução encontrada para várias famílias desfrutarem deste período. Faça uma simulação de crédito pessoal no Unibanco e pense onde e quando vai passar as suas férias.

Com crédito pessoal ou sem crédito pessoal, a verdade é que o estudo da Picodi reporta que a maioria (59%) das férias dos portugueses tem uma duração normal de uma semana, enquanto que outros – cerca de 19% – fazem férias de duas semanas. Apenas 10% fazem férias mais prolongadas. Segundo aponta o mesmo documento, 8% dos portugueses viajam mais do que duas vezes por ano, enquanto que a maioria só tira umas férias por ano. 31 % dos inquiridos, por seu turno, consegue tirar férias duas vezes por ano.

O mesmo estudo refere também que 86% dos portugueses gostam de viajar para lugares novos enquanto que 13% regressam a lugares onde já foram felizes. No entanto, é bom lembrar: se uma simulação de crédito pessoal pode ajudar a escolher onde ir e solicitar crédito pessoal traduzir essa escolha em realidade, é imperioso e fundamental fazer bem as contas antes de pedir crédito pessoal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here