Início Notícias O outro lado do Natal: tradição do Azevinho leva planta ao limiar...

O outro lado do Natal: tradição do Azevinho leva planta ao limiar da extinção

É uma das mais clássicas tradições de Natal. Mas enfeitar a casa com azevinho está a contribuir para que a planta esteja em vias de extinção.

1034
0
Azevinho

Fortemente associado à época de Natal, o azevinho é um arbusto de médio porte que, vestindo-se de verde e vermelho, caracteriza-se pelas suas folhas espinhosas, bagas vermelhas e uma longevidade que pode atingir os 300 anos.

O azevinho nasce espontaneamente em quase toda a Europa, especialmente nas zonas menos degradadas da Europa Ocidental e do Norte. Mas também é possível encontrar o arbusto do Natal em locais tão distintos como a Ásia Ocidental (Turquia e Irão), no Norte de África (Tunísia e Marrocos) e nalgumas regiões do sudeste americano. Regra geral, o azevinho é encontrado em bosques, matos e sebes; em solos leves, húmidos e ricos em matéria orgânica; perto de carvalhos e pinheiros, em locais sombrios ou ensolarados, pois, floresce bem em qualquer um dos cenários. Tão belo quanto antigo, sabia que, precisamente devido ao seu crescimento lento, o azevinho pode mesmo tornar-se num arbusto ou pequena árvore centenária?

Em Portugal, é comum encontrar o azevinho nas Serras do Larouco, Barroso, Padrela, Alvão, Marão, Montemuro e Lapa, entre outras regiões florestais. Porém, e devido à recolha intensa das plantas femininas desta espécie, impedindo-a de se reproduzir e colocando-a, consequentemente, na lista das plantas em vias de extinção, o arranque, o corte total ou parcial, o transporte e a venda do azevinho espontâneo é proibido por lei em Portugal desde 1989 (Decreto-Lei 423/89 e Decreto-Lei 254/2009 de 24 de Setembro que revogou aquele diploma).

Mais artigos

Antes da Lusitânia: quando Portugal se chamava Ofiússa e nele viviam...

Ao contrário do que muitos pensam, os Lusitanos não foram o primeiro povo a habitar a região que hoje corresponde a Portugal. A insistência...

Mais recentes

Os 12 melhores locais para visitar em Berlim

A cidade de Berlim, capital da Alemanha, é uma cidade cada vez mais na moda entre os turistas portugueses. Berlim pode não ser tão...

REDES SOCIAIS

190,096FãsCurtir
296SeguidoresSeguir
861SeguidoresSeguir

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here