VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Notícias

Oficial: museu do Canadá confirma que foi um português a descobrir a América

VxMag by VxMag
Dez 18, 2019
in Notícias
0
Terra Nova

Terra Nova

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

viver em Portugal

Eco-aldeia à procura de pessoas e famílias para viver em Portugal

Dez 18, 2019

Descubra e conheça a maior árvore de Portugal

Dez 18, 2019

Tem 700 anos, fica em Portugal e é o Carvalho mais antigo da Europa

Dez 18, 2019

Quem o diz é o Real Canadian Portuguese Historical Museum em Toronto, no Canadá. A instituição pretende reconhecer a presença portuguesa na América do Norte 19 anos antes da chegada de Cristóvão Colombo. “Sempre houve vestígios de que o navegador português João Vaz Corte-Real esteve no Canadá em 1472, dezanove anos antes da chegada de Cristóvão Colombo à América do Norte”, afirmou Suzy Soares, a presidente do Real Canadian Portuguese Historial Museum (RCPHM, sigla em inglês).

Real Canadian Portuguese Historical Museum

Alguns historiadores canadianos continuam, nos dias de hoje, a ter algumas dúvidas de que o antigo capitão-donatário de Angra (Açores) tenha estado onde hoje se localiza o Canadá, antes de 1492, mas em Portugal, para muitos estudiosos “é um dado adquirido”, juntando agora os vários pontos de vista e provar de que João Vaz Corte-Real “passou realmente pelo Canadá antes de Colombo”.

Real Canadian Portuguese Historical Museum

“Todos sabem da existência da Pedra de Dighton, localizada em Berkley, Massachusetts (Estados Unidos), e que tem palavras escritas que só podem ser em português. No entanto a história é muito complexa, pois há sempre várias versões dos acontecimentos”, sublinhou.

Suzy Soares estabelece como objectivo do museu ir à procura de mais provas e “reconhecer a descoberta da América” pelo navegador português João Vaz Corte-Real.

Real Canadian Portuguese Historical Museum

O Real Canadian Portuguese Historical Museum está a comemorar o 30.º aniversário, e no dia 5 de Março, pelas 18:30 (23:30 de Lisboa) vai homenagear ‘João Vaz Corte-Real’ durante um jantar de gala.

No evento estará em exposição uma réplica de uma caravela com três metros de comprimento, utilizada pelo navegador na viagem até ao Canadá, e será apresentado ainda um busto de Corte-Real.

Viagem de Corte Real

O primeiro-tenente Nuno Gonçalves da Marinha Portuguesa, chefe de investigação do departamento do Museologia, vai abordar a presença portuguesa no Canadá. Já o realizador Rui Bela apresenta o documentário ‘Memórias do Mar’.

O evento terá também o objectivo de “angariar apoio financeiro para dar continuidade ao trabalho do museu”, que tem dado destaque à presença portuguesa na história do país.

motivos para sentir orgulho de Portugal
Nau Portuguesa

A denominação da região e mar do Labrador no Canadá, é em homenagem ao navegador português João Fernandes Lavrador que em 1498, juntamente com Pedro Barcelos, explorou aquela região.

Mathieu da Costa, provavelmente de pai português e mãe africana, foi o primeiro afrodescendente de que há registo no Canadá (1600) e o português Pedro da Silva, foi o primeiro carteiro no Canadá (1673).

Caravela

Joe Silvey (1853) um pioneiro na colonização da costa oeste do Canadá, um exemplo de miscigenação, porque tomou duas índias como esposas, é outra das referências portuguesas em terras do Canadá.

Calcula-se que existam no Canadá cerca de 550 mil portugueses e lusodescendentes, estando a grande maioria localizada na província do Ontário.

Tags: américaCanadádescobrimentos portugueses
VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ideias de decoração baratas para a sala
Lifestyle

7 ideias para renovar a sua sala sem gastar muito dinheiro

by VxMag
Set 30, 2023
0

A sala é um dos espaços mais importantes da casa, onde passamos grande parte do nosso tempo, seja a relaxar,...

Read more
Rosa de Natal

8 plantas resistentes ao frio para ter na varanda

Set 30, 2023
Lavanda

Como plantar e cuidar de lavanda: guia completo para uma planta perfeita

Set 30, 2023
ideias de decoração simples e baratas

7 ideias para decorar a sua casa sem gastar muito dinheiro

Set 30, 2023
Parque de Natureza de Noudar

Castelo de Noudar: um pequeno segredo para descobrir no Alentejo

Set 29, 2023
melhores cidades para viver em portugal

5 cidades portuguesas perfeitas para descobrir num fim de semana

Set 29, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine