Início História O império português faria hoje 600 anos

O império português faria hoje 600 anos

No dia 21 de Julho de 1415 reunia-se no Restelo a armada que partiria à conquista de Ceuta. Iniciava assim o mais duradouro império de sempre, o português.

2230
2
Navio português

Há precisamente 600 anos, em 24 de Julho de 1415, reunia-se no Restelo uma armada que partiria no dia seguinte para a conquista de Ceuta, dando início ao Império Português que se iria prolongar até 1999, ano em que Macau foi entre à China, tornando-se assim no mais duradouro império da história do Mundo.

império português
Lisboa

Um exército de cerca de 19 000 a 20 000 cavaleiros e soldados portugueses, ingleses, galegos e biscainhos havia largado de Lisboa a 25 de Julho de 1415, embarcado em 212 navios de transporte e vasos de guerra (59 galés, 33 naus e 120 embarcações pequenas).

Na expedição seguia a fina flor da aristocracia portuguesa do século XV, incluindo os príncipes Duarte (o herdeiro), Pedro, Duque de Coimbra e Henrique, Duque de Viseu, além do condestável Nuno Álvares Pereira.

Infante D. Henrique na Conquista de Ceuta
Infante D. Henrique na Conquista de Ceuta

Após uma escala em Lagos, fundearam diante de Ceuta a 21 de Agosto, tendo efectuado o desembarque sem encontrar resistência por parte dos Mouros.

Lagos
Lagos

A guarnição da cidade de Ceuta correu a fechar as portas da cidade, mas as tropas portuguesas foram rápidas a impedir o estabelecimento de defesas adequadas.

império português
Conquista de Ceuta

Na manhã de 22 de Agosto, Ceuta estava em mãos portuguesas. Segundo Azurara, nessa altura, foi pedido a D. João Vasques de Almada que hasteasse a bandeira de Ceuta, que é idêntica à bandeira de Lisboa mas na qual foi acrescentado o brasão de armas do Reino de Portugal ao centro, símbolo que perdura até hoje.

Conquista de Ceuta
Conquista de Ceuta

Depois a mesquita foi consagrada e, na primeira missa lá realizada, os três príncipes da Ínclita geração presentes foram feitos cavaleiros pelo seu pai.

império português
Ceuta

Ceuta seria a primeira possessão portuguesa em África, estratégica para a exploração Atlântica que começava a ser efectuada.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here