Início Cultura O melhor filme português está de volta: 10 curiosidades fantásticas da Canção...

O melhor filme português está de volta: 10 curiosidades fantásticas da Canção de Lisboa

O melhor filme português está de volta! Descubra 10 curiosidades fantásticas da Canção de Lisboa!

1462
0
COMPARTILHE

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

A Canção de Lisboa realizado em 1933 por José Cottinelli Telmo é o filme que inaugura o género cinematográfico: A Comédia Portuguesa. Descubra 10 curiosidades fantásticas da Canção de Lisboa! O filme original será objecto de um remake realizado por Pedro Varela e produzido por Leonel Vieira. Conta com as interpretações de César Mourão, Miguel Guilherme, São José Lapa e Nuno Markl. A banda sonora será da responsabilidade de Miguel Araújo e de Nuno Maló.

1. Na época obteve grande sucesso e êxito do público, não apenas em Portugal mas também nos então territórios de Ultramar e Brasil. Esse êxito deveu-se em parte ao carácter tipicamente português das personagens e das situações que permitia a total identificação dos espectadores com o filme. E em parte à introdução de canções que rapidamente se tornaram populares, não só neste filme mas em todos os outros do género.

2. Este filme beneficiou logo à partida de um conjunto de circunstâncias: foi o primeiro filme sonoro falado em português, realizado inteiramente em Portugal e com os nossos próprios meios.

Cenas da rodagem da nova versão da Canção de Lisboa
Cenas da rodagem da nova versão da Canção de Lisboa

3. No início pensou-se na actriz Maria Sampaio para representar a principal personagem feminina do filme, apesar de o seu papel em “A Severa” não aconselhar a escolha. Essa ideia viria a ser abandonada pois surgiu a hipótese de Beatriz Costa como vedeta dos palcos do espectáculo musicado português e com o seu nome já feito na revista. Os motivos da escolha de Beatriz foram os seguintes: para além da sua popularidade e de ser a mais lisboeta de todas as nossas vedetas, acrescenta-se o facto de, pretendendo a “Canção de Lisboa” focar a alma da cidade de Ulisses, surpreender os seus sorrisos, reflectir a graça, a singeleza, o espírito do seu povo, encontra-se ainda em Beatriz a encarnação da alma popular, num tipo característico e bem português. Não desempenhou nenhum papel de relevo, encarnando uma costureira gentil e sentimental com todo o seu profissionalismo e formando com Vasco Santana (o eleito do seu coração) o par mais cómico, mais fascinante e consistente do cinema português, é dos grandes pares de qualquer comédia.

Cenas da rodagem da nova versão da Canção de Lisboa
Cenas da rodagem da nova versão da Canção de Lisboa

4. É de salientar a sequência de “A Agulha e o Dedal”, os seus comentários, a sua coroação, quando canta, tudo, para testemunhar o talento de Beatriz Costa. Dizem os críticos que nunca ninguém se mexeu como ela diante de uma câmara.

5. No que diz respeito ao sector técnico, destaque-se a participação de especialistas estrangeiros, principalmente oriundos da Alemanha e da França, não obstante, deve-se atribuir o seguinte elogio aos técnicos portugueses: Consta que a determinada altura, os técnicos estrangeiros, tendo outras responsabilidades a seus encargos nos seus países de origem, deixam confiadamente aos elementos portugueses a conclusão das tarefas já iniciadas por eles, passando estes a ser os únicos responsáveis em variados sectores da produção, sem receios de que este facto viesse a pôr em causa a qualidade da produção. Os nossos técnicos demonstraram assim uma enorme capacidade de adaptação e segurança no desempenho das suas tarefas.

Cenas da rodagem da nova versão da Canção de Lisboa
Cenas da rodagem da nova versão da Canção de Lisboa

6. A Canção de Lisboa não é apenas pioneiro deste género cinematográfico como também um dos melhores. Por ter sido considerado um objecto de prestígio, o valor dos bilhetes foi mais dispendioso do que o habitual. O sucesso alcançado foi de tal forma retumbante, que as receitas do filme permitiram, inclusive, pagar uma grande parte das instalações da Tóbis que se encontravam então em construção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here