Início Lifestyle Nutrição: 5 benefícios dos tremoços

Nutrição: 5 benefícios dos tremoços

Muitos chamam-lhe o "marisco dos pobres". Esta deliciosa iguaria tem inúmeras propriedades nutricionais. Descubra os benefícios dos tremoços.

0
tremoços
Tremoços

Os tremoços são alimentos com alto teor proteico. Tradicionalmente são consumidos como se fossem salgadinhos em conserva, sendo caraterísticos de países mediterrânicos. Se forem preparados adequadamente podem ser extremamente nutritivos e saborosos. Fique a conhecer 5 benefícios dos tremoços.

1. Promovem a perda de peso

Assim como outras sementes, que se podem constituir como ingredientes para muitos preparados, os tremoços são muito interessantes pelo conteúdo de fibra que possuem.

Esta caraterística é extremamente indicada para os utilizar enquanto alimentos para conferir uma sensação de satisfação e saciedade por mais tempo. Assim, o consumo de tremoços entre refeições leva à ingestão de menores quantidades de alimentos à refeição.

Com a introdução dos tremoços na dieta verifica-se então uma perda de peso significativa, que se reflete de várias formas. Uma das situações mais visíveis é a redução do perímetro da cintura, bem como do Índice de Massa Corporal. Estes dados são comprovados, e, particularmente verificados, em estudos científicos diversos.

2. Favorecem o controlo da pressão arterial

Existem várias situações que podem condicionar os valores de pressão arterial. São disso exemplo alterações no revestimento interno dos vasos sanguíneos, doenças renais e o consumo excessivo de sódio, que resulte numa acumulação excessiva deste mineral no organismo.

O consumo de extratos da proteína do tremoço demonstrou que esta pode contribuir para a saúde do endotélio vascular, e, por consequência, levar à diminuição da hipertensão.

Sabe-se que a hipertensão arterial leva a ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, paralisia, comprometimento da função ocular, etc. Com o consumo regular de tremoço pode contribuir-se para evitar estas complicações de forma preventiva.

3. Contribuem para a saúde intestinal

A saúde digestiva é decisiva para encarar o dia-a-dia com a energia necessária. Parte dessa saúde está intimamente relacionada com a saúde do intestino.

Desse modo, é necessário ingerir alimentos que fomentem o funcionamento e crescimento de bactérias intestinais benéficas, vulgarmente definidos como alimentos probióticos.

A fibra proveniente da ingestão de tremoços já demonstrou que promove o crescimento de bactérias intestinais úteis, como as bifidobactérias.

Por outro lado, estas bactérias benéficas auxiliam também, pelo facto de reduzirem o crescimento de bactérias intestinais nocivas. Destas, destacam-se algumas de géneros agressivos, como Clostridium.

4. Aumentam a imunidade

Um sistema imunitário saudável é muito importante para combater todas as infeções. É necessário seguir uma dieta adequada em alguns nutrientes, nomeadamente vitaminas e minerais para fortalecer esse sistema.

Os tremoços contêm todos os minerais e vitaminas essenciais, como vitamina A, complexo B e vitamina C, que fortalecem o sistema imunitário.

O conteúdo de vitamina C do tremoço torna igualmente o sistema imunitário forte e capaz de combater infecções derivadas de problemas do sistema respiratório.

5. São benéficos para o cabelo

O cabelo é feito essencialmente de proteínas. Assim, o alto teor de proteínas do tremoço ajuda na formação de uma estrutura capilar saudável.

O facto de o tremoço apresentar valores elevados desse nutriente contribui também para tornar os cabelos mais fortes, grossos e difíceis de quebrar ou cair.

Além disso, o cabelo também requer quantidades suficientes de vitaminas e minerais para um crescimento saudável e os tremoços possuem esses nutrientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here