Início Sociedade O que pensam os brasileiros sobre Portugal e os Portugueses?

O que pensam os brasileiros sobre Portugal e os Portugueses?

Uma relação que pode ser de amor ou de ódio, mas que se perpetua no tempo como dois irmãos que, lentamente, descobrem cada vez mais coisas um sobre o outro.

24648
15

Parece ser uma relação de amor/ódio aquela que une os nossos povos irmãos. A opinião dos brasileiros sobre Portugal e sobre os portugueses varia muito consoante a descendência dos brasileiros e as vivências ou contactos que eles tiveram com portugueses.

No fundo, existe quem ama Portugal com todo o coração e o associe aos seus antepassados, quem olha para Portugal lhe chama carinhosamente de “terrinha”. São muito comuns e fortes os laços familiares existentes entre os 2 povos.

Diamantina
Diamantina

Raros são os portugueses que não têm família no Brasil. Os brasileiros, quando visitam Portugal, costumam ficar admirados com a simpatia do povo, a limpeza das ruas, os imponentes monumentos, os belos palácios e até com as casinhas de pedra tão típicas das nossas aldeias.

Mas depois há quem tenha alguns sentimentos negativos em relação aos portugueses. Os Brasileiros têm ainda hoje uma imagem pouco moderna do Português. “Terrinha e cafezinho” são exemplos das palavras que lhes invadem o imaginário quando pensam no mundo Português.

melhor país da europa
Monsanto: José Flacho

As anedotas sobre os Portugueses têm um conteúdo similar às anedotas, nem sempre caridosas, que os “Tugas” contam sobre os alentejanos.

Enfim, nada de muito gratificante! Acima de tudo, caricaturas de gente pouco inteligente, pouco mundana, pouco esclarecida e com pouca influência no mundo em geral.

Além disso, existe sempre a velha questão do ouro brasileiro, sobre a qual ninguém se entende. Muitos brasileiros pensam que o Brasil será sempre pobre porque Portugal roubou o seu ouro.

Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra
Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra

Os portugueses, por seu lado, acham que apenas estavam a explorar um recurso natural numa terra que naquela época lhes pertencia, além de que apenas 20% do ouro brasileiro veio para Portugal, sendo que os restantes 80% foram investidos na construção de cidades, acessos, aquedutos, igrejas, conventos, etc, um pouco por todo o Brasil.

E se em relação ao ouro não há entendimento possível, numa questão parecem estar todos de acordo: Portugal fez um bom trabalho na gestão do território brasileiro, fazendo com que o país ficasse com o dobro do tamanho daquilo que estava estipulado no tratado de Tordesilhas e que, por isso, seja hoje a maior potência da América Latina.

A história do Português no Brasil é muito diferente, porque, em última instância, colonizador será sempre colonizador.

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro

É como o Pai amigo. Pode ser companheiro e “porreiro”, mas não deixa de ser Pai. Podemos sentir, de forma inconfessável, orgulho, respeito, medo, vergonha. Mas teremos sempre profundos e intensos sentimentos, mesmo que não queiramos falar deles.

15 COMENTÁRIOS

  1. Amo Portugal!Morei durante 1ano e meses.Fiz excelentes amigos portugueses,e até hoje tenho contato.Sonho em voltar a passeio.Sou apaixonada pela culinária,cidades,vida noturna.Tenho excelentes recordações e sempre sinto um misto de sensações e sentimentos e um deles são as saudades,das cidades que conheci Lisboa e Porto são as minhas prediletas.Sei que têm muitos sítios que faltaram,quem sabe da próxima.Esta questão de amor e ódio,tem muita a ver com nossa história.Acima de tudo somos países irmãos e nada no mundo fará isso mudar!

  2. sou do brasil,gosto de Portugal ,oq me irrita e a crueldade de seus antepassados com nossos nativos que hoje,nao são quase nada do que eram na epoca colonia . Portugal e um pais legal mais ,

    • O que fizeram os Portugueses de tão mau aos vossos nativos? Deves estar a confundir com os espanhóis que dizimaram civilizações inteiras!! E além do mais quem retira território na Amazónia para poder cortar toda a madeira lá existente? retiraram suas casas e território? É que se bem me recordo, isso é o que VOCES fazem agora, não foi culpa dos nossos antepassado certamente. Relativamente ao ouro… Trouxemos algum, certo, mas muito foi usado ai para aumentar territorio, construir etc… E não houve nenhum “Lava caravela” … Estão preocupados com o ouro que Portugal trouxe mas o que é roubado diariamente pelos vossos políticos não interessa.

      • EU nao sei de onde vocês tiram
        Que vocês respeitaram os indios
        A população indigena no brasil e de menos de 1% sendo que os países que tem maior população indigena são mexico,guatemala,bolivia todos paises o que colonizados pelos
        espanhóis vocês foram piores que os espanhóis com os indigenas
        Eu por exemplo nunca vi um indio vejos mais brancos e negros agora indios nunca vi

  3. Portugal partilha o mesmo passado com a Inglaterra, com a França, com a Holanda, com a Alemanha e com a Espanha. Todos cometeram barbaridades mas foram essas barbaridades que nos trouxeram ao mundo moderno de hoje. Mesmo países não Europeus como os Estados Unidos, o Japão ou a Indonésia também cometeram (e cometem) barbaridades. Faz parte da condição humana. Viva Portugal e viva o Brasil.

  4. É inacreditável a ignorância que a grande maioria da população brasileira possui do seu antigo colonizador. Presumo que a qualidade do ensino público seja mesmo muito má!.

    • EU nao sei de onde vocês tiram
      Que vocês respeitaram os indios
      A população indigena no brasil e de menos de 1% sendo que os países que tem maior população indigena são mexico,guatemala,bolivia todos paises o que colonizados pelos
      espanhóis vocês foram piores que os espanhóis com os indigenas
      Eu por exemplo nunca vi um indio vejos mais brancos e negros agora indios nunca vi

  5. Somos países irmãos! Morei seis meses em Portugal e confesso que me surpreendi muito com o povo, a beleza e a cultura do país. Preconceito com os nossos irmãos portugueses é pura ignorância. Hoje o Brasil está sendo corrompido pelos próprios brasileiros, por uma corja que suga as energias vitais desta nação. Hoje somos comandados por uma quadrilha de ladrões e é com isso que devemos nos preocupar. Vida longa à amizade entre Brasil e Portugal! Que nossos países possam cada vez mais estreitar laços de amizade e fraternidade!

    • Vamos nós brasileiros participar de movimento em favor da monarquia, precisamos ter um chefe de estado como fora dom pedro II, pois este sim amava o Brasil, não como esses animais que hoje governam o país. Maldito dia que os republicanos assumiram.

  6. Eu tive a felicidade de conhecer Portugal, terra q recebeu meu filho, hj casado com uma portuguesa. Tive o prazer de conhecer lugares lindos, pessoas acolhedouras e educadíssimas, é uma terrinha de sabores e perfumes q nao saem de nossas mentes. Choro de saudades e vontade de conhecer os lugares q nao pude ir por conta do tempo..choro de vontade de lá viver..amo amo amo!! Obrigada Portugal..obrigada por ser desse jeitinho que és..maravilhoso !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here