Início Notícias Óbidos considerada uma das vilas mais bonitas da Europa

Óbidos considerada uma das vilas mais bonitas da Europa

Encanta pelas suas muralhas, pelo seu casario, pelas suas ruas e pela ginginha. Óbidos considerada uma das vilas mais bonitas da Europa.

2991
1
vilas mais bonitas de Portugal
Óbidos

 

Para a influente revista de viagens Travel+Leisure, ‘parte da Ibéria medieval foi preservada entre as muralhas de Óbidos’ tornando a vila portuguesa uma das 22 mais bonitas do Velho Continente. A Travel+Leisure elegeu este mês as mais belas vilas e aldeias da Europa, desde os Alpes ao Mediterrâneo. São 22 povoações “congeladas no tempo” e situadas numa localização cénica, o primeiro requisito para uma terra ser bonita, segundo a reputada revista de viagens. E têm razão. Afinal de contas, visitar Óbidos é uma experiência única e inesquecível.

Óbidos
Óbidos

A selecção procura fugir aos destinos mais turísticos – que apesar de charmosos já se tornaram desconfortavelmente populares, como a região italiana Cinque Terre, exemplifica – e ruma a localidades menos acessíveis ou esquecidas. Entre elas está a portuguesa vila de Óbidos que desde que encantou a rainha D. Isabel (a vila foi um presente do seu marido, D. Dinis), continua a impressionar os visitantes que passam pelas suas formidáveis fortificações, afirma a autora do artigo.

Óbidos
Óbidos

A razão para tal encanto, diz a publicação norte-americana, está precisamente no interior das muralhas, onde um emaranhado de casas caiadas de branco se cobre de buganvílias, com as suas ruas empedradas e muitos bares que servem ginginha, o licor local. A vila medieval de Óbidos é uma das mais pitorescas e bem preservadas de Portugal. Suficientemente perto da capital e situada num ponto alto, próximo da costa atlântica, Óbidos teve uma importância estratégica no território.

Óbidos
Óbidos

Já ocupada antes de os romanos chegarem à Península Ibérica, a vila tornou-se mais próspera a partir do momento em que foi escolhida pela família real. Desde que o rei D. Dinis a ofereceu a sua esposa D. Isabel, no séc. XIII, ficou a pertencer à Casa das Rainhas que, ao longo das várias dinastias, a foram beneficiando e enriquecendo. É uma das principais razões para se encontrarem tantas igrejas nesta pequena localidade.

Óbidos
Óbidos

Dentro de muralhas, encontramos um castelo bem conservado e um labirinto de ruas e casas brancas que encantam quem por ali se passeia. Entre pórticos manuelinos, janelas floridas e pequenos largos, encontram-se vários motivos de visita, bons exemplos da arquitetura religiosa e civil dos tempos áureos da vila.

Óbidos
Óbidos

A Igreja Matriz de Santa Maria, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de São Pedro, o Pelourinho e, fora de muralhas, o Aqueduto e o Santuário do Senhor Jesus da Pedra, de planta redonda, são alguns dos monumentos que justificam uma visita atenta. Assim como o Museu Municipal de Óbidos, onde se encontram as obras de Josefa de Óbidos. Foi, no séc. XVII, uma pintora de referência e uma mulher com uma atitude artística irreverente no seu tempo. Os seus quadros refletem a aprendizagem com grandes mestres da época como os espanhóis Zurbarán e Francisco de Herrera, ou os portugueses André Reinoso e Baltazar Gomes Figueira, seu pai.

 

Mais artigos

7 lagoas: como chegar ao paraíso mais secreto do Gerês

O Parque Nacional da Peneda Gerês é um dos últimos santuários naturais de Portugal onde podemos encontrar verdadeiros tesouros como lagoas, cascatas e rios...

Mais recentes

7 lagoas: como chegar ao paraíso mais secreto do Gerês

O Parque Nacional da Peneda Gerês é um dos últimos santuários naturais de Portugal onde podemos encontrar verdadeiros tesouros como lagoas, cascatas e rios...
[td_block_social_counter custom_title=”REDES SOCIAIS” header_color=”#000000″ facebook=”vortexmag” twitter=”@VortexMag” googleplus=”+VortexmagNet1″ open_in_new_window=”y”]

1 COMENTÁRIO

  1. Estive em Portugal com minha família. E, dentre os lugares que estivemos, um deles foi Óbidos com seus Castelos deslumbrantes com suas longas muralhas. Pernoitamos por uma noite, em uma pousada de um deles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here